Finalmente FÊNIX NEGRA está entre nós, filme que quase virou lenda, ninguém sabia se iria sair mesmo depois dos vários adiamentos e refilmagens, mas saiu e será que valeu a pena a espera? Vamos descobrir!
Os X-Men estão no auge de sua popularidade. A população os admira, o governo os respeita e o professor Xavier está amando tudo isso. A calmaria é encerrada quando um acidente fatal ocorre no espaço e os X-Men são chamados para resgatar os astronautas. A missão é perigosa e Mística não se sente confortável em expor os jovens recrutas num perigo mortal desse nível. Mas a missão de fato acontece e lá, ao ir salvar o último astronauta que faltava, Jean Grey fica para trás e recebe em seu corpo uma poderosa nuvem de fogo que a deveria ter matado na hora, porém a mesma sobrevive sem nenhum arranhão. O que eles não sabiam era que esse poder que Jean sugou iria dominar seu corpo e ,unido com suas lembranças tristes, mais a sua inexperiência no controle dos próprios poderes, tornariam Jean uma ameaça para todos.
Simon Kinberg é o nome do diretor e roteirista, e se este filme está sendo massacrado pela crítica, é tudo culpa deste homem. A trama é apresentada para o espectador numa pressa surreal; nas primeiras cenas já temos a missão de resgate na nave, Jean fica poderosa, Jean assusta o pessoal, já temos os primeiros culpados por a Jean estar ficando assim e um desentendimento interno já está instalado nos X-Men, tudo isso acontece em menos de 30 minutos de projeção. Nada é desenvolvido de maneira que fique saudável para a trama. Coerência tem, porém o espectador sente essa rapidez e infelizmente ela continua até o final. Para se ter uma ideia do problema, no filme temos a personagem da atriz Jessica Chastain, no trailer já dá para ver que ela é meio que uma antagonista. Porém, a mesma é simplesmente jogada no meio da produção, sério, literalmente ela cai do céu. De brinde com ela, vem alguns aliados, que conforme o filme anda, esses aliados se multiplicam como formigas e lá estão eles causando altas tretas com os X-Men, e a história desse grupo de “vilões” não deve ser importante, já que o filme nem se deu ao trabalho de firmar eles na trama com mais força. Eu assisti ao filme e nem o nome deles. Eles tinham nome mesmo?
X-MEN sempre foi mais que um filme de ação, os questionamentos que ele abria eram sempre complexos e interessantes. A relação entre personagens era valorizada, mas neste filme, quase ninguém tem desenvolvimento, e para a grande maioria, só resta seguir o fluxo, ir para onde está tendo ação e torcer para rolar alguma fala para eles. Obviamente a Jean é a peça central da trama, a história do ser mais poderoso da Terra, a Fênix, poder ilimitado e jamais igualado é muito subvalorizado e, por incrível que pareça, também não é desenvolvido na trama. Temos poucos momentos onde enxergamos a extensão de toda essa força e os diálogos expositivos, onde eles contam as coisas, em vez de mostrar, são pouco eficientes. Não firma na cabeça do espectador que ela é poderosa, não consigo nem lembrar se no filme eles citam pelo menos três coisas que esse poder da Jean pode fazer. A gente sabe que ela é poderosa porque está dando uma surra em geral, mas tudo muito básico, o filme errou demais ao trabalhar essa força que tinha tudo para ser uma das coisas mais incríveis que veríamos neste ano nos cinemas, oportunidade perdida.
Os diálogos, meu Deus, o que são os diálogos desse filme, extremamente afetados e forçados. Quase ninguém se salva, e para a grande maioria dá para sentir a vergonha alheia de longe. A trama poderia ser a mesma, não precisava mudar nada, a única coisa que faltou nesse roteiro é carinho, é tempo, é dedicação. Parece um filme feito nas coxas, só para encerrar essa série que provavelmente ganhará filmes bem diferentes agora com a compra da Fox pela Disney. Você não sente desenvolvimento, você não sente o preço da jornada e a culpa não é do elenco, são bons atores, dedicados e que já provaram seu enorme talento em outros projetos. O que prejudicou foi a péssima direção, que deixou os atores enfraquecidos, e esse roteiro que em vez de favorecer esses personagens extremamente poderosos, fez eles de palhaços.
Então o filme é realmente uma catástrofe? Sou suspeito para falar, porque amo os X-Men, eles fizeram parte da minha infância como nenhum outro grupo de heróis, e mesmo sendo triste ver eles num filme fraco, eu me diverti, e tudo isso é graças ao excelente arco final. A sequência que envolve um trem e um ataque a um hotel é incrível, exatamente é isso que a gente pagou para assistir. O Magneto neste filme está no auge do seu poder e sua sequência solo envolvendo facas e muito aço retorcido é uma das melhores coisas que eu vi neste ano. O trabalho em equipe está bacana e o desfecho mais luta final da Jean é muito bonita, arrepiante. Os atores se esforçam e, felizmente, eles tiram leite de pedra. A trilha sonora do filme é espetacular e os efeitos visuais são aceitáveis. Mas é triste ver como o nível caiu, no filme DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO, eles até foram indicados ao Oscar graças a seus efeitos visuais de cair o queixo, dava para fazer algo espetacular, afinal eles já fizeram né? Outra boa oportunidade perdida.
E no final temos um desfecho aceitável para alguns e estranho para outros. Em especial o destino do Professor e do Magneto ficou muito nebuloso e pouco claro, o filme ainda deixa algumas pontas soltas para fazer a gente de trouxa, afinal não vai ter outro filme com essa equipe, vai ser um milagre se ele conseguir fazer sucesso nas bilheterias, as previsões estão desanimadoras e, novamente, o culpado disso tudo tem nome, e é Simon Kinberg. Esse foi o primeiro grande filme em que ele assumiu a direção, antes ele era famoso por roteirizar as bombas SE BEBER, NÃO CASE 2 e o pavoroso QUARTETO FANTÁSTICO, aquele de 2015. Conclusão? Parece que fizeram tudo errado assim de propósito, essa maravilhosa equipe merecia mais. É um filme que eu sei que é ruim, mal feito, mal dirigido e editado, mas o meu amor pelos personagens e pelo o elenco falou mais alto, derreteu meu coração e fez eu me divertir assistindo X-MEN – FÊNIX NEGRA. Se você for muito fã, talvez consiga se divertir; agora, para o resto do público, fica o aviso, levem roupa anti-radiação para o cinema, provavelmente será necessário.
AVALIAÇAO:
DIREÇAO: Simon KINBERG
DISTRIBUIÇAO: Fox
DURAÇAO: 1 hora e 54 minutos
ELENCO: Sophie TURNER, Jennifer LAWRENCE, Jessica CHASTAIN, James MCAVOY, Michael FASSBENDER e Tye SHERIDAN
Uma pena! Tenho acompanhado essas críticas.
Quem é fã da saga só pode lamentar por esse filme, cuja espera aguardamos tanto e com altas expectativas.
Lamento também pelo elenco, especialmente Sophie e Jessica (das quais sou fã) que tentaram .mesmo dar algo nessa trama rasa.
Para os fãs é realmente muito pior, eles mereciam mais. Mas felizmente pelo menos o filme não chega a ser uma catástrofe e o elenco é muito competente.
As críticas duras e pesadas a respeito deste filme povoam a internet nos últimos dias e mesmo que eu não seja assim uma grande fã da saga, acompanhei todos os filmes e admiro demais todos os enredos. Por isso, fica este sentimento de término mal feito, de encerrar ou tentar encerrar um ciclo apenas por encerrar, não respeitando com isso toda a saga, mas também todos os fãs.
Sei que vou acabar vendo sim, mas sem expectativas.
Beijo
Mesmo ruim e mal feito, ainda vale uma conferida por ser uma despedida desses personagens clássicos.
Olá Rafael!
2019 está sendo marcado por bombas cinematográficas, e me entristece saber que esse desfecho dos X-Men não tenha feito jus à grandiosidade cultural que esses super-heróis representam para os espectadores. Com esse ritmo acelerado do filme, quem está assistindo definitivamente fica sem entender nada, porque simplesmente não dá tempo de assimilar toda a trama. O final, entretanto, em uma quase que homenagem, remonta aos bons momentos dos outros filmes e é capaz de agradar os fãs mas sensíveis.
Beijos.
Realmente o ritmo super ultra rápido prejudica demais a filme, aquela sensação não vai embora de que poderia ser muito bom, oportunidade desperdiçada.
“X-MEN sempre foi mais que um filme de ação, os questionamentos que ele abria eram sempre complexos e interessantes.” – SIIIIM, parece que quem faz esse tipo de filme não tinha nenhuma ligação com os personagens. É muito triste ver diálogos forçados, tudo sendo conveniente demais, nada que agrega de fato. Aquela coisa que “se junta os fãs, fazem melhor”. É tipo quando certos livros são adaptados e você se questiona se quem dirigiu o filme ao menos leu o livro. Infelizmente muitos projetos estão tão focados no lucros que se perdem da essência.
Exatamente isso, parece que quem escreveu esse filme, os responsáveis não tinham amor algum para com os personagens e toda a importância que eles carregam, nesse quesito o filme é realmente uma catástrofe.
Oi Rafael, voltei, agora com um pouquinho mais de tempo, e percebo que você colocou as coisas da forma mais clara possível, quando se fala de diálogos forçados, fico muito triste, porque a maioria das pessoas acha que por se tratar de filmes de heróis ou de ação esses diálogos podem ser feitos de qualquer jeito, aí o filme fica aquele mimimi onde nada se faz de forma como nos quadrinhos. Uma pena. Eu ainda não assisti, ainda não me bateu a vontade e sinceramente achei a escolha da atriz bem estranha, por mais que eu me esforce não consigo enxergar a Fênix nela.
Quiseram fazer um filme rápido pra resolver todos os problemas focando apenas na ação e zero no desenvolvimento de personagens, taxaram o espectador de burro mesmo. O cast novo realmente deixou a desejar pra muita gente, essa Jean mais jovem vivida pela atriz Sophie Turner me agradou, mas o desempenho dela ta longe de ser unanimidade. Para a felicidade de uns e tristeza de outros, será a última vez que ela viverá essa personagem.
Oii, tudo bem? Nossa eu estava bem animada com essa estréia, mas acabei desanimando super com alguns comentários que li a respeito do filme.
Sua opinião sobre o filme está bem clara e direta, adorei!
Um beijo.
Eu estava num hype enorme para o filme e realmente acreditei até o final que o resultado poderia ser bom, infelizmente a realidade tende a ser bem decepcionante.
Olá! X-Men também marcou minha infância/adolescência e estava empolgada com o desfecho da história e é tão triste e desanimador saber que tanta espera por esse filme não vai valer a pena e que conseguiram estragar essa saga (#chateada).
Fez a alegria de muitos na infância né, por muito tempo foram a nossa unica referencia de uma equipe de heróis nos cinemas e com tanto destaque. Pena que o final para eles foi tão mal feito.
Oi, Rafael
Amo X-Men, assisti todos os filmes e estava ansiosa para saber desse filme. Uma pena que a qualidade nesse filme caiu drasticamente.
Mas como gosto muito vou assistir o filme, mas sem expectativas é claro assim evito ficar mais decepcionada do que já estou ao ler sua resenha.
Beijos
Acho que mesmo com as criticas ruins, todos deveriam ir assistir, principalmente por ser o encerramento de uma saga. Que pelo menos eles terminassem com algo para se orgulhar, uma bilheteria boa, mas infelizmente isso não irá acontecer.
Olá Rafael!
Eu costumo acompanhar os filmes mas fui pega de surpresa por esse, pois ao meu ver ela não era necessário. Já está ficando chato isso de as empresas comprarem umas as outras e refilmar os clássicos, e ao invés de fazerem uma coisa bem feita, acabam denegrindo a imagem do filme. O final salvador da pátria me deixou curiosa, portanto acho que vou encarar o filme.
Beijos
É realmente isso o X da questão. Em vez de eu terminar com estilo, finalizar minha obra no topo, eu decido sugar até a ultima gota dela e isso acarreta em 90% dos casos em trabalhos finais horríveis. Hoje em dia parece que a criatividade está morta.
Oi, Rafael!!
Realmente é uma pena ver um filme tão esperado para quem é fã da história de X-Men ver uma obra cinematográfica tão cheio de falhas e sendo massacrado pelas criticas. Enfim, gosto muito de X-Men mas não estou disposta a gastar meu tempo com esse filme e triste mais é a verdade.
Bjs
É sempre importante ser o fã que reconhece os erros, nada mais chato que aqueles fãs que enaltecem qualquer coisa, mesmo que ela seja extremamente ruim. Realmente amiga, você não vai perder nada assistindo ou não esse filme. Logo logo ele será enterrado e nunca mais veremos sequer a sombra dele.
Rafa, que resenha! Bem, confesso que não sou muito fã de filmes de super-heróis (me julgue) e depois dessa crítica (incrível e datalhadíssima, aliás) vou passar bem longe mesmo.
Os herois estão por toda a parte né e mesmo arrastando milhares de pessoas para os cinemas, não agrada a todos, afinal nem Jesus agradou a todo mundo né? Felizmente existem outras centenas de opções para quem não gosta desse tipo de filme, tenho certeza de que você vai achar outra coisa bem melhor para usar seu tempo do que Fenix Negra, que na real, nem merece o nosso tempo tão precioso kkk
Olá! Eu amooo X-Men, então estava com expectativas bem altas para este filme, mas até agora só tenho visto duras críticas a Fênix Negra. É uma pena que o filme pecou na questão de desenvolvimento dos personagens, incluindo a Fênix e seus poderes que eram para ser bem explorados. Fico bem animada em saber que o Magneto esta no auge do seu poder, ele foi o primeiro personagem dessa franquia que eu gostei, adoro ver ele em ação! É uma pena que o filme foi mal dirigido e a franquia não teve um último filme memorável. Para mim o elenco é maravilhoso, mas infelizmente só isso não é suficiente. Sou muito fã de X-Men então pretendo assistir o filme e tirar minhas próprias conclusões.
Parabéns pela resenha, ficou muito bem escrita! ♡ Beijos!
Estou triste até hoje com esse desfecho, poxa esse filme ta com previsão de ser o maior fracasso do ano, meus xmens mereciam coisa melhor, mas quando não se investe em qualidade, o resultado sempre pende para o fracasso.