Uma das figuras mais conhecidas e polêmicas da política brasileira é o ex-deputado federal Jean Wyllys. Em seus dois mandatos, ele defendeu, com unhas e dentes, os direitos de toda uma parcela da população que, ainda nos dias de hoje, tem suas vozes ignoradas pela elite no poder. Em seu livro de memórias, Jean nos leva para o humilde lugar onde nasceu e nos conta o que o levou a instaurar em si um auto exílio na Europa, renunciando assim a um terceiro mandato conquistado democraticamente com recordes de votos.

Nascido em Alagoinhas, interior da Bahia, a infância de Jean foi de extrema pobreza e de muitas dificuldades. Em condição quase de sub existência, Jean e sua família lutavam para se manterem vivos num país que parecia ignorar os pobres. Sendo um menino pobre do interior e ainda por cima homossexual, sua vida foi marcada por muito preconceito, dores e traumas, mas nada disso o impediu de seguir seus sonhos. Como dito no próprio livro, crianças pobres precisam trabalhar, e assim foi com o pequeno Jean e seus irmãos, viver uma dura vida no sertão atrás do pão de cada dia. E com o tempo e muita sorte, Jean conseguiu uma oportunidade de estudo e depois disso ele só cresceu. Novamente como dito no livro, Jean foi uma exceção, longe de ser a regra, a meritocracia é uma ilusão.

Ele estudou, trabalhou, deu uma condição melhor para a sua família, porém a virada na sua vida veio com o reality show da Rede Globo, o “Big Brother Brasil“, onde, na quinta edição, o rapaz humilde saiu vitorioso e milionário. Parece até coisa de filme, né? O jovem pobre que se destaca em meio a tanta injustiça, porém às vezes a vida imita a arte e assim aconteceu. O livro narra todos esses acontecimentos com uma paixão sem igual, com o autor dando importância a toda a adversidade que passou e injetando muito valor a tudo que ajudou a moldar seu caráter com o passar do tempo. A linguagem é toda trabalhada num vocabulário urbano, típico do povo nordestino, com direito a ditados populares e toda a riqueza linguística que temos direito, acumulada em séculos de miscigenação populacional.

A religião também é um tema bem trabalhado nas páginas, com o autor dando muita relevância para a sua criação na igreja católica e também nas religiões de origem africana, como a umbanda. E tudo isso é trabalhado em mais ou menos duzentas páginas que são representadas numa escrita fluida, bem organizada e acima de tudo, que sabe para onde quer ir.

Como todo mundo já sabe, depois de ganhar o BBB, Jean ingressou na política e logo foi eleito Deputado pelo estado do Rio de Janeiro, o novo lar que adotou. E quando a política entra na trama, o livro se torna cada vez mais denso e amargo. Um olhar preciso e direto, mostrando para quem está de fora, tudo o que está podre na nossa democracia. O mais triste é notar que a escuridão cresce demais com o passar dos anos. O relato de Jean começa em 2011 quando ele assumiu a bandeira de trazer direito para a comunidade LGBT, porém lutar também pelo povo negro, pelos pobres, pelas mulheres e todas as outras minorias que nenhum branco rico quer defender.

Acompanhamos de perto a luta para conseguir efetivar qualquer direito para o povo humilde que Jean e seu partido tentaram a todo custo defender. E entre as palavras, lágrimas e vergonha que ficam pelo caminho, principalmente quando somos apresentados ao grande jogo político que comanda o Brasil. Com homens que se dizem “discípulos de Deus” e “protetores da família” distribuindo ódio, maldade e preconceitos por onde passam.

E conforme vamos chegando nos dias de hoje, a leitura só piora. Jean Wyllys se tornou a pessoa pública mais difamada nos meios de comunicação, graças as várias “fake news” que assolaram e doutrinaram o Brasil durante as eleições de 2018. A ele eram atribuídos a criação de uma doutrina para estimular sexo infantil, doutrinar crianças a “trocarem de sexo” e talvez a pior de todas foi a que associava sua homossexualidade com pedofilia. Tendo Bolsonaro na linha de frente atacando a imagem de Jean gratuitamente, logo o deputado se viu num perigo real. Receber ofensas se tornou algo comum em sua vida e logo elas deram caminho para as ameaças de morte, contendo informações extremamente precisas sobre sua vida e rotina a ponto de tirar a sua paz. Porém, o ponto final veio com as ameaças macabras feitas contra a família de Jean, que prometiam estuprar e decapitar seus familiares.

Isso tirou a sua paz, seu sossego e sua privacidade, porque ao pedir uma escolta policial, Jean viu sua vida ser totalmente sufocada. Essas passagens são carregadas de tristezas e de solidão, a ponto de você gritar por socorro e ninguém ouvir. A força para manter seu mandato foi sugada e para Jean, agora só restava proteger a sua vida e a de seus familiares. Ele renunciou seu mandato, saiu do Brasil e espera por dias melhores para a nossa pátria amada.

Caminhar pelo colapso da política brasileira não foi fácil, nasceu nos protestos de 2013 que pediam o fim do aumento das passagens, em seguida veio a demonização do PT que culminou no golpe que tirou a presidenta Dilma do poder. E em seguida foi só ladeira abaixo e o que temos agora é Bolsonaro, que em menos de nove messes, já se provou um dos piores presidentes que o Brasil já teve. Um líder de estado que ama espalhar preconceitos e mentiras, não tem estudo para estar nesse cargo, não entende a sua importância e nem respeita os mais de 209 milhões de brasileiros que ele deveria representar.

O QUE SERÁ vem num momento pesado, que se prova verdadeiro a cada página e dia que passa. Jean se defende, mostra o seu ponto de vista e tenta dar um basta em tantas mentiras que levantaram em seu nome. O autor termina o livro não realizado ou totalmente recuperado, ele escolhe a verdade e nos diz que a recuperação é difícil e precisa de um passo de cada vez. A esperança é algo que devemos preservar. Nenhum mal dura para sempre, tudo tem um fim e, para nós, só fica a espera pelo dia em que o Brasil vai finalmente ser um lugar seguro e próspero para todos.


AVALIAÇAO:


AUTOR: Jean WYLLYS e Adriana ABUJAMRA
EDITORA: Objetiva
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 205


COMPRAR: Amazon