Dias atrás, eu passei em uma das Leituras aqui de BH, e estava namorando alguns livros, quando um senhor me abordou e ofereceu um livro que estava lançando. Começamos a conversar, e ele reclamou que era muito difícil divulgar a obra dele, que a editora não ajudava, que era cara ir todos os dias no Shopping, etc. Fiquei surpreso por constatar que ele não tinha qualquer conhecimento de como funciona a divulgação de livros, e nem que a editora com a qual ele fez o livro, não trabalha com divulgação. Como ele, deve existir um grupo enorme de autores que passam pelo mesmo. Então, resolvi dividir com vocês um pouco do conhecimento que tenho sobre o assunto.  Lembrando que este post é uma continuação dos posts TERMINEI MEU LIVRO, E AGORA?, que pode ser lido aqui; e do post PARA ONDE ENVIAR MEU ORIGINAL? DIFERENÇAS ENTRE EDITORAS!, que você pode ler aqui.

PRIMEIRO: Editoras pagas não divulgam livros, pelo menos não como as editoras tradicionais, que não cobram. O maior lucro delas vem do que o autor paga e não das vendas dos livros. Por esse motivo, essas editoras publicam qualquer coisa, possuem muitos títulos, todos os meses lançam várias obras. Basta acessar o site de algumas delas para confirmarem. E como a prioridade não é vender, elas não vão investir em propaganda. Após publicar a obra, o máximo que fazem, e mesmo assim nem sempre, é fazer um post no Facebook e colocar um link no site. O resto fica por conta do autor. E se alguma editora dessas disser que vai divulgar a obra, não acredite. É conversa de vendedor, para convencer a pessoa a pagar. Foi assim com esse senhor que conheci na Leitura, como também foi com vários outros que conheço. Mas se, mesmo assim, você optar por publicar seu livro com uma dessas editoras, então você terá que divulgar sua obra. E como fazer isso? Primeiro, cadastre seu livro no SKOOB e no GOODREADS, porque todo leitor vai nesses sites para pesquisar e se inteirar do que está sendo lançado. E quando o leitor ver a capa de seu livro em algum lugar, ele também vai nesses sites procurar por resenhas e classificações de qualidade.

SEGUNDO: Crie contas com o título do seu livro nas redes sociais, principalmente no Instagram, no Twitter e no Facebook. Tire muitas fotos, BOAS fotos, de qualidade, junto com trechos ou frases do conteúdo, e publique. Ao mesmo tempo, comece a seguir pessoas, curta fotos, mas sem mandar mensagens em privado pedindo para ser seguido. Isso é chato e causa antipatia. As pessoas vão é fugir de você, então não faça isso. Seja natural, paciente, muita gente irá seguir suas redes com o tempo.

TERCEIRO: Procure blogs literários e ofereça seu livro para que escrevam resenhas. E neste ponto, é necessário atenção para algumas recomendações. Não procure blogs grandes de início. Eles irão ignorar você, ou irão recusar ler, ou se aceitarem, vou colocar em uma fila enorme, ou mesmo esquecer de ler. São raros, muito raros, os blogs grandes que fazem resenhas de livros de autores desconhecidos. A menos, claro, que você pague para isso. Procure blogs de médios a pequenos, ofereça sempre o livro físico, nada de edição eletrônica, seja cordial, sucinto, mas envie informações suficientes para o dono do blog se interessar. Inclusive imagem da capa do seu livro em boa qualidade, sua biografia e sinopse. Ofereça ajuda ao blog para divulgá-lo também. Da mesma forma que você, os blogs pequenos também querem ficar conhecidos. E não seja insistente. Mande apenas um e-mail. Se não obtiver resposta, não mande outro. A pessoa leu, não se preocupe, e se ela não respondeu, é porque não tem interesse.

QUARTO: Crie promoções onde distribui exemplares de seu livro. Sorteio não pode ser, porque é ilegal se não autorizado pela Caixa Econômica. Mas se fizer uma promoção onde a pessoa deixa uma frase criativa, ou alguma foto, ou algo do gênero, e for escolhido um melhor, aí não tem qualquer problema. É uma forma bem eficiente de tornar o livro conhecido.

QUINTO: Procure grupos literários no Facebook e peça para fazer parte deles. Sempre que sair uma resenha, ou fizer uma promoção, publique o link nesses grupos. Eles são uma forma muito eficiente de propagar seu obra, muitas pessoas acessam e se interessam, além de ajudar quem fez a resenha.

SEXTO: Faça brindes cujo tema seja seu livro, como marcadores, ou botons, ou canecas, ou camisetas, enfim, qualquer produto de confecção barata, que seja bonito e que chame a atenção. Pode juntar com um exemplar quando fizer alguma promoção, ou pode criar kits onde vende o livro e alguns brindes. Ou mesmo, pode vender esses produtos em separado.

SÉTIMO: Hoje, uma das formas mais eficientes de tornar sua obra conhecida, é colocá-la à venda na Amazon em formato ebook, mas por um preço bem baixo, por menos de cinco reais. É pouco? Não. Se seu livro físico for vendido por quarenta e cinco reais, você ganha de comissão, quatro reais e cinquenta. Ou seja, menos do que o valor que recomendei para vender na Amazon, mesmo descontando a comissão dela. Com esse preço baixo, muitas pessoas poderão ser convencidas a dar uma chance, e você não tem qualquer prejuízo.

Agora, algumas recomendações para vocês não ficarem frustrados. Coisas que alguns autores fazem, mas que, realmente, não surte um resultado assim tão bom, quando não dão um prejuízo enorme.

PRIMEIRO: Alguns blogs e canais mais famosos cobram para divulgar ou resenhar um livro. Os valores variam de mil a cinco mil reais, e uma minoria cobra além desse valor. Vale a pena? Para um autor iniciante, não vale a pena. Por quê? Tome por exemplo a audiência média de 14.000 pessoas, que é o número real de uma booktuber conhecida. Esse total é composto por uma maioria que consome livros em PDF, ou que compra livros apenas em promoções ou que está interessada apenas em ficar informada. Uma minoria realmente vai comprar o livro resenhado. A menos que seja de alguém conhecido, um lançamento aguardado, o livro apresentado será esquecido. Se você for iniciante, a gigantesca maioria não vai comprar o livro e nem sequer vai lembrar de você, ou de sua obra, dois dias depois. É uma realidade. Aí você faz as contas. Se pagar o valor de cinco mil reais, mais de mil pessoas, das que assistiram, teriam que comprar o livro para que você consiga, no mínimo, pagar o que gastou. É irreal. Não vai acontecer. Entenda que para um autor desconhecido, não importa ter seu livro divulgado apenas por um blog ou um canal. O que importa é o livro aparecer no maior número possível de redes sociais. Essa repetição é que vai fazer com que o leitor conheça sua obra. E isso você consegue através de parcerias com blogs e no Instagram. O leitor vê seu livro em um blog, dias depois vê no Instagram, mais alguns dias, vê no Facebook, e essa repetição é que o fará recordar. Ao mesmo tempo que sua curiosidade também será despertada. Ele vai acabar comprando, e sem você desembolsar uma quantia bem considerável. Pagar para blogs e canais divulgarem, funciona com livros de autores conhecidos. Deixe esse investimento para um segundo ou terceiro livro seu, depois que já tiver publicado o primeiro por alguma editora tradicional.

SEGUNDO: Antes de fechar parceria com algum blog, ou Instagram, realize uma pesquisa detalhada. Verifique se a pessoa faz postagens regulares e se ela já resenhou, ou divulgou, algum livro de autor iniciante. Isso porque existem muitas pessoas que recebem exemplares, mas não cumprem o combinado, não fazem a resenha ou sequer divulgam a obra.

TERCEIRO: Também avalie se o blog, ou Instagram, escreve resenhas consistentes, que realmente descrevam a qualidade do seu livro, e não apenas alguns parágrafos genéricos, parecendo que nem leu. Da mesma forma que muitos recebem o exemplar e não fazem a resenha, muitos também, apenas para cumprir o combinado, não leem e fazem uma resenha da sinopse do livro.

Bem, estas foram algumas dicas que eu aprendi errando. Tudo que eu disse acima para não ser feito, eu já fiz e quebrei a cara. Levei muito prejuízo, fui enganado por muitos, não tive o retorno prometido, e assim por diante. Como dizem, a forma mais efetiva de aprendizado, é errar tentando.

Mas não fique desapontado. Eu também conheci muitos blogs excelentes, muitas contas no Instagram excelentes, muitas pessoas excelentes. Nada é totalmente ruim, como nada é totalmente bom. Tudo gera aprendizado, desde que você tenha inteligência e vontade de aprender. Então faça bom uso das informações deste post e boa sorte com sua obra. Que seja um sucesso!