O estúdio Sony é dono dos direitos cinematográficos do universo do HOMEM-ARANHA e, com isso, já produziu cinco filmes do herói sem o envolvimento da Marvel. Agora, devido à amizade com a Marvel, surgiu um novo ator para interpretar o cabeça de teia, um novo filme e até mesmo a tão aguardada inserção do personagem nos Vingadores. Querendo construir seu próprio universo expandido, a Sony nos entrega VENOM, um filme solo de origem de um dos vilões mais emblemáticos do cabeça-de-teia, agora vamos descobrir se vale a nossa atenção.

Eddie Brock é um jornalista investigativo que sente de longe o cheiro de uma matéria cabulosa. Depois de conseguir uma entrevista exclusiva com o dono de uma importante empresa científica e questionar o ricaço sobre mortes que estariam acontecendo em seus laboratórios, a vida de Eddie é destruída. Ele perde seu emprego, sua casa e sua noiva ao mesmo tempo em que entra numa maré de azar. Tudo muda quando uma pesquisadora, que trabalha para o ricaço, procura Eddie a fim de conseguir publicar todos os horrores que acontecem dentro desse laboratório. Aparentemente, a empresa conseguiu trazer para a Terra alguns estranhos alienígenas, que só conseguem sobreviver no nosso planeta usando um ser humano como hospedeiro. Ao entrar no laboratório para investigar esse caso, Eddie acaba se infectando com o parasita ao mesmo tempo em que se transforma num tesouro para a empresa cientifica, já que Eddie é, até agora, o primeiro caso de sucesso na união entre parasita e humano.

O filme pode ser classificado como uma origem de um quase vilão, com mais cara de anti-herói. A trama constrói muito bem o personagem principal nos mostrando o quanto ele é insistente no que acredita, porém com grande dificuldade em seguir regras. O mesmo não pode ser dito sobre o grande atrativo do filme, o parasita alienígena conhecido como Simbiose. Por ser uma novidade bem interessante, o público anseia por grandes detalhes sobretudo envolvendo a gosma, porém é bem decepcionante quando somos servidos com míseras informações e quase um desenvolvimento nulo sobre a total extensão do seu poder. Felizmente, eles conseguem acertar na interação entre Eddie e a gosma, que é cheia de momentos engraçados e divertidos. Destaque para a sua comunicação, que é feita através de uma voz dentro da cabeça do protagonista, que vive falando o que não deve e se metendo onde não é chamado.

Outro grande deslize na produção é o fraco antagonista do filme, que é vivido pelo riçado dono da empresa cientifica. É informado que ele é bem inteligente, rico e bastante ambicioso, tem o desejo de explorar o espaço e descobrir como o homem poderia sobreviver e colonizar um novo planeta. Em busca de realizar esse sonho, ele não mede esforços para descobrir os segredos sobre a perfeita simbiose entre as duas espécies, usando e abusando de métodos ilegais e antiéticos. Porém, na hora de explicar suas reais ambições, como chegou nesse pensamento e onde quer chegar com isso, o roteiro se transforma em uma autêntica chacota. A conclusão é muito rápida e fica pior quando você se lembra que perdeu um tempo enorme enchendo linguiça em vez da produção dar continuidade na trama. É bem difícil engolir o ato final por inteiro, uma grande mudança é apresentada em poucos minutos e a mesma só puxa o filme para baixo na tentativa desesperada de encerrar o arco do vilão de maneira épica.

Estrelando a produção, temos o excelente Tom Hardy, que já participou de maravilhas, como MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA, O REGRESSO e BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE. O ator consegue passar bastante carisma, ao mesmo tempo em que se entrega completamente para o seu personagem. A mudança é bastante nítida sobre o homem que tínhamos no início da produção e o que temos no final. Protagoniza cenas bem engraçadas, fica totalmente maluco/sujo quando é infectado e realmente parece estar delirando. Riz Ahmed vive o empresário ricaço e o ator é bastante conhecido e premiado por estrelar a série da HBO, THE NIGHT OF. O arco que seu personagem segue é sofrível e não valoriza nenhum dos dotes dramáticos do ator. Ele realmente tenta ser aquele clichê do empresário ambicioso que não liga para nada a não ser o resultado, mas não convence. A mega talentosa Michelle Williams já foi indicada ao Oscar quatro vezes e é famosa por entregar personagens dramáticas com muita força. Aqui, a atriz está se divertindo na pele da ex-noiva de Eddie, a moça tem até uma grande importância na trama e sua personagem é muito agradável. Não é nada de muito especial, mas a atriz cumpre bem o proposto.

Se você gosta de filmes de super-heróis, deve, com certeza, lembrar-se que não é a primeira vez que Venom aparece nos cinemas. O personagem já foi apresentado uma vez no infame HOMEM-ARANHA 3, lá em 2007, e sua aparência mudou bastante ao comparar sua origem lá e sua origem aqui no seu filme solo. Não é um filme que precisa ter conhecimento prévio para conferir, provavelmente vai se unir com outros. Porém, só no futuro. O personagem tem muito potencial e é sempre bom ter novas opções nesse grande cardápio de adaptações de HQs. Tem seus deslizes e coisas a melhorar, mas merece com certeza uma chance. Além disso, a produção se difere do que estamos acostumados em filmes de heróis no quesito de direção, e tecnicamente o resultado é bastante competente. Não é uma maravilha visualmente, mas também não paga mico. Pode ser classificado como uma ação/comédia. Poderia ser, facilmente, um filme para maiores de idade, assim como Deadpool, mas como isso pode prejudicar a bilheteria, é compreensível que o estúdio tenha optado em fazer um filme mais leve. Pelo o que é dito, parece que a produção passou por muitos cortes na edição para tirar sequências pesadas, agora só resta esperar por uma versão estendida quando o filme sair em vídeo.

No final temos duas cenas pós-créditos, ambas interessantes, porém apenas uma relevante, vale esperar e conferir. Pode ser um filme que ninguém pediu, mas já que está aqui, vamos aproveitar. Dá pra assistir de boas e passa longe de ser o novo MULHER-GATO como está noticiado por alguns.


AVALIAÇÃO:


DIREÇÃO: Ruben FLEISCHER
DISTRIBUIÇÃO: Sony
DURAÇÃO: 1 hora e 52 minutos
ELENCO: Tom HARDY, Michelle WILLIAMS e Riz AHMED