NIMONA é uma Graphic Novel, ou HQ, se assim você preferir chamar. Eu prefiro “quadrinho“. Aliás, fazia muito tempo que eu pegava um quadrinho para ler. Não poderia ter escolhido melhor para retomar essa paixão de infância.

Sem enrolações, somos apresentados à nossa protagonista, Nimona, uma garota aparentemente normal, porém com uma peculiaridade interessante: ela é uma metamorfa. Logo, pode se transformar no animal que quiser, ou em qualquer pessoa.

O sonho de Nimona é ser a comparsa do grande vilão do reino, Ballister Coração Negro. Então, ela não perde tempo, vai até o esconderijo super-secreto de Ballister e decreta que será sua comparsa, e fim de papo. O vilão, de início, não acha que será muito saudável ter uma criança como comparsa, mas foi fácil faze-lo mudar de opinião, quando Nimona mostrou seus poderes

Nimona segue totalmente a linha anti-heroína, logo conta seus planos “malignos” para Balister, que não gosta nada das idéias da garota. Pois, pra ele, se tiver um jeito de conquistar o que quer sem ferir alguém, então é esse caminho que ele seguirá. O que nos faz duvidar um pouco da vilania de Ballister.

Do lado do bem, está Ambrosius Ouropelvis, o herói, pelo qual Ballister nutre um ódio enorme. Entre os dois há um passado mal resolvido, pois eram próximos, até acontecer algo que os separa em definitivo. Porém, percebemos que esse ódio talvez não seja tão forte assim…

Mas nessa estória, existe algo acima do bem e do mal. A instituição De Heroísmo & Manutenção da Ordem, que é comandada pela terrível Diretora. Assim como diz o nome, essa instituição serve para manter a ordem, ou seja, garantir que o herói sempre vença o vilão.

O que ninguém contava, é que a instituição guarda segredos. E Ballister e Nimona, com seus planos engenhosos, irão lutar contra eles a todo custo, para que esses planos venham à tona. Mas o que Ballister não sabe, ainda, é que os poderes de Nimona são muito maiores e perigosos do que ele imagina.

NIMONA conta uma história futurista, ao mesmo tempo que é moldada em um cenário medieval. Há um reino com realeza e seus plebeus, onde há grandes criações científicas e, ao mesmo tempo, muita magia. Tudo isso foi muito bem encaixado, tornando a leitura leve e rápida, diria até despretensiosa. Ideal para quem quer sair de uma ressaca literária e se divertir um pouco.

Os traços da Noelle Stevenson são muito interessantes. As cores são totalmente harmoniosas. A autora foi muito feliz em questão de estética.

Posso dizer que história também me conquistou. Eu me indentifiquei com o humor dos personagens, o que fez a leitura fluir ainda mais rápido.

O final me deixou com um nó na garganta, mas é muito bonito. Se tem uma coisa que aprendi nessa vida de leitora, é que, mesmo quando o final não é o esperado, isso é o que o torna único.

E o que não falta é sentimento nesse quadrinho. A amizade que se revela entre os personagens é algo realmente tocante. E o papel de Nimona é encorajador. Nos faz torcer por mais protagonistas femininas fortes, que fogem do padrão, tanto nos quadrinhos, quanto em livros e etc. Recomendo totalmente!


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Noelle STEVENSON é autora, ilustradora e quadrinista. Pela criação de Nimona, foi premiada com um Eisner Award e finalista do National Book Award, ganhou o Slate Cartunist Studio Prize de Melhor Web Comic e foi indicada para o Harvey Award. Autora best-seller do New York Times, é também cocriadora da aclamada série de quadrinhos Lumberjanes e já colaborou com publicações da Disney, da Marvel e da DC Comics. Formada pelo Maryland Institute College of Art (MICA), mora em Los Angeles.
TRADUÇÃO: Flora PINHEIRO
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2016
PÁGINAS: 272


COMPRAR: Amazon