O leitor vive mais de uma vida dentro das páginas de um livro, somos jogados em universos novos e extraordinários. Acompanhamos relatos incríveis, histórias de vidas, tramas animadas, tristes e emocionantes. Mas nem sempre uma leitura consegue prender tão bem o leitor, o problema sou eu ou é o livro? Devo continuar ou abandonar? Vamos conversar!

Deixar uma leitura de lado nem sempre é uma decisão tão fácil de se tomar. Pensamos no tempo perdido lendo o que já foi vencido e também na nossa curiosidade em saber o que vai acontecer no final. Porém, mesmo que uma leitura tenha um tema interessante, nem sempre ela consegue nos cativar, e isso acontece por vários motivos: o primeiro pode ter a ver com a escrita, tem autor que dificulta muito a narrativa, deixando a trama inchada de propósito ou simplesmente não conseguindo transformar sua ideia em algo divertido/interessante; outro caso é do livro com sinopse maravilhosa que acaba se revelando nem tão interessante assim; e por último, temos também os livros ruins que são carregados por personagens mal estruturados, tramas rasas e desfechos patéticos.

Outro fator importante nesse panorama é o leitor. É importante saber qual sua vontade atual e seu estado de espírito, por que isso define qual tipo de livro devera ser lido no momento. Uma aventura? Um romance? Um drama? A nossa saúde mental interfere muito se vamos conseguir mergulhar na leitura ou não. Se leu um livro pesado, tente pegar algo mais leve. Se sua saúde mental não estiver nos melhores dias, procure leituras que não acionem gatilhos. Se estiver se sentindo bem, aposte em leituras mais complexas e desafiadoras. Se está com mais tempo, aposte em livros com grande riqueza de detalhes. Se está na correria do dia-a-dia, procure livros medianos ou com boa divisão de capítulos que facilitem uma leitura fragmentada e rápida. Não tente se forçar em grandes desafios quando você sente que não está pronto, a leitura sempre tem que ser um prazer, quando se torna algo forçado, acaba perdendo o brilho.

Abandonar uma leitura, às vezes, dá uma alívio. A sensação de ficar preso é desagradável e faz você perder seu tempo. Horrível quando, só de olhar para o livro, já nos sentimos desanimados. Não se sinta culpado ou derrotado quando você não conseguir finalizar algum livro. Lembre-se que você poderia estar agora mergulhado numa trama sensacional que combina muito mais com seu atual estado de espírito e momento. Existe uma infinidade de livros e tramas diferentes, tem para todos os gostos e, com certeza, existe uma para você, às vezes a gente só demora a achar.

Pesquise bastante, leia resenhas e vejas vídeos no Youtube sobre livros que gostaria de ler, e não fique triste caso você inicie a leitura e veja que não está indo bem. Tem livros que demoram a “esquentar” e talvez só não combine com você neste momento, mas ele sempre vai estar te esperando quando você estiver pronto. Procure bastante, pegue nos livros e abandone mesmo quando não se sentir à vontade, o importante é sempre tentar. Claro que cada caso é um caso e aqui não estou apresentando uma fórmula perfeita, a proposta aqui é acabar com o sentimento de derrota que pode ficar no leitor ao abandonar uma leitura. O problema pode não ser com você, pode também não ser com o livro, apenas ele não é para você neste momento e é importante sempre se lembrar disso. A leitura expande as pessoas e muda vidas, merece estar nas mãos de todos.