O livro ilustrado APESAR DE TUDO segue o mesmo molde de um outro livro da editora, A PARTE QUE FALTA, só que menos pessimista na sua mensagem. Os desenhos também são de linhas simples, sem detalhes, cores básicas e limitadas, cada um deles ocupando uma página inteira, ou mesmo duas. Não existem diálogos, apenas algumas frases ditas por um narrador invisível.

Na história, dois pinguins se encontram e formam uma relação. Como qualquer relação, ela passa por bons e maus momentos, há uma quebra, um afastamento, uma fase de indagação, outra de aceitação e uma outra de recuperação. Há a aproximação e a reconciliação.

Como disse no primeiro parágrafo, enquanto a mensagem de A PARTE QUE FALTA é sobre solidão, sobre a inconstância e o egoísmo do ser humano em, com o tempo, não conseguir se adaptar, ou aceitar, quem escolhe como parceiro, em APESAR DE TUDO a mensagem é quase contrária, onde o autor afirma que é possível, sim, encontrar alguém com quem viver sem prazo de fim. Irão existir momentos ruins, onde cada um se questiona sobre a permanência na relação. Poderá existir a separação. Mas se o amor for sincero, verdadeiro, respeitoso, fiel, ele pode ser recuperado.

Embora o livro seja direcionado para crianças, como os outros da mesma linha, a mensagem transmitida faz mais sentido e é mais absorvida pelos adultos. Claro que uma criança irá entender, mas não irá compreender na totalidade, porque é necessário experiência para isso.

Gostei da escolha dos personagens, porque se existe um animal que, embora rodeado de seus pares, parece ser solitário, é o pinguim. Talvez essa sensação seja maior devido ao local natural onde vivem, uma paisagem fria, isolada, um deserto branco de gelo. E acho que é assim que muitas pessoas também se sentem. Mesmo trabalhando, mesmo com amigos, família, elas se sentem sozinhas.

APESAR DE TUDO é um livro ilustrado sensível, com uma mensagem simples, mas otimista, que passa ao leitor uma força de persistência em lutar por quem ama, a não desistir por causa das dificuldades inerentes à vida. Na metade da história, quando ocorre a quebra e a separação dos personagens, confesso que fiquei receoso do final. E também confesso que fiquei aliviado por confirmar que existe esperança, que o final incentiva quem passa por dificuldades. E isso é tão importante hoje em dia. Não precisamos de finais tristes, precisamos de finais que nos empurrem em frente.

Leia para seu irmão, seu filho, seu amigo, para a pessoa que ama.


AVALIAÇÃO:


AUTOR: Diego Francisco Sánchez Rodríguez, conhecido como DIPACHO, nasceu em 1984, em Bogotá, Colômbia. Trabalha como autor e ilustrador de livros infantis e já publicou suas obras por diversas editoras. Recebeu muitos prêmios internacionais importantes, como a La Orilla del Viento, do Fondo de Cultura Econômica; a menção de honra na Bienal de ilustração da Bratislava; o CJ da Coreia; a lista de honra da IBBY (International Board on Book for young people), entre outros
TRADUÇÃO: Mell BRITES
EDITORA: Companhia das Letrinhas
PUBLICAÇÃO: 2018
PÁGINAS: 64


COMPRAR: Amazon