O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional para verificar se uma pessoa está no seu peso ideal. Esse cálculo é muito simples, basta você dividir seu peso por sua altura ao quadrado. Por exemplo, eu peso 56 quilos e tenho 1,70 de altura, logo o cálculo seria: 56 / (1,70*1,70) = 19,37.

A tabela de IMC é composta por:

– Abaixo de 17 = Muito abaixo do peso
– Entre 17 e 18,49 = Abaixo do peso
– Entre 18,5 e 24,99 = Peso normal
– Entre 25 e 29,99 = Acima do peso
– Entre 30 e 34,99 = Obesidade I
– Entre 35 e 39,99 = Obesidade II (severa)
– Acima de 40 = Obesidade III (mórbida)

Ou seja,no meu caso, estou no meu peso normal. Mas isso não é o caso de Navie, a autora de DUPLO EU, uma HQ autobiográfica que narra a luta de Navie para vencer a obesidade mórbida, uma condição perigosa, que pode causar o desenvolvimento de diabetes, problemas cardíacos, doenças arteriais, hipertensão, problemas articulares, depressão, entre muitos outros problemas.

Embora Navie ainda não possua qualquer problema relacionado à obesidade, ela sofre com depressão, falta de autoestima, um desejo de se olhar no espelho e não enxergar uma imagem que considera falsa, um reflexo que não é o que deseja, de estar bem com sua aparência. É em uma consulta a uma nutricionista, quando esta menciona que o peso atual de Navie é o equivalente a carregar uma segunda pessoa nas costas, o tempo todo, que ela toma consciência de que precisa realmente mudar. E daí vem o título da HQ, a existência de um duplo, que sempre sussurra nos ouvidos que ela pode comer mais alguma coisa, que ela não precisa de exercitar, que sempre lembra o quanto está gorda, que inventa justificativas para comer mais e mais. E então Navie começa a lutar contra essa segunda pessoa, essa consciência dupla de quem precisa se livrar.

A narrativa atravessa diversos estágios dessa luta, como a parte da “Mentira”, quando Navie toma consciência de que mente para si mesma, achando que está tudo bem, enquanto várias palavras passam por sua mente e tenta esconder, como gorda, obesa, plus size, acima do peso, roliça, etc.; “Combate” mostra o início de sua luta nos exercícios e no balanceamento de uma dieta nutricional, os medos que isso traz, as inseguranças, a busca pela vontade de não desistir; Em “Sexo” ela expressa suas emoções sobre os relacionamentos, sobre como era transar com a imaginação de ter um corpo que na verdade não tinha, da realidade de se olhar e não conseguir visualizar nada de bom; “Transformação” passa pelos momentos em que Navie começa a emagrecer e descreve os procedimentos necessários para remover os resíduos da gordura, como o excesso de pele e como é difícil a recuperação, mas também traz a verdadeira constatação de superação, de reconhecimento de quem ela é como pessoa e de como é viver sem uma segunda pessoa em suas costas.

Navie é francesa, mora em Paris, e é roteirista, redatora de publicidade, jornalista e apresentadora de TV. Ela se juntou à desenhista Audrey Lainé para a construção de DUPLO EU. Lainé se mostrou perfeita para a tarefa de traduzir em imagens os pensamentos e os sentimentos de Navie nessa jornada de recuperação. Os traços são em preto e branco, com vermelhos presentes apenas na construção do duplo de Navie e nos momentos de sofrimento, destacando com perfeição a intensidade do que Navie passava.

DUPLO EU é uma lição de superação, sem passar a falsa sensação de que é fácil, não é, mas é possível, não apenas pela vontade, mas por muitos procedimentos que auxiliam nessa batalha. Mas mais importante do que o incentivo à mudança, é a mensagem pessoal sobre se aceitar como pessoa, sobre aceitar que ninguém impede uma pessoa de ir à academia de ginástica, que ninguém força uma pessoa a comer demais, a não ser a própria pessoa. Não existe de verdade um duplo, mas apenas as inseguranças, os medos, de nós mesmos.

O que acha de acompanhar essa jornada de Navie? Quer a chance de ganhar um exemplar de DUPLO EU, basta seguir as regras da resenha premiada abaixo!

REGRAS

UM: Preencher o formulário de participaçao, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional, que vale cinco pontos a cada dia que voce a fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;

DOIS: Deixar um comentário neste post;

TRĘS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o premio;

QUATRO: Após 27/09/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participaçao;

CINCO: O premio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do premio enviado;

SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitaçao do endereço. Caso năo responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;

SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questoes nao previstas nestas regras.

RESULTADO

Dan Carvalho (@danpenguindrum)


AVALIAÇAO:


AUTOR: Navie
ILUSTRADOR: Audrey LAINÉ
TRADUÇAO: Renata SILVEIRA
EDITORA: Nemo
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 144


COMPRAR: Amazon