A PRINCESA PROMETIDA, lançada pela editora Intrínseca no final de 2018, é a versão satirizada escrita por William Goldman, publicada em 1973. Nela, o autor inclui somente as “partes boas” do livro original de S. Morgenstern, o que levou a classificar sua versão da obra como a melhor história de amor já escrita, com direito a duelos de esgrima, piratas, vinganças, gigantes e aventuras. A editora caprichou bastante nessa edição, com capa dura, folha de guarda com mapas e boa diagramação.

Buttercup é uma moça extremamente bela que vive no campo com seus pais, adora cavalgar e humilhar Westley, um humilde jovem que cuida das terras da família. Aos poucos, novos sentimentos dominam Buttercup e ela declara seu amor a ele, sendo correspondida. Ambos descobrem o amor verdadeiro, e o pobre rapaz decide viajar para as Américas, a fim de conquistar riquezas e garantir um bom futuro a amada. Porém, o destino decide separá-los com um trágico acidente de navio. Buttercup tem seu coração partido, quando recebe as notícias da morte de Westley, e promete nunca mais se apaixonar por ninguém.

Com o passar do tempo, ela se torna uma das mulheres mais lindas de todos os reinos, chamando a atenção do príncipe Humperdinck, que propõe-lhe casamento. Humperdinck é um sádico apaixonado por caçar os animais mais perigosos do mundo, sendo imbatível com suas habilidades mortíferas. No entanto, nem mesmo ele é capaz de evitar o reencontro entre dois corações apaixonados, quando Westley retorna para resgatar sua amada que foi prometida a outro. Ao ser apresentada à sociedade de Florin como a futura princesa, Buttercup acaba atraindo a atenção de uma gangue perigosa, formada por: Vizzini, um homem muito sábio; Inigo, um mestre da esgrima; e Fezzik, um gigante forte de bom coração e baixo intelecto. O trio sequestra a princesa e foge com ela para as montanhas, onde se deparam com muitas dificuldades para completarem seus planos malignos.

A narrativa tem várias críticas do autor à sociedade da época, além de personagens singulares. Confesso que Buttercup me incomodou bastante ao longo da história, com suas futilidades e atitudes soberbas, humilhando as pessoas e sendo sempre egoísta; deve-se considerar a época em que a obra foi escrita inicialmente, o que pode justificar essa caracterização da protagonista e a forma como ela é inferiorizada em vários trechos. Em contrapartida, Fezzik e Inigo me cativaram muito com suas histórias tocantes, a amizade entre eles e suas peripécias. Existem capítulos entremeados na obra que contam o passado de cada integrante da gangue, mostrando o motivo de estarem juntos; então, acompanhar sua trajetória torna-se uma diversão para o leitor e, abruptamente, nos vemos torcendo pelos vilões.

A leitura é divertida, leve e instigante, considerando que o autor eliminou todos os trechos prolixos de Morgenstern, e isso desperta o interesse em descobrir o que acontecerá após cada cena. William Goldman conta ao leitor, no primeiro capítulo, de onde surgiu a ideia de adaptar a obra original de A PRINCESA PROMETIDA, que marcou sua infância; e, ao longo da narrativa, ele faz comentários no texto falando sobre partes excluídas e a justificativa disso. Entretanto, essas interrupções feitas pelo autor, atrapalham a imersão do leitor na história dos personagens. Infelizmente, ele faleceu em novembro de 2018 por complicações de um câncer.

De modo geral, a leitura me surpreendeu bastante, levando em consideração que não sou grande fã de romances. Goldman foi muito corajoso ao adaptar a obra, enfrentando todas as barreiras editoriais que surgiram no caminho, e nos proporcionou um conteúdo de qualidade com uma ficção que vai muito além da luta dos protagonistas para permanecerem juntos. Vocês não vão se deparar somente com cenas bonitas e finais felizes; na verdade, Morgenstern faz questão de evidenciar o quanto a vida é injusta… Preparem seu corações!


AVALIAÇÃO:


AUTOR: William GOLDMAN foi escritor, dramaturgo e roteirista note-americano. Ganhou o Oscar de melhor roteiro originalpelo filme Butch Cassidy, de 1969, e de melhor roteiro adaptado por Todos os homens do presidente, de 1976. Também escreveu o roteiro do filme A princesa prometida
TRADUÇÃO: Alice MELLO
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2018
PÁGINAS: 416


COMPRAR: Amazon