UMA ESTRANHA EM CASA é o segundo thriller da autora Shari Lapena, cujo primeiro, O CASAL QUE MORA AO LADO, se tornou bem conhecido, porém dividiu muitas opiniões; há quem gostou e quem não achou graça nenhuma. Com UMA ESTRANHA EM CASA não é diferente.

Karen é uma mulher bonita, inteligente, uma dona de casa certinha, sempre na dela, não chama a atenção para si. Está casada com Tom há três anos, e pode-se dizer que os dois têm um casamento perfeito, se amam e não há brigas. Tudo seguia perfeito, até que um dia, Tom volta do trabalho e percebe uma sequência de coisas estranhas.

Primeiro, o carro de Karen não está na garagem, ela saiu e deixou a porta aberta, coisa que ela jamais faria. Ao entrar, ele se depara com o fogão ligado e alguns alimentos sobre a bancada da cozinha. Tudo indica que Karen estava preparando o jantar antes de sair. Mas Karen é muito perfeccionista, não deixaria as coisas assim, a menos que estivesse muito apressada. Tom checa ao quarto e percebe que ela não levou a bolsa e nem seu celular. Realmente, algo errado aconteceu, ele pensa.

Quando Tom liga para polícia, mais que ligeiro, um policial toca à campainha. Entretanto, o policial não veio por causa de seu chamado, e sim para dar a notícia que Karen sofreu um acidente de carro.

Ela dirigia em alta velocidade na parte mais violenta da cidade, quando perdeu o controle e bateu em um poste. Karen fica desacordada por um tempo e quando acorda, a polícia e o marido estão curiosos pra saber o que ela estava fazendo naquela parte obscura da cidade. Porém, ela declara que perdeu a memória.

A perca de memória de imediato soa bem conveniente para todos. Sobretudo quando o departamento de homicídios comunica que houve um assassinato de um homem num restaurante próximo ao local do acidente. A arma do crime não foi encontrada, apenas luvas rosas de borracha.

Tratando-se de um thriller, depois de ler alguns livros do gênero, nos tornarmos cada vez mais exigentes. Porque sempre queremos ler algo novo, que nos surpreenda de forma inusitada. Do contrário, você estará lendo sempre a mesma coisa, até os personagens se tornam iguais.

Gosto de ler esse gênero, simplesmente pelo fato de entreter, tirar de uma ressaca literária. Nesse sentido, UMA ESTRANHA EM CASA cumpre o seu papel, porém não é um livro surpreendente. Não crie tantas expectativas.

Os personagens não cativam. Tom é uma incógnita, pois desconfiava da mulher, ao mesmo tempo que escondia coisas da polícia. O tempo todo a autora reforça o amor dos dois, mas esse amor não era demonstrado de nenhuma forma. Além dos dramas de Karen, que não sabemos se perdeu mesmo a memória ou não, há outra personagem, Brigid, sua amiga e vizinha, que também levanta suspeitas.

O mistério vai se resolvendo a cada capítulo, e o leitor vai apenas confirmando suas suspeitas, óbvias, e espera pelo plot twist, anseia por isso. Na verdade, você quase implora para o livro valer a pena de alguma forma. A cada página, o leitor pensa: “vai ser agora“; no próxima: “eita, é agora“. E na próxima, “só pode ser agora“. E aí vai levando.

O que realmente aconteceu é revelado literalmente no fim, e não chega a ser uma reviravolta, apenas uma revelação. E deixa um final meio aberto, não de forma que prejudique a compreensão, apenas deixa como se fosse um gancho para um novo livro, o que não irá acontecer.


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Shari LAPENA trabalhou como advogada e professora de inglês antes de se tornar escritora. O Casal Que Mora ao Lado, seu primeiro thriller, foi finalista do Goodreads Choice Awards na categoria Mistério & Thriller e figurou várias semanas na lista de mais ventdidos do New York Times. Os direitos de publicação foram adquiridos por 24 países
TRADUÇÃO: Márcio EL-JAICK
EDITORA: Record
PUBLICAÇÃO: 2018
PÁGINAS: 266


COMPRAR: Amazon