Ben Reynolds (Cayden Boyd) é um garoto de 13 anos que vive de forma solitária. O pai (Matthew Modine) tem o único interesse de acabar a construção de um barco, mesmo morando muito longe do mar. A mãe (Lara Flynn Boyle) só se importa em ir ao cinema e em ter casos com homens parecidos com os astros dos filmes. O casamento dos dois existe apenas por conveniência, um não liga para o outro, quase sequer se enxergam. No meio deles, Ben sobrevive em uma ociosidade sem perspectiva.

Certa noite em que cai uma forte tempestade, acontece um acidente de carro bem em frente à casa de Ben. Cassie (AnnaSophia Robb), uma garota de 12 anos de idade, fica ferida, mas seus pais morrem. Os Reynolds se oferecem para ficar com a menina até que ela se recupere e possa viajar para a casa dos avós. Cassie fica no quarto de Ben e consegue convencê-lo a ajudá-la a ir para a casa da tia, em Baltimore.

Cassie e Ben iniciam uma viagem que se estenderá por vários estados, do oeste do Texas até a Virgínia, sempre pedindo carona ou viajando de forma clandestina. Eles conhecem várias pessoas no caminho, como o sr. Henderson, um criador de porcos; dois policiais, que chegam a prender os dois fugitivos, mas que logo são enganados; uma turma de hippies que mora dentro de um ônibus; um casal de velhinhos; até que finalmente chegam à casa da tia de Cassie. E é na segurança de um novo lar, que a verdade sobre o acidente de Cassie é revelada.

Ben é o narrador da história e é um menino adorável. Ele tem tanto potencial, mas se sente sufocado no meio de uma não relação dos pais e por morar numa pequena cidade do interior do Texas sem qualquer perspectiva de crescimento. Ele ainda tem aquela inocência de infância, mas anseia por se tornar maduro, só não sabe como. Sua chance aparece com Cassie.

Cassi é o oposto de Ben. Ela é segura de si, é extrovertida, dona de um poder enorme de convencimento, ela é hipnotizante, e ainda por cima, tem um plano. E seu plano inclui Ben. Aliás, Ben é indispensável para seu plano de vida. A viagem para a casa da tia é apenas o começo. Mas para conseguir colocar em prática o que deseja, primeiro ela precisa vencer o trauma do acidente e aquilo que provocou o acidente.

Durante a viagem dos dois garotos, Cassie costuma ter pesadelos frequentes. Nesses pesadelos, descobrimos aos poucos o que aconteceu antes do acidente. A cada pesadelo, um pouco do mistério é revelado. Mas Cassie se mantém firme, segura de si, apesar de sabermos que toda essa força é uma máscara que em algum momento irá cair. O que realmente acontece, quando ela finalmente está segura na casa da tia. Todo o estresse, a pressão, a atinge com forma, e ela desmorona. A única pessoa que pode resgatá-la do fundo de um poço de depressão, é Ben.

EM BUSCA DA FELICIDADE tem vários nomes. Nos EUA, o filme foi distribuído com os títulos A WEST TEXAS CHILDREN’S STORY e HAVE DREAMS, WILL TRAVEL. O que faz mais sentido, realmente, é o primeiro. Além de combinar com o tom melancólico da história, que se passa na década de 1960. A relação de Ben e Cassie é apaixonante, linda. Eles começam como amigos, mas logo a relação se transforma em algo muito mais forte, mais duradouro e inquebrável. A cena do casamento deles na fazendo do criador de porcos, a forma como eles se olham, é a coisa mais fofa que eu assisti em muito tempo.

O filme é recheado de trechos emotivos e cheios de significado. A cada encontro que eles têm com outras pessoas, aprendem algo sobre a vida e sobre eles. Que a vida tem um propósito, que todos nós temos um propósito. Precisamos descobrir qual é e com quem é. E amar essa pessoa com todas as forças, porque a vida não é infinita. Crie seu próprio plano e coloque-o em prática.

E nosso coração vai ficando mais apertado conforme a história se aproxima do fim. Porque sabemos que existe algo de errado com Cassie, e lá para a metade até dá para adivinhar o que é, então fica o medo de que as coisas não terminem muito bem. Ledo engano. O amor que nasce entre eles, é para sempre. Quando pensamos que eles serão separados por algo que não conseguem enfrentar, Ben encontra uma saída e resgata Cassie de um local de onde ela jamais sairia.

Durante a última parte do filme, é impossível não chorar cascatas. Não apenas por Ben e Cassie, mas por tudo o que eles aprenderam, a forma como eles até fazem renascer o amor entre os Reynolds, e, principalmente, a narrativa final de Ben, que descreve todos os anos futuros e tudo o que viveram. É lindo, lindo demais!

Infelizmente, EM BUSCA DA FELICIDADE é difícil de encontrar. Não está em nenhum serviço de stream e até mesmo nos Torrents não se encontra. O único local em que você poderá assistir, é no Youtube. Vou até compartilhar o link. Está dublado e a imagem não é grande coisa, mas, sinceramente, mesmo assim vale assistir. Faça uma forcinha 😉 Só cuidado porque tem vários vídeos com a canção tema, que é maravilhosa, só que revela o final do filme.


DIREÇÃO: Brad ISAACS
DURAÇÃO: 1 hora e 26 minutos