Como uma apaixonada por romances desde que comecei a ler (lá em 2013), meu primeiro contato com A BARRACA DO BEIJO foi pelo filme na Netflix, é claro. Então, mesmo achando que adaptações são apenas uma forma de ganhar dinheiro sobre a venda de livros (sim, as pessoas compram os livros antes de ver os filmes), acabei vendo a adaptação primeiro, mas não me julguem, eu não sabia que existia um livro.
Primeiramente, devo dizer que o livro e o filme são muito parecidos, porém existem algumas diferenças que até melhoraram a história. Por Beth ser uma autora que iniciou sua jornada no Wattpad, muitas pessoas devem estar pensando que deve ser um clichê barato. Calma, clichê é, mas mesmo assim é uma história fofa, com fundamentos e nada de furos.
Sim, ainda temos autores no Wattpad que não são plagiadores! Lição básica para quem acha que Wattpad é ruim e só tem pirataria (tá, até tem, mas existem autores bons lá).
Continuando: no livro temos apenas o ponto de vista de Elle, o que é superdivertido, você dá muita risada com ela e, simplesmente, se apaixona pela amizade que ela tem com Lee, que é como um irmão para ela, queria eu ter alguém assim. O Lee é compreensivo 99% do tempo, acalma ela, conversa, faz tudo o que um irmão faria.
Já o personagem Noah, assim como no filme, um bad boy bonitão, alto, olhos claros, fortão, perfeito demais para ser real. Acho exagerado a forma como ele se relaciona com a Elle. No entanto, no livro, ela consegue encontrar uma forma de acalmá-lo, eles tem uma conexão intensa e quase sempre esse esquentadinho fazia algo de errado tentando protegê-la. Qual é homens, nós somos humanas,não um vaso de porcelana!
O livro tem uma história corrida, nada monótono ou repetitiva, até porque consegui ler em menos de 24 horas, ou seja, é algo viciante. Porém, um fato que me deixava um pouco irritada, eram as fofocas da escola, e eu que achava que era na faculdade falavam demais.
Elle amadurece bastante durante a leitura, você consegue percebê-la deixando de ser aquela inocência, que é gentil demais com todos, para mostrar que sabe se cuidar e não está aqui para um homem mandar nela. Também amo como Noah para de tratar Elle como um objeto e começa a mostrar que realmente sente algo por ela, que não é só algo passageiro e que ele quer lutar por isso.
Existe uma lista de personagens a mais que foram citados no livro, com personalidades um pouco interessantes, mas acredito que eles só estavam ali como um pano de fundo.
É uma leitura que eu recomendo para quem quiser um romance clichê (não que isso seja ruim), ao estilo Maddox, que queira dar risadas de Lee e Elle, e que queira descobrir o que A BARRACA DO BEIJO pode te proporcionar.
AVALIAÇÃO:
AUTORA: Beth REEKLES mora na região sul do País de Gales. É uma leitora voraz e bebedora inveterada de chá. Apesar dos livros, Beth é uma garota de exatas, formada em Física pela Exeter University. A Barraca do Beijo é sucesso no Wattpad e já acumulou mais de 19 milhões de acessos e 40 mil comentários, além de vencer o Prêmio Watty de Ficção Adolescente mais popular.
TRADUÇÃO: Ivar PANAZZOLO
EDITORA: Astral Cultural
PUBLICAÇÃO: 2018
PÁGINAS: 336
COMPRAR: Amazon
Eu estou finalizando ele, e estou amando. Óbvio que eu o achei aquele clichê do clichê: (melhores amigos e a nossa mocinha é apaixonada pelo irmão mais velho, temos obstáculos e parei aqui antes que libere algum spoiler). Mas enfim, para o gênero e para a idade que a autora tinha quando escreveu o mesmo, devo dizer que é um livro maravilhoso, viciante, achei a maneira como os personagens foram construídos e como ela foi trabalhando eles. E devo confessar que gostei do Lee no livro kkkkk. Enfim, um livro gostoso que a gente lê em uma sentada. E eu também vi a adaptação primeiro, apesar de algumas ressalvas eu adorei.
Oi, Amy,
Apesar do livro não reservar muitas surpresas, é uma narrativa com uma atmosfera muito convidativa.
Essa leveza do livro e fase de vida da Ella, são envolventes – capaz de gerar bons momentos ao leitor.
Depois de ouvir tantas pessoas falando super mal, detonando o filme eu desanimei até em ler o livro…
Ahh Amy, eu sou apaixonada por romances clichês rsrs então com certeza vou amar esse livro.
E eu também não sabia que o livro A Barraca do Beijo veio antes do filme. Sim, eu só comecei a ouvir falar dessa história depois que a Netflix lançou o filme.
Gostei quando no início você fez um paralelo entre o filme e o livro. Isso é bem interessante.
E gostei também de saber que o livro não é nada monótono e quando eu ler, eu também possa ler em uma só sentada rsrs
E eu também queria ter um irmão como o Lee
Amo. Simplesmente amo um romance clichê super amorzinho que faz sonhar e suspirar.
Ainda não li nem assisti ao filme mas pretendo corrigir esse equívoco em breve.
Acho Joey King tão lindinha.
E concordo com você: há sim boas histórias no wattapad
Eu também acabei vendo a adaptação por não saber da existência do livro, aliás, acho que o livro só ganhou visibilidade pelo filme.
Mas eu gostei muito do filme, apesar de pegada bem adolescente, eu fiquei muito envolvida no enredo e achei fofinho.rs
Pelo que li acima, o livro segue a mesma linha e isso é ótimo.
Se puder, quero também poder conferir o livro sim!!!
Beijo
Olá Amy!
Ainda não li o livro então estou me segurando pra não correr lá e ver o filme…
Confesso que estou um pouco desanimada pra ler, mas vamos ver se surge uma oportunidade em breve.
Bjs!
Eu li esse livro faz algumas semanas, e simplesmente amei, sou apaixonada por romances clichês, é claro esse me prendeu muito do começo ao fim, mas se tiver uma continuação eu ia amar, ainda não vi o filme rs, mas verei em breve kk
Sinceramente, não gostei tanto do filme, é bem clichê, não que isso seja ruim (gosto de clichês), é uma opinião bem pessoal mesmo pois criei expectativas demais por conta de comentários como: “MEU DEUS, ESSE FILME É INCRÍVEL, MELHOR FILME QUE JÁ ASSISTI NA VIDA”. Enfim, gostei, mas me iludi achando que seria algo surpreendente. E agora quero muito ler o livro, sempre venho a preferir os livros do que os filmes!
Olá! Concordo plenamente que no wattpad tem muito escritor bacana e com histórias incríveis. Ainda não assisti ao filme, apesar de todo o burburinho que ele causou e fiquei bem feliz em saber que existia um livro, não tem problema nenhum em ler um bom e velho clichê, aquela história amorzinho que te faz suspirar, sem dúvida vou querer conferir.
Oi, Amanda!!
Adorei descobrir que a autora começo escrevendo o livro A barraca do beijo pela ferramenta de leitura o wattpad e que essa história torno-se esse sucesso todo!! Amei o filme e agora quero muito ler o livro!!
Bjos
Oi Amanda,
eu tava louca pra ver o filme e ler o livro, pois no facebook quando o filme saiu, não se falava em outra coisa! kk
Daí assisti o filme e detestei! Geeeeeente, como achei chato, sem graça, final horrendo! kkkk
Não acredito que o Noah fez aquilo no final, achei desesperador!
Desculpem quem gostou, mas fiquei pê da vida com ele, com isso até perdi a vontade de ler. kkk
bjs
O que mais me faz ter vontade de ler este livro é o fato de que foi adaptado para filme mesmo porque não fiquei tão interessada na proposta do livro e pelo que eu soube o protagonista é bem possessivo em relação a garota
Excelente Post! Continuarei seguindo este Blog, aproveita e dá uma passadinha no meu. Tenho certeza que irá agregar bastante valor e conhecimento também. Te aguardo lá.. Gratidão!!