O herói do título do livro é o Major Gabriel Forrester, um inglês que recebe a notícia de que um tio distante faleceu e deixou-lhe, como herança, o título de Duque de Lattimer e uma imensa propriedade em terras escocesas. Gabriel não tem qualquer vontade de tomar posse, mas as propriedades estão dando prejuízo, ele tenta entrar em contato com o administrador do local, mas sem sucesso. Então, sua única opção é ir pessoalmente. Ao chegar no local, conhece Fiona Blackstock, a nova administradora do castelo, uma mulher de temperamento difícil, que fará de tudo para tornar a vida do Major um inferno. Essa é a premissa básica do livro HERÓI NAS HIGHLANDS.

Tem algumas coisas que gostei muito na história, e outras nem tanto. Gabriel está bem construído, principalmente seus traumas de guerra, sua insegurança quanto a como seria recebido na Escócia, um país cujo povo não gostava dos britânicos (vocês se lembram do filme CORAÇÃO VALENTE, com o Mel Gibson?), e, principalmente, como conseguiria criar uma relação pacífica com Fiona, a administradora de seus bens e a representante do povo da vila onde fica o castelo. Foi fácil, para mim, gostar dele.

A autora construiu Fiona como uma mulher linda, de corpo exuberante, que conquista qualquer homem. Claro que Gabriel fica caidinho por ela. Só que Fiona é muito atrevida, é muito rebelde, ela faz de tudo para contrariar Gabriel, e isso não seria ruim, mas acaba sendo, porque ela faz muitas coisas sem necessidade. Eu consegui compreender que o povo da vila, e Fiona, possuíam muitos motivos para não gostarem dos ingleses, e nem de Gabriel, mas, mesmo assim, em algumas partes, pareceu um pouco forçado, apenas para criar atrito, para contraria Gabriel de graça. Mesmo assim, isso não atrapalhou minha leitura. Eu gostei de como eles aos poucos foram se entendendo e fiquei convencida pelo romance deles.

Outra coisa que achei legal, é a história da maldição e a lenda urbana sobre o Castelo Lattimer, de que coisas ruins irão acontecer se o dono for um inglês. A situação de Gabriel já é ruim por ele ser de onde é, e chega a ser cômico como o povo o culpa por qualquer coisa que acontece de errado na vila, devido à tal maldição. E, claro, Fiona não ajuda muito nessa parte.

Apesar de não ter gostado muito de como Fiona é teimosa, preciso dizer que gostei pela força feminina que ela representa, e de ser ela a heroína da história no final. Não gosto de romances onde o homem precisa salvar a mocinha. Fiona não precisa disso, e fica claro na história. É muito importante, mesmo naquela época, reforçar essa mensagem.

HERÓI NAS HIGHLANDS é aquele romance de época gostoso de ler, com um personagem heroico que é ofuscado por uma personagem atrevida (um pouco demais, talvez), mas que representa bem a mulher independente. Amei o romance dos dois, a maldição do castelo, as situações que os dois precisaram resolver, as brigas deles sem motivo, enfim, uma leitura agradável e divertida. Recomendo!


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Suzanne ENOCH é natural do Sul da Califórnia, onde mora atualmente. Adora filmes quase tanto quanto livros, com um lugar especial em seu coração para qualquer assunto relacionado à Star Wars. Ela escreveu 13 romances históricos, ambientados no período da Regência e em outras épocas, que sempre figuram em destaque nas listas de mais vendidos. Quando não está ocupada trabalhando em seu próximo romance, Suzanne gosta de observar fenômenos interessantes, como o caso dos três lebistes de seu aquário, que em 5 meses se transformaram em 161 peixes.
TRADUÇÃO: A. C. REIS
EDITORA: Gutenberg
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 272


COMPRAR: Amazon