O mundo de Arton é semelhante a uma versão medieval da Terra, onde além dos seres humanos, existem elfos, anões, deuses, monstros, magos, piratas, e outros seres comuns em fantasias. Mas também existem heróis, e o maior deles, o Paladino, um guerreiro sagrado moldado pelo poder conjunto de vinte deuses, está desaparecido.

Lisandra é uma sacerdotisa da deusa da natureza, criada por lobos em uma ilha remota, e a natureza cuida de suas crias, por isso concede a Lisandra alguns poderes para que ela consiga se defender. Ela encontrou o Paladino, mas ele está sem os Rubis da Virtude, as 20 pedras que lhe concedem poder, e, por isso, ele está paralisado, sem consciência, escondido em uma caverna, cuja localização, apenas Lisandra conhece.

Para conseguir acordar o Paladino, Lisandra precisa encontrar todos os 20 rubis, e para isso, ela busca ajuda de Galtran, o maior ladrão de Arton. Só que Galtran morreu, e ela encontra apenas seu filho, Sandro, um aspirante à profissão do pai, mas que falha miseravelmente em tudo o que tenta fazer. Mesmo assim, ele consegue ajudar Lisandra a conseguir um rubi.

Depois que se separam, Sandro descobre que existem muitos outros rubis espalhados por Arton, e decide continuar a procura para Lisandra. Nisso, ele conhece a elfa Niele, conhecida como a maior maga de todo o reinado, mas que na verdade é apenas uma barda e sua reputação se deve ao fato de possuir um artefato mágico que permite que o usuário use qualquer magia, mesmo as não conhecidas e as que o usuário não pode utilizar naturalmente. Da mesma maneira que Sandro, Niele é perita em fazer bobagens e entrar em confusões.

Por fim, conhecemos Tork, um lagarto mercenário baixinho que criou Lisandra desde quando ela era criança. Ele é discriminado pelos da mesma espécie, por causa de sua altura, o que segundo sua crença, é sinal de uma maldição. Mas apesar disso, ele é um excelente guerreiro, e mesmo sendo contra acordar o Paladino, ele decide ajudar Lisandra, com medo que ela enfrente perigos maiores do que possa lidar.

HOLY AVENGER é, originalmente, uma série de quadrinhos lançada no final dos anos de 1999, com roteiros de Marcelo Cassaro e desenhos de Érica Awano. Até 2003 foram publicadas 42 edições, e os personagens nasceram do RPG Tormenta, uma das produções nacionais de maior sucesso até hoje, e criou um caminho próprio. A série foi campeã por duas vezes do HQ Mix, o maior prêmio nacional de quadrinhos, e conseguiu o sexto lugar na primeira edição do Prêmio Internacional de Mangá, realizado no Japão.

Após o fim da série, as revistas foram compiladas em 6 encadernados, sendo que este é o primeiro volume. Eu já conhecia HOLY AVENGER desde alguns anos, sempre via nas comics shops, na Internet, seguia Tormenta e as dezenas de livros desse universo fantástico, mas nunca tive oportunidade de ler. Isso aconteceu agora e, finalmente, consegui compreender o motivo do sucesso das revistas.

HOLY AVENGER é uma das coisas mais engraçadas e divertidas que li em muitos anos. Niele e Sandro são totalmente sem noção, eles só fazem burrada atrás de burrada, só entram em confusões, cometem trapalhadas, erram direto, mas sempre conseguem dar a volta e sair por cima, nem que seja por pouco, muito pouco. A dupla é a melhor coisa desse primeiro volume.

Lisandra e Tok são a parte séria da história, eles possuem um passado turbulento, muitos mistérios, e uma missão longa para conseguirem salvar o Paladino. As batalhas mais perigosas, acontecem com eles. Esse balanceamento entre a seriedade e a comédia, dão um equilíbrio delicioso na leitura.

Os desenhos da Érica são fenomenais, num estilo perfeito dos mangás, inclusive com mudanças nas feições dos personagens, aquelas bem exageradas, quando eles ficam com raiva, espantados, assustados ou gritam. Quem lê mangás sabe ao que me refiro. Todas as lutas, os movimentos, a sensação de velocidade e de força, tudo está muito bem desenhado, com traços limpos e claros do que está acontecendo. E isso inclui uma grande habilidade na representação das emoções faciais dos personagens.

Sinceramente, não esperava gostar tanto do que li. HOLY AVENGER é muito, muito bom, e pretendo conseguir todos os 6 volumes da série. Pena que alguns estão esgotados. Espero que a Jambô consiga atualizar o estoque em breve. Para você que gosta de mangás, de aventuras cheias de ação e divertidas, com personagens adoráveis e engraçados, não deixe de ler. É excelente!


AUTOR: Marcelo CASSARO
ILUSTRADOR: Érica AWANO
EDITORA: Jambô
PUBLICAÇÃO: 2012
PÁGINAS: 240


COMPRAR: Amazon