O caos está instaurado, algo não está certo… leões machos estão se unindo em bandos para dizimar aldeias; leopardos, rinocerontes e ursos pardos estão invadindo cidades e atacando qualquer ser humano. Até mesmo os cachorros, melhores amigos do homem, estão fazendo parte dessa loucura… cães de família estão arremetendo violentamente contra seus donos, completamente enlouquecidos. Algo não está certo, os animais estão ficando malucos… Não é raiva, nem qualquer outro tipo de vírus… o que é capaz de transformar o mais doce dos bichos em uma máquina mortífera?

Em ZOO, Jackson Oz se tornou motivo de chacota da Comunidade Científica, após apresentar sua teoria CAH, Confrontos entre Humanos e Animais. Nesta, os animais estão se tornando cada vez mais violentos, comprometendo a segurança da sociedade, ou seja, mais uma famosa teoria da conspiração em que os bichos irão dominar o mundo.

Os anos se passaram, com a carreira completamente arruinada e desempregado, o biólogo recebe uma ligação de um amigo capaz de comprovar que seus estudos estavam certos desde o início e recuperar sua posição de prestígio. Leões africanos – uma das primeiras espécies a manifestar o CAH – estão formando bandos, trucidando vilas e acampamentos. Rumo à África, toda a loucura de ZOO começa. Com direito a várias descrições macabras e muitas vísceras para todos os lados, começamos a acompanhar de perto os efeitos da “doença” sobre os animais.

Em 271 páginas de uma narrativa extremamente movimentada, fluida e envolvente, vemos de perto o banho de sangue que a humanidade toma em virtude de suas posturas egoístas e infundadas. O interessante da obra é que, mesmo se tratando de uma narrativa de ficção, é capaz de nos fazer refletir sobre os impactos a longo prazo da corrupção e do egoísmo dos homens sobre os próprios homens. Em alguns momentos, eu me senti até em meio à REVOLUÇÃO DOS BICHOS, na qual alguns são mais iguais do que outros.

Com capítulos curtos, poucas descrições e uma estrutura narrativa simples, ZOO mantém o ritmo do início ao fim e também a coerência. Diferentemente de grande parte das obras pós-apocalípticas, a resolução realmente faz sentido, é inteligente, bem explicada e não deixa espaço para dúvidas. Embora permaneçam alguns furos, nada suficiente para comprometer a qualidade do livro.

Com relação ao final em si, meu amigo, tocante e lógico, bem diferente do que eu imaginava. Adoro finais reflexivos, que mesmo não entregando verdades na bandeja e sejam de certa forma simplórios, são capazes de fechar magistralmente arcos narrativas que cabiam mudanças.

Em suma, ZOO é composto por uma história relativamente diferente, fora do comum na maior parte, mas ainda clichê em alguns aspectos. Enquadrado dentro do suspense, o livro faz parte daquele grupinho restrito, no qual encaixo obras do King e A CAIXA DE PÁSSAROS, em que você começa a ler e é impossível parar. Recomendo para todos os fãs do estilo.


AVALIAÇÃO:


AUTORA: James PATTERSON é um dos maiores escritores do mundo, com 275 milhões de livros vendidos em mais de 100 países. Recordista de presença na lista de mais vendidos do The New York Times, é autor das consagradas séries Alex Cross e Clube das Mulheres contra o Crime
TRADUÇÃO: Cláudio CARINA
EDITORA: Arqueiro
PUBLICAÇÃO: 2015
PÁGINAS: 282


COMPRAR: Amazon