Em TRÊS SOMBRAS, conhecemos uma família que leva uma vida simples e pacata no meio da natureza. Porém, toda essa tranquilidade acaba no dia em que eles avistam três sombras no horizonte. Essa é uma história tocante e repleta de metáforas e simbologia. Cada personagem é único e completo à sua maneira.

O pequeno Joachim é um garoto alegre, amoroso, e desperta muita compaixão no leitor. Louis e Lise são os pais do menino e, juntos, formam um belíssimo casal. Apesar da divergência de opinião entre eles, a respeito do que fazer após o aparecimento das três sombras, ambos se mostram preocupados e com medo, e cada um dá o seu melhor para manter Joachim em segurança.

Esses sentimentos também se transferem para o leitor, de certa forma. Sentimos medo pela família, sentimos raiva da situação e também ficamos curiosos para sabermos o que são essas sombras.

O livro é de leitura super-rápida. Dá pra ler em menos de duas horas, tranquilamente. A história tem pouco texto e o traço de Cyril Pedrosa é simples, mas marcante. São linhas pretas e brancas que dão forma aos personagens e ao cenário. O traço, assim como a história, é bastante sombrio, e as ilustrações parecem se movimentar, principalmente nos momentos em que Cyril retrata o vento e as tempestades.

Confesso que eu fiquei confusa em alguns momentos com os traços e também com as partes escritas. A história possui uma narrativa que me lembrou um efeito de cinema, quando um personagem fala, mas não é mostrado falando. Tem momentos que a mãe fala e pai e filho são mostrados. Porém, conforme eu fui avançando na leitura, fui conhecendo a voz de cada personagem e não me confundi mais, pois já conseguia identificar quem estava narrando.

O final é triste, mas otimista, e, apesar de eu ter achado que o desfecho foi meio acelerado demais, gostei de como o autor não subestima o leitor, não fica explicando o que as coisas significam. Ele expõe e permite que o leitor dê um toque de sua própria interpretação.

TRÊS SOMBRAS é uma história que fará o leitor refletir e que nos traz algumas mensagens interessantes sobre a vida e sobre a inevitabilidade de algumas coisas. A edição é linda e possui uma capa que chama a atenção. Belo trabalho da editora e do autor. Recomendo para quem busca uma leitura rápida e profunda ao mesmo tempo.


AVALIAÇÃO:


AUTOR: Cyril PEDROSA nasceu em 1972, em Poitiers, França. A experiência como animador nos estúdios Disney, em desenhos como O corcunda de Notre-Dame e Hércules, certamente influenciou seu traço como quadrinista, de enquadramentos precisos, nos quais se percebe uma grande preocupação com o movimento. Três sombras é seu segundo trabalho como desenhista e roteirista.
TRADUÇÃO: Carol BENSIMON
EDITORA: Quadrinhos na Cia
PUBLICAÇÃO: 2011
PÁGINAS: 272


COMPRAR: Amazon