O livro A ORIGEM DO MUNDO – UMA HISTÓRIA CULTURAL DA VIAGINA OU A VULVA VS. O PATRIARCADO, nada mais é que uma HQ criada pela autora sueca Liv Strömquist. Essa HQ não pretende apenas tirar o fôlego de quem lê o título, ela quer nos fazer repensar sobre assuntos nada complexos, porém pouco falados: a vulva (isso mesmo a vulva), menstruação, clitóris e orgasmo feminino, dentre outros temas que foram deturpados pelo patriarcado.

Strömquist dividiu a HQ em três segmentos, todos narrados por uma garota, com comentários ácidos e irônicos que nos trazem reconhecimento imediato.

Logo no começo do quadrinho, ela narra uma lista de sete homens que se interessaram um pouco demais por “aquilo que se costuma chamar de genitália feminina”. Com certeza a parte que mais gostei, por conter curiosidades históricas.

De Santo Agostinho, passando por Aristóteles, até o ginecologista Ellis Essen-Möller, que analisou a sanidade da Rainha Cristina (segundo dizem, não conseguia ter orgasmos vaginais), levando a um grupo de médicos a desenterrar seus restos mortais para analisarem se ela era hermafrodita. E isso é apenas o começo! O quadrinho ainda apresenta várias abordagens, de várias épocas, sobre machismo, caça às bruxas, rituais de fertilidade, prazer e menstruação, todos sob a perspectiva da ciência e da religião orientadas pelos homens.

Qual mulher nunca escondeu um absorvente para que ninguém saiba que ela está menstruada? Isso é algo que somos orientadas a fazer desde crianças. Inevitavelmente, a própria mulher contribui para que esse preconceito reverbere, para que esses tabus sejam apenas isso: tabus. E o mais interessante que o quadrinho mostra, é que a menstruação era algo sagrado para os povos ancestrais, então porque não se vê mais assim?

O traço é simples, algumas páginas são coloridas, mas a maioria são preto e branco, os desenhos não são elaborados, porém não é isso que chama atenção do leitor: a questão estética foi algo planejado para contrastar com a complexidade da história. Esse contexto é algo que chama atenção e agrada muito, pois tudo esta exposto. Strömquist não se limita, descreve tudo abertamente. Há desenhos de vaginas e vulvas e o que mais tem direito.

A ORIGEM DO MUNDO acaba sendo uma espécie de artigo, muito interessante e quase que obrigatório, para as mulheres, por ser bastante esclarecedor. Pouparia muitas de fazerem pesquisas na Internet para entender mais sobre o próprio corpo. Ainda arrisco em dizer que o quadrinho não tem a intenção de incitar ao feminismo. Ao meu ver, é uma forma bastante interessante de informar sobre tais assuntos, em forma de crítica, claro.


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Liv STROMQUIST Nasceu em 1978 na cidade de Lund, na região de Österlen, sul da Suécia. Sua primeira história em quadrinhos, Cem por cento de gordura, foi publicada em 2005 e alcançou enorme sucesso. Depois, vieram Desejo (2006), A mulher de Einstein (2008), Os sentimentos do príncipe Charles (2010) e A cartilha da Liv (2011). Além de quadrinista, Liv estudou ciência política e teve seus livros publicados na França, Finlândia, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Itália, entre outros países.
TRADUÇÃO: Kristin LIE GARRUBO
EDITORA: Quadrinhos na Cia
PUBLICAÇÃO: 2018
PÁGINAS: 144


COMPRAR: Amazon