Finalmente, o ano de 2020 chega ao fim. Acho que eu posso dizer que este ano foi difícil para todos. Mas vamos superar, tenho a certeza. Enquanto isso, não podemos deixar passar aquela listinha de MELHORES E PIORES LEITURAS. Vou fazer mais de um post sobre o assunto, mas começo com este, onde cada colaborador do blog, escolheu o melhor livro e o pior livro lido neste ano. Desta vez não coloquei um resumo da opinião, acho que cada um pode tentar ler, independentemente do que achamos, no caso dos livros menos apreciados. Mas deixo link para a resenha, caso você queira mais informações. Aproveite!

AMANDA

MELHOR: A CADERNETA DE ENDEREÇOS VERMELHA – Doris é uma senhora que vive sozinha em seu apartamento em Estocolmo e tem apenas a companhia de Jenny, uma sobrinha-neta que mora nos Estados Unidos, com quem faz chamadas de vídeo semanais que lhe dão muita alegria. Doris carrega uma caderneta de endereços que ganhou do pai ainda menina e guarda nela os dados de todas as pessoas que conheceu e amou ao longo da vida. Ali ela também registra diversas histórias de seu passado e passa a dividi-las com Jenny para, quem sabe, ajudá-la a superar uma infância difícil. Suas histórias se confundem com os principais acontecimentos do século XX e fazem com que Doris se recorde do homem que foi o grande amor de sua vida e parece estar perdido para sempre. O que ela não espera, entretanto, é que o momento mais importante de sua vida ainda está por vir.
Resenha aqui e compre aqui.

PIOR: 4 HOMENS EM 44 CAPÍTULOS – Depois de anos tentando apimentar minha vida sexual, resolvi me contentar com um diário sobre aventuras do passado. Talvez meu marido, um nerd lindo e frio, só não fosse capaz de sentir a paixão que eu esperava, já que era totalmente diferente dos meus ex-namorados supertatuados e tarados. Bom, se eu não podia ter o amor que desejava na vida real, pelo menos podia escrever sobre ele no diário. Seria meu segredinho. Mas adivinha? Meu marido leu tudo. E sabe o que mais? Depois disso, ele foi tomado pela paixão, se é que você me entende. A partir daí, resolvi seguir o conselho da minha melhor amiga e usar o diário para manipular o comportamento dele. Eu só queria convencê-lo a: me dar um apelido fofo; me elogiar mais; fazer sexo selvagem e apaixonado; e fazer uma tatuagem completamente amadora do meu nome e/ou rosto em uma parte do corpo bem visível! Não é pedir demais, é? O que poderia dar errado?
Resenha aqui e compre aqui.

ANA LU

MELHOR: O SILÊNCIO DA CIDADE BRANCA – Duas décadas após uma série de estranhos assassinatos assolar a cidade de Vitoria, no País Basco, os bizarros crimes voltam a acontecer justamente quando Tasio Ortiz de Zárate, antiga celebridade local e o homem preso pelas mortes, está prestes a sair da cadeia. Casais começam a aparecer mortos em locais históricos da cidade, e o especialista em perfis criminais Unai López de Ayala, que vinte anos antes era apenas um jovem obcecado pelos misteriosos homicídios, é chamado para ficar à frente do caso. Todas as vítimas têm idades múltiplas de cinco, sobrenomes compostos originais da região e seus corpos são expostos sem roupas nos espaços públicos. Embora tenha que lidar com uma tragédia pessoal enquanto lidera a investigação, Unai está determinado a impedir que novos assassinatos aconteçam, mas seus métodos pouco usuais vão desagradar tanto autoridades quanto seus superiores.
Resenha aqui e compre aqui.

PIOR: ELEANOR & PARK – Eleanor é nova na cidade. Com roupas inusitadas, cachos ruivos indomáveis e uma família problemática, ela sente que nunca vai conseguir se encaixar. Park senta sozinho no ônibus da escola. Sempre de camiseta preta, fones de ouvido e a cabeça enfiada num livro, acha que consegue passar despercebido. Mas não para Eleanor. Aos poucos, entre fitas cassetes gravadas, pilhas de histórias em quadrinhos e conversas até tarde da noite, Eleanor e Park se apaixonam.
Resenha aqui e compre aqui.

AYLLANA

MELHOR: AMOR SOB ENCOMENDA – Em Amor sob encomenda, Melissa Gouvêa está totalmente focada na profissão. Como é a responsável pela situação financeira da família, o que inclui o caro tratamento médico da mãe e a ajuda ao pai que se encontra desempregado, a determinada assistente sonha em se tornar a produtora de eventos da Allure.Já que casar não faz parte de seus planos no momento, ela se vê apavorada quando descobre que o namorado foi visto comprando um anel de noivado. Mas Mel não devia ter se preocupado tanto, pois o anel não era para ela e, pior ainda, a Allure foi contratada para realizar o cerimonial do canalha. Mesmo assim, Melissa aceita o maior desafio de todos que já teve na vida: produzir o casamento do ex.Com tudo isso, a bagunça em sua vida aumenta quando ela se vê dividindo o apartamento com o cara mais irritante, cínico, atrevido ― e muito lindo, infelizmente ― que conhece. O problema é que no momento Melissa devia se concentrar em manter o que ainda resta de seu coração a salvo e sobreviver ao casamento do ex. Porém o novo colega de apartamento confunde sua razão e seus batimentos cardíacos, despertando desejos avassaladores até então ela não conhecia. Tarde demais, Mel se dá conta de que seu coração nunca correu tanto perigo…Entre confusões e mal-entendidos, viagens e reuniões, Mel terá que decidir o que realmente importa para ela e, se seu antigo relacionamento, que até então era tudo o que ela tinha, continua sendo tão importante. No meio de todas essas dúvidas, será que ela conseguirá resolver sua vida pessoal e ainda produzir um evento que poderá fazer Mel ascender profissionalmente?
Compre aqui.

PIOR: EM CASA PARA O NATAL – Ela tem a vida quase perfeita. Seu único desgosto é nunca ter ouvido as três palavras mágicas: eu amo você Assim como em seu primeiro livro, O céu vai ter que esperar!, Cally Taylor, no divertido Em casa para o Natal, une com maestria romance e comédia, mas, desta vez, com uma diferença: na época mais especial do ano, o Natal. Quando lançado na Grã-Bretanha, fez enorme sucesso, figurando nas principais listas de mais vendidos. Beth Prince sempre adorou contos de fadas e acredita que está prestes a viver um final feliz: tem o emprego dos sonhos em um charmoso cinema independente e um namorado maravilhoso chamado Aiden. Ela faz parte de um grupo privilegiado de pessoas que trabalha com o que ama, e o entusiasmo pelos filmes intensifica a busca por seu próprio “felizes para sempre”. Só há um problema: nenhum homem jamais declarou seu amor por ela. E, apesar de acreditar que Aiden é o príncipe encantado, a protagonista desconfia de que ele tem medo de dizer “eu amo você”. Desesperada para escutar essas palavras mágicas pela primeira vez, ela resolve assumir as rédeas do destino ― e acaba se arrependendo.
Compre aqui.

BIANCA

MELHOR: CASA DE TERRA E SANGUE – Bryce Quinlan tinha a vida perfeita – trabalhava duro o dia todo e festejava noite adentro -, até que um demônio assassina alguns de seus melhores amigos, deixando-a destruída e mudando sua vida para sempre. Sem entender como sobreviveu ao ataque da besta, a semifeérica tenta superar a perda, com o consolo de que o culpado por conjurar o demônio está atrás das grades. Mas quando os crimes recomeçam, dois anos depois e com as mesmas características, Bryce se vê no meio de uma investigação que pode ajudá-la a vingar a morte dos amigos. Hunt Athalar é um notório anjo caído, agora escravizado pelos arcanjos que um dia tentou derrubar. Suas habilidades brutais e força incrível foram definidas para alcançar um único objetivo: assassinar – sem perguntas – os inimigos do seu chefe. Mas com um demônio causando estragos na cidade, ele ofereceu um acordo irresistível: ajudar Bryce a encontrar o assassino, e sua liberdade estará ao seu alcance. Enquanto Bryce e Hunt se aprofundam nas entranhas da Cidade da Lua Crescente, eles descobrem um poder sombrio que ameaça tudo e todos que amam, e encontram um no outro uma paixão ardente – que teria o poder de libertar os dois, se eles apenas a aceitassem.
Resenha aqui e compre aqui.

PIOR: O PISTOLEIRO – Em O pistoleiro, o leitor é apresentado a Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam “seguiu adiante”. Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e sua verdadeira obsessão, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o Homem de Preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet – ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao dele. Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jake Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977. Mas a aventura se estenderá para outros lugares muito além do Mundo Médio, levando Roland a realidades que ele jamais sonhara existir.
Compre aqui.

BRENA

MELHOR: AS SOMBRAS DE OUTUBRO – É outubro e a neve de outono começa a cair em Copenhagen, deixando os dias mais curtos e as noites mais sombrias… e pelas ruas geladas e escuras, um psicopata aterroriza a cidade. Em uma manhã tempestuosa em um tranquilo bairro de Copenhagen, a polícia faz uma descoberta sinistra: o corpo de uma mulher brutalmente assassinada, com uma das mãos faltando. Sobre ela está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas. O caso é entregue à ambiciosa detetive Naia Thulin e a seu novo parceiro, Mark Hess, um investigador introspectivo que acabou de ser expulso da Europol. Logo se descobre uma evidência ligando o sr. Castanha a uma garota desaparecida há um ano: a filha da política Rosa Hartung. O homem que confessou tê-la sequestrado e assassinado está atrás das grades e o caso foi encerrado há tempos ― e qualquer insinuação contrária causa disputas e inimizades na corporação. No entanto, quando novas vítimas e novos bonecos aparecem, Thulin e Hess acham cada vez mais difícil ignorar a conexão entre o caso Hartung e o novo serial killer. Mas que conexão seria essa? E como impedir o assassino de continuar sua caçada, se ele parece sempre um passo à frente da polícia?
Resenha aqui e compre aqui.

PIOR: A PROMETIDA – Quando o rei Jameson se declara para a Lady Hollis Brite, ela fica radiante. Afinal, a jovem cresceu no castelo de Keresken, competindo com as outras damas da nobreza pela atenção do rei, e agora finalmente poderá provar seu valor. Cheia de ideias e opiniões, logo Hollis percebe que, por mais que os sentimentos de Jameson sejam verdadeiros, estar ao seu lado a transformaria num simples enfeite. Tudo fica ainda mais confuso quando ela conhece Silas, um estrangeiro que parece enxergá-la ― e aceitá-la ― como realmente é. Só que seguir seu coração significaria decepcionar todos à sua volta… Hollis está diante de uma encruzilhada ― qual caminho levará ao seu final feliz?
Resenha aqui e compre aqui.

CARLOS

MELHOR: UM HOTEL NA ESQUINA DO TEMPO – Mais do que uma história a respeito de um casal que luta para ficar junto apesar da oposição de suas famílias – que, após imigrarem para o Novo Mundo, resgatam rixas ancestrais entre japoneses e chineses – e das atrocidades da Segunda Guerra Mundial, Um hotel na esquina do tempo é um romance inesquecível sobre os danos causados por um dos mais bárbaros conflitos criados pelo homem. A trama, porém, ultrapassa os já tão conhecidos infortúnios dos campos de batalha para mostrar as dores causadas nos corações e nas almas das pessoas comuns, que tentam sobreviver, encontrar a felicidade e amar apesar de todas as adversidades.
Resenha aqui e compre aqui.

PIOR: VERITY – Verity Crawford é a autora best-seller por trás de uma série de sucesso. Ela está no auge de sua carreira, aclamada pela crítica e pelo público, no entanto, um súbito e terrível acidente acaba interrompendo suas atividades, deixando-a sem condições de concluir a história… E é nessa complexa circunstância que surge Lowen Ashleigh, uma escritora à beira da falência convidada a escrever, sob um pseudônimo, os três livros restantes da já consolidada série.Para que consiga entender melhor o processo criativo de Verity com relação aos livros publicados e, ainda, tentar descobrir seus possíveis planos para os próximos, Lowen decide passar alguns dias na casa dos Crawford, imersa no caótico escritório de Verity – e, lá, encontra uma espécie de autobiografia onde a escritora narra os fatos acontecidos desde o dia em que conhece Jeremy, seu marido, até os instantes imediatamente anteriores a seu acidente – incluindo sua perspectiva sobre as tragédias ocorridas às filhas do casal.Quanto mais o tempo passa, mais Lowen se percebe envolvida em uma confusa rede de mentiras e segredos, e, lentamente, adquire sua própria posição no jogo psicológico que rodeia aquela casa. Emocional e fisicamente atraída por Jeremy, ela precisa decidir: expor uma versão que nem ele conhece sobre a própria esposa ou manter o sigilo dos escritos de Verity?
Compre aqui.

RAFAEL

MELHOR: ÁRVORE DOS DESEJOS – Árvores não sabem contar piadas, mas contam ótimas histórias. E Red é um carvalho centenário que já viu de tudo em seus muitos anos de vida. Também é a árvore dos desejos do bairro, e todo ano, no dia 1º de maio, as pessoas amarram em seus galhos fitas ou tiras de tecido com os mais diversos pedidos, sonhos e anseios. Mesmo gostando de uma boa fofoca, não é da natureza das árvores se intrometer na vida dos humanos, então Red apenas ouve tudo com muita atenção, sempre em silêncio. No entanto, quando a família da solitária Samar se muda para o bairro e é recebida com desconfiança e ameaças, Red percebe que há algo estranho acontecendo. Aquela vizinhança já tinha acolhido inúmeras famílias. Qual a diferença dessa vez? O lenço que a mãe de Samar usa na cabeça? Ou alguma outra coisa? Numa noite fria, após ouvir o inesperado e comovente pedido sussurrado pela menina, Red convoca a melhor amiga, a corva Bongô, e decide que chegou a hora de sua voz ser finalmente ouvida, pois muitas vezes temos que desafiar a tradição e nossos próprios medos para defender quem mais precisa.
Resenha aqui e compre aqui.

PIOR: VOCÊ É FODONA – Para quem deseja desesperadamente melhorar de vida e não tem tempo a perder, Jen Sincero oferece em 27 capítulos histórias inspiradoras, sábios conselhos e exercícios práticos (e um palavrão de vez em quando) para ajudar você a: • Deixar para trás seus medos, para que você possa correr riscos que valem a pena. • Identificar e mudar crenças e autossabotagens que impedem você de conseguir o que quer. • Aprender a amar a si e aos outros. • Estabelecer grandes objetivos e alcançá-los. • Ganhar dinheiro imediatamente. • Criar uma vida que você ama de corpo e alma. Criá-la AGORA. Depois deste livro, você vai entender por que é do jeito que é, como pode amar o que não pode mudar, como pode mudar o que não ama, e como usar a sua força para arrasar de verdade.
Resenha aqui e compre aqui.