Fazer uma lista com os melhores filmes de terror é fácil. Existem muitas obras do gênero, muitas mesmo, que são excelentes. Para sair desse óbvio, resolvi pesquisar filmes que são muito conceituados, elogiados, copiados, que serviram de base para o que veio depois deles, mas que quase ninguém viu, ou mesmo sabem que existe, nos mesmos moldes do post de livros que saiu esta semana (aqui). Também sei que a maior parte do público do blog não gosta desse gênero, mas como estamos na semana do terror, vale pelo menos uma conferida nos trailers, afinal você ganha, no mínimo, conhecimento 😛



A ESPINHA DO DIABO (2001): Aos 12 anos de idade, durante a Guerra Civil Espanhola, Carlos (Fernando Tielve) é abandonado no decadente orfanato de Santa Lúcia, que é dirigido pela aleijada Carmen (Marisa Paredes) e pelo misterioso professor Casares (Federico Luppi). Além de ser recebido com hostilidade e violência pelas outras crianças e pelo cruel funcionário Jacinto (Eduardo Noriega), as escuras dependências da nova casa representam horror e mistério para o garoto. Até que ele recebe a visita do fantasma de Santi (Junio Valverde), um menino que foi brutalmente assassinado na instituição que implora alívio para seu tormento e, mais tarde, alerta para a iminência de uma desgraça. Por fim, o espírito pede a Carlos que execute uma terrível vingança.



O AJUDANTE DE SATÃ (2004): Douglas Whooly, um garoto de nove anos, decide que neste Halloween ele se vestirá com a fantasia do personagem de seu video game favorito. Durante a brincadeira ele se depara com um psicopata mascarado que o transforma em seu “pequeno ajudante”, e os dois começam um diabólico alvoroço na pequena comunidade de Bell Island. Apenas muito tempo depois é que Dougie entende que tudo aquilo é real e seu novo “mestre” é um assassino que agora está atrás e sua própria família.



A FRONTEIRA (2007): Querendo ajudar uma jovem que precisa desesperadamente esconder sua gravidez da família, seus amigos começam a roubar para reunir os fundos necessários para fazer o aborto na Holanda. Fugindo da polícia, o pequeno grupo se refugia num velho terreno de mineração improdutivo, num bosque na fronteira com Luxemburgo, e descobre um albergue administrado por donos perigosos: neonazistas canibais!



O TÚNEL (2011): A história é passada num labirinto de túneis e numa bolsa de água que existe no subsolo de Sydney, na Austrália. O filme convida-nos a seguir Natasha e a sua equipa de filmagens numa investigação para descobrir os verdadeiros motivos pelos quais o lago subterrâneo localizado debaixo da estação de Saint James passou de ponto turístico a zona interdita.



ABISMO DO MEDO (2005): Um ano após um trágico acidente, algumas amigas vão explorar uma caverna. Uma delas, Juno (Natalie Jackson Mendoza), sem avisar as outras, as levou para uma caverna que nenhuma pessoa tinha explorado. Logo elas descobrem que talvez alguém tenha entrado ali, mas nunca saído vivo. Um acidente faz com que uma rocha se desprenda e as amigas fiquem presas na caverna. Com a saída bloqueada, elas passam a explorar o local, buscando outro meio de sair. Porém elas passam a ser perseguidas por estranhas criaturas, que se escondem na escuridão da caverna.



O GABINETE DO DOUTOR CALIGARI (1920): Francis (Friedrich Feher) e o amigo Alan (Hans Heinrich von Twardowski) visitam o gabinete do Doutor Caligari (Werner Krauss), onde conhecem Cesare (Conrad Veidt), um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acredita só haver uma solução: adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.



MENSAGEIRO DO DIABO (1955): Durante a Depressão, no início dos anos 30, Ben Harper (Peter Graves) roubou o banco de West Virginia, matou duas pessoas e fugiu para sua casa com 10 mil dólares, que escondeu na boneca de sua filha. Antes de ser preso Ben fez que John (Billy Chapin) e Pearl (Sally Jane Bruce), seu casal de filhos, jurassem que nunca iriam dizer onde o dinheiro estava escondido. Harry Powell (Robert Mitchum), um assassino que se faz passar por pregador, é preso em uma casa de espetáculos por ter roubado um carro e mandado para a mesma cela de Ben, que foi condenado a morrer na forca. Enquanto esperava a execução Ben tinha sonhos que revelavam algo sobre o dinheiro, mas não tudo. Ben é executado e Harry, após cumprir uma pena de 30 dias, é libertado e então ruma para a casa de Ben. Harry chega ao lugarejo onde a família de Ben vivia e se insinua com os vizinhos Icey (Evelyn Varden) e Walt Spoon (Don Beddoe), que têm uma loja de doces, e impressiona o casal com seus dons como pregador. Willa Harper (Shelley Winters), a viúva de Ben, fica deslumbrada por Harry e logo os dois estão casados. Quando Henry constata que ela será um obstáculo para o dinheiro, corta sua garganta e joga seu corpo dentro do rio. Ele tenta fazer com que as crianças digam onde está o dinheiro, mas se Pearl mostra sinais de fraqueza John vigia sua irmã para que nada revele. Quando a situação fica insustentável as crianças fogem, descendo o rio em um pequeno barco. Mas Powell está determinado em conseguir o dinheiro e vai no encalço de John e Pearl.



O HOMEM DE PALHA (1973): O policial Neil Howie (Edward Woodward) chega à ilha de Summerisle, na Escócia, para investigar o desaparecimento de uma jovem. Logo ele descobre que os habitantes não estão nem um pouco dispostos a colaborar. A tensão e o mistério aumentam ainda mais quando ele conhece o Lord Summerisle (Christopher Lee), um poderoso fazendeiro que lidera uma estranha seita pagã.



OS INOCENTES (1961): Inglaterra, durante o era Vitoriana: dois irmãos, Flora (Pamela Franklin) e Miles (Martin Stephens), moram com seu tio em uma antiga casa após ficarem órfãos. Os meninos são deixados aos cuidados da senhorita Giddens (Deborah Kerr), uma governanta muito competente, que ganha total liberdade de criação dos meninos. Porém, as duas crianças começam a serem possuídas por espíritos que habitavam a casa. Cabe a Giddens salva-las e exorcizar os espíritos que rondam a casa.



NOSFERATU (1922): Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

Deixem nos comentários se conheciam algum desses filmes, ou mesmo se já viram. E cuidado com pesadelos esta semana!!!