Levemente inspirada no livro A MALDIÇÃO DA CASA DA COLINA (resenha aqui), escrito pela brilhante Shirley Jackson, A MALDIÇÃO DA RESIDÊNCIA HILL surpreende pela competência do roteiro e da criativa direção, que brinca com a câmera e utiliza várias sequências longas, que seguem a ação e atravessam diversos ambientes sem qualquer corte. Mas não só isso, pega emprestado uma ideia do filme HISTÓRIA DE FANTASMAS, e mistura o terror com a definição de espaço e tempo.

Apesar de não ser uma adaptação do livro de Jackson, alguns detalhes do livro estão na série, como as estátuas da mansão, a escada em espiral, o casal de empregados, a sensação de loucura de uma das personagens, os barulhos no corredor, as portas sendo forçadas, o romance homossexual, entre outras pequenas referências. Todo o resto, é diferente, inclusive os protagonistas.

A história da série, segue uma família (um casal e cinco filhos) que compra a mansão com o objetivo de reformá-la e vendê-la por um valor maior. Pouco tempo depois de se mudarem, as duas crianças mais novas, gêmeas, começam a ser assombradas por uma garota de pescoço torto e uma velha doente. Os pais e os três irmão não acreditam nelas, acham que estão apenas imaginando coisas, uma vez que a casa é enorme e muito velha. Mas, aos poucos, a mãe deles começa a demonstrar sinais de instabilidade emocional e psicológica, até que em uma noite, o pai acorda todos os filhos e foge com eles, apavorado, deixando a mãe para trás. Anos mais tarde, as cinco crianças já são adultas, e, após uma tragédia, voltam a ser assombrados e precisam voltar à mansão para encerrar de vez a tortura.

A narrativa da série viaja entre o presente e o passado, mostrando, aos poucos, o que aconteceu quando todos moravam na mansão, e como cada um deles leva a vida atualmente. Os primeiros sete episódios são centrados em cada um dos membros da família, começando por Steven, o filho mais velho, e o último a ser carregado pelo pai na noite em que fugiram. Ele nunca viu nada estranho na casa, mas devido às histórias dos irmãos mais novos, ele escreve um livro que vira um enorme sucesso de vendas.

O segundo episódio é centrado em Shirley, a mais velha, que tem como negócio uma casa mortuária, e que tem raiva de Steven por ele ter escrito o livro sobre a família, e o que supostamente aconteceu na mansão, contra a vontade dela; depois, é a vez de Theodora, psicóloga, que mora com Shirley e é sensitiva. Ao tocar algo ou alguém, ela consegue saber coisas da pessoa, ou a quem o objeto pertencia; e os dois episódios seguintes, são sobre Luke e Nell, os gêmeos. Ele se tornou um viciado e precisa ser mantido em uma clínica de reabilitação pela famíla. Nell se casou, mas ainda sofre com pesadelos por causa do que viu na mansão.

A última personagem a receber destaque em um episódio, é Olivia, a mãe, e como ela teve sua sanidade abalada. Hugh, o pai, não é muito aprofundado, embora ele esteja presente em todos os episódios, e seja o responsável pelo clímax da história.

Os episódios seguintes, incluem a presença de toda a família, que precisa lidar com o aumento de acontecimentos e algumas tragédias, que não irei comentar. Obviamente, o final se dá dentro da casa abandonada por eles décadas atrás.

Praticamente não ficam pontas soltas. De certa forma, tudo é explicado, inclusive situações que passaram despercebidas. Uma, em particular, me espantou, porque tem um local que aparece em quase todos os episódios, mas quem assiste a série, não percebe que existe algo de estranho nele. Aliás, tem um dos espíritos que assombram as crianças, e quando viram adultos também, que é uma enorme, enorme surpresa. Quando ele é revelado e aparecem várias sequências de coisas que aconteceram no passado, o queixo cai.

A MALDIÇÃO DA RESIDÊNCIA HILL brinca com o espaço-tempo de forma competente e surpreendente, somando doses de terror e mistério, o que a torna uma das melhores coisas já produzidas no gênero. Embora não seja uma adaptação da obra de Jackson, ela não fica nada a dever em termos de qualidade. Assista logo!


AVALIAÇÃO:


CANAL: Netflix
TEMPORADAS: 1
EPISÓDIOS: 10
GÊNERO: Terror
DURAÇÃO: 70 minutos
ANO LANÇAMENTO: 2018