Ao chegar no escritório, Robin recebe uma encomenda, uma caixa comprida de papelão. Quando abre, fica horrorizada: dentro tem metade de uma perna humana. Cormoran deduz que a encomenda não era para ela, mas um aviso para ele. Alguém de seu passado quer vingança. Ele consegue chegar a uma lista de quatro suspeitos. Enquanto a polícia inicia a investigação sobre um deles, que acham o mais provável, Strike e Robin vão investigar os outros três. Ao mesmo tempo, surgem indícios das mortes de outras mulheres.

VOCAÇÃO PARA O MAL é o mais tenso dos três livros de Rowling. O assassino é um psicopata, isso fica claro pelos atos que ele comete contra mulheres, cortando-as em pedaços e enviando como aviso. Desta vez, Cormoran e Robin estão lidando com alguém que não tem qualquer dificuldade em matar, e os dois são os alvos. A preocupação com a segurança de Robin aumenta, bem como a insistêcia de Matthew para que ela deixe esse trabalho.

A relação de Matthew e Robin é colocada numa balança neste volume. Ela descobre que foi traída por Matthew na época da faculdade, quando ela sofreu algo que abalou sua vida. Ela sai de casa, e a única pessoa que ela conhece que pode ouvi-la sem cobrança ou julgamento, é Cormoran. Finalmente o leitor fica sabendo o que ela passou. A revelação não seria uma surpresa em um livro de gênero diferente, mas nesta série, é algo que esclarece muito o motivo de Robin ser tão dependente emocionalmente de Matthew. E também justifica o quanto ela fica abalada por descobrir essa traição, que aconteceu no momento mais difícil de sua vida.

Mas não pense que ela abandona o noivado e o casamento. Um relacionamento abusivo, onde a mulher é refém da manipulação emocional de um homem, não termina apenas por uma traição do passado. A dependência é mais profunda, é mais difícil de ser curada. Robin começa a se desvencilhar neste volume, mas ela ainda tem seus sonhos, ainda sente aquela necessidade de não desistir, de achar que ela é quem está errada, que Matthew tem razão quando ele chora e dramatiza seu sofrimento por algo que ele fez e se arrependeu muito tempo atrás. Um abusador é experiente na forma como consegue se transformar em vítima, e isso é mostrado de forma muito clara, como no trecho onde ele insinua que Robin poderia ter um caso com Cormoran, e que se ela tivesse, seria muito pior do que o caso que ele teve anos atrás. O machista acha que a traição da mulher é mais grave do que a sua traição.

Robin é muito presente em VOCAÇÃO PARA O MAL, por estar afastada de Matthew, por participar ativamente da perseguição a um dos suspeitos e por um senso de justiça feminino que Cormoran não consegue compreender de início. Um dos homens da lista é um pedófilo estuprador que foi condenado, cumpriu sua pena e está livre. Mas ele, atualmente, está casado com uma mulher que tem uma filha de outro relacionamento. Robin tem convicção de que ele abusa da enteada e quer provar isso de qualquer maneira. Mas é perigoso e Cormoran não concorda que ela se envolva sem uma prova concreta. Robin não obedece e vai atrás.

Cormoran fica possesso com tanta teimosia e acontece uma ruptura entre eles. Até que no final da história, quando ele consegue compreender o motivo da insistência de Robin, reconhece o quanto a parceira é uma mulher de fibra, o quanto ele admira sua coragem e inteligência. Mais do que isso, Cormoran compreende que as mulheres são vítimas de situações que os homens ignoram, ou fingem ignorar, porque acreditam que existe um exagero, que as coisas não são tão dramáticas. Não é uma informação que ele desconheça, mas uma informação que ele relegava por puro machismo. É muito recompensador ver como ele reconhece esse preconceito e melhora como pessoa.

Sim, neste volume vemos uma exemplo de sororidade entre Robin e outras vítimas dos suspeitos. Robin é atacada mais de uma vez, ela luta com o assassino, ela luta com um estuprador pedófilo, ela enfrenta o noivo para permanecer no emprego de seus sonhos, ela é a força motora da história. Cormoran é seu apoio, é o companheiro com quem ela pode contar e se abrir. E por isso é muito emocionante quando eles têm o tal rompimento. Eu senti um aperto no peito por Robin, você também irá sentir.

Outro destaque em relação aos dois livros anteriores, é que Rowling tentou inovar na sua narrativa e adicionou capítulos sob o ponto de vista do assassino. Ficou bom, passou uma sensação de perigo maior,  mas acredito que ela não aprovou o resultado final, tanto que ela abandonou esse artifício no livro seguinte, e mesmo neste, ela usou de forma tímida, em capítulos curtos.

VOCAÇÃO PARA O MAL entrega um assassino que não se contém, coloca os dois personagens principais como vítimas, discute pedofilia, estupro, abuso de uma forma direta e totalmente interligada à história, como apenas uma escritora talentosa poderia fazer. E confirma que é impossível não se apaixonar por Robin, e em como não torcer por sua amizade, ou mais que isso, espero, com Cormoran Strike.


AVALIAÇAO:


AUTORA: Robert GALBRAITH é o pseudônimo da escritora J.K. Rowling, autora de Morte súbita, O Chamado do Cuco e da série Harry Potter. A escritora britânica nasceu na cidade de Yate, nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Ela se tornaria célebre pela criação do bruxinho Harry Potter, que lhe renderia sete volumes de uma série premiada e aceita quase unanimemente pela crítica e pelo público.
TRADUÇAO: Ryta VINAGRE
EDITORA: Rocco
PUBLICAÇAO: 2016
PÁGINAS: 496


COMPRAR: Amazon