O filme mais polêmico do ano está entre nós. Diretamente da DC, CORINGA é o primeiro filme de grande orçamento a focar em um vilão, talvez o vilão mais famoso das história em quadrinhos. O palhaço do crime está muito vivo no imaginário popular, mas você conhece a sua origem? Posso te convidar a mergulhar nessa intensa trama repleta de loucura e tragédia?
Arthur é homem sonhador, batalhador e portador de uma deficiência mental que o faz rir em momentos de vergonha, medo ou tensão. Ele trabalha como palhaço em divulgação de comércios, visitas em hospitais e etc.. Sua rotina consiste em ir trabalhar e voltar para casa, onde cuida de sua idosa mãe. Arthur sonha em se tornar um comediante famoso, mas esse intenso sonhador acaba se perdendo pelo caminho, depois de sofrer com a violência intensa na cidade onde mora. As coisas pioram quando o governo interrompe as verbas para as instituições públicas que cuidam de portadores de necessidades especiais. Era lá que Arthur se consultava com profissionais da área e também era lá onde ele era devidamente medicado. Agora vivendo sem emprego, sem remédios e sem ajuda, a mente de Arthur começa a se derramar em caos, onde será que isso vai terminar?
A trama é a origem do icônico Coringa, o vilão clássico do Batman. A história é totalmente original e não se baseia em um quadrinho em especial. Só por fazer isso o filme merece palmas, porque incialmente esse caminho parecia ser uma péssima ideia. Mas, felizmente, o roteiro consegue ser intenso e se destacar em todos os sentidos possíveis. Começando pela atmosfera, o espectador é jogado na Gotham dos anos 70/80, onde a corrupção não tinha limites e o crime estava em todos os lados. O personagem principal recebe 99% de todo o foco do roteiro e isso se torna extremamente necessário, pois estamos trabalhando com uma personalidade especial. Arthur tem uma deficiência, ele procura ajuda, ajuda que ele realmente necessita para se manter estável. Mas o fim dessa ajuda inicia uma cadeia de eventos que culminam naquilo que a gente já sabe, a construção de um dos maiores, mais perigosos e violentos vilões que os quadrinhos já viram.
A trama já nasceu polêmica e, principalmente nos Estados Unidos, ela tem feito muito burburinho negativo, fazendo o filme ser um dos mais controversos dos últimos tempos. E porque todo esse bafafá? A resposta é simples: CORINGA é um filme que reflete com precisão uma realidade que é basicamente a nossa ou o que ela pode se tornar se a gente não tomar cuidado. Temas como porte de armas, algo liberado nos Estados Unidos, precariedade no serviço de saúde, algo que nos Estados Unidos não existe gratuitamente, e por último e mais importante, a falta de cuidado para com as pessoas portadoras de distúrbios mentais. O Coringa é maluco porque se tornou maluco, porque sua mente foi totalmente corrompida ao ponto de talvez nunca mais voltar a ser o que era antes. Tudo isso foi a união de violência, descaso e abandono da parte da sociedade, do governo e até mesmo da sua própria família.
E na base de muito talento, é isso que o roteiro tem a nos apresentar, como a mente humana pode se deteriorar sem cuidados. O Coringa é um sintoma da sociedade, um psicopata que foi nascendo aos poucos, em um mundo onde ninguém se importou. E isso é exatamente a realidade que nós vivemos nos dias de hoje, é só a gente olhar para esse tanto de ataques terroristas, principalmente focando em ataques nas escolas, onde na maioria das vezes, os terroristas eram pessoas com distúrbios mentais que não faziam tratamento. A construção do grande palhaço do crime é muito sólida e assustadora, por ser algo totalmente compatível com a nossa realidade. Se fosse um filme apenas de estudo humano, a produção já seria um grande destaque, mas estamos falando do Coringa, vilão do Batman, e temos sim no filme uma ponte que liga essas duas personalidades e onde seus caminhos se cruzam. Só posso dizer que essa ligação é muito forte e bem construída, dando respostas a absolutamente tudo que o espectador poderia ter dúvidas, como origem da obsessão do Coringa pelo Batman e o porquê de ele ser literalmente um palhaço. Tudo se liga, tudo tem sentido e uma ligação, um dos roteiros mais completos do ano.
O Coringa é o dono do filme e todos dançam ao seu redor, e quem vive essa lenda nas telonas é Joaquin Phoenix. O já aclamado ator acumula em sua carreira diversos prêmios e três indicações ao Oscar de melhor ator. Seu trabalho aqui pode lhe render mais uma indicação e dessa vez a tão esperada vitória, já que seu desempenho se eleva a um nível nunca antes visto. É uma crescente constante, onde pelo olhar do ator, o espectador sente a loucura crescendo, até se tornar destrutiva. Além de ser um trabalho dramático magnifico, a transformação física também surpreende, com o ator totalmente desfigurado, magro e com um vislumbre totalmente psicótico. Um trabalho difícil e muito bem dosado, em nenhum momento fica apelativo ou cansativo. Sem dúvidas o melhor desempenho masculino do ano e merece demais um lugar no hall da fama, ao lado do grandioso e já falecido Heath Ledger, que mudou o mundo depois do seu desempenho lendário em O CAVALEIRO DAS TREVAS, onde levou um Oscar ao viver o Coringa, em 2008.
Para combinar com seu roteiro incrível e um ator principal lendário, a direção entrega para o espectador um dos filmes mais incômodos do ano. A experiência de assistir CORINGA não é fácil, já que o filme é extremamente violento e pesado, não só graficamente, como também de maneira literal. A gente chega a rir de nervoso com as coisas absurdas e grandiosas que acontecem durante da projeção. O filme não tem “ação” propriamente dita, a produção é um drama psicológico, mas tem sim alguns momentos de tensão e eles chegam para nós de maneiras muito criativas. Novamente usando de contextos extremamente reais, como por exemplo um assassinato no trem, depois de uma moça ser assediada. Duas sequências se destacam como um dos momentos mais grandiosos do ano: a primeira envolve uma perseguição a pé com a polícia, filmada com uma maestria sem igual; e a segunda envolve um programa de TV. É lá que tudo explode e molda o futuro, porque basicamente é um filme que não acaba e talvez nem precise de uma continuação. Depois de o espectador assistir a última cena do filme, já sabemos tudo o que aconteceu e que irá acontecer no futuro.
E ainda dá tempo de elogiar mais: CORINGA é um primor visual com uma fotografia intensa que faz o espectador sentir o desconforto e a dor do personagem principal. A trilha sonora casa perfeitamente com tudo o que está na tela. O trabalho de maquiagem e figurino transforam tudo em realidade, criando a partir de hoje um dos visuais mais icônicos que o cinema já viu.
CORINGA é um filme controverso e que vai dividir o público. Está longe de ser aquele entretenimento divertido que a maioria dos espectadores escolhe quando vai ao cinema e está na margem oposta de tudo que o cinema baseado em quadrinhos está fazendo atualmente. Vá assistir esperando algo totalmente novo. Fórmulas, humor e adrenalina, são coisas que você não vai encontrar nele. É um filme para maiores, então não levem crianças e jovens para assistir, respeite a faixa etária. Uma obra extraordinária, completa, bem construída e muito importante. Sal na ferida para governos corruptos e pessoas hipócritas. O autentico filme do ano!
AVALIAÇÃO:
DIREÇÃO: Todd PHILLIPS
DISTRIBUIÇÃO: Warner Bros.
DURAÇÃO: 2 horas e 2 minutos
ELENCO: Joaquin PHOENIX, Zazie BEETZ, Frances CONROY e Robert DE NIRO
Controverso e polêmico são dois adjetivos que definem bem Coringa.
Mas que bom que o roteiro e a atuação de Phoenix estão à altura da expectativa dos fãs do Coringa
Realmente o filme chegou chegando, roteiro e atuação são duas coisas de outro mundo aqui, espero que sejam muito premiados.
Realmente um dos filmes mais aguardados e polêmicos chegou! E pelo que estava lendo ontem a noite, ele foi tipo cancelado de ser exibido em algumas salas de cinema(lá pra fora) e agora lendo esta crítica, entendo bem os motivos.
Além da violência, do armamento, Coringa é isso tudo que você citou, cria de uma sociedade hipócrita e cruel.
O estrago que a humanidade pode fazer com alguém comum e por isso, toda a polêmica envolvendo este longa engrandece ainda mais o roteiro, que pelo que li acima, não somente traz Joaquin interpretando de forma majestosa essa mente doentia de Coringa, mas todo um cenário real, muito real!!!
Verei com toda a certeza do mundo!
Beijo
Quando o filme é diferente, sempre vai ter aquelas enxurradas de noticias e acontecimentos estranhos, não consigo parar de pensar que alguma delas não passam de jogada de marketing.
Rafael!
Ouvi dizer que o filme é tão perturbador pelo lado psicológico que teve de ter indicação de faixa etária acima de 16 anos, porque de alguma forma pode influenciar as crianças, como já ouvi casos que ocorreram no extrior e até aqui no Brasil.
Joaquin Phoenix teve de emagrecer 11 kg paara poder fazer o papel e ficou perfeito.
Soube também que o magnífico Robert de Niro (que não citou na resenha), também tem sua parcela importante na vida do Coringa.
Fato é que quero assistir, principalmente por causa da abordagem diferente.
cheirinhos
Rudy
Pois é, o trabalho corporal do Phoenix ta sensacional. O De Niro ta incrível mesmo, deixei ele como surpresa no filme, já falei tanto né rsrs
Engraçado ser um roteiro original, já que, todos os outros coringas giram em torno de uma história herói/vilão! Ainda não tinha lido nada a a respeito do filme, mas ouvi algumas pessoas comentarem que ele é o melhor coringa até aqui! Não tinha pensando em um roteiro tão realista na verdade, achei que fosse mais um filme moda com muitas cenas de ação (por isso achei que ele estava sendo tão aclamado e odiado), a vida de uma pessoa realmente pode vir abaixo sem cuidados, vemos isso tantos em ataques terroristas como no próprio suicídio (ocorrendo em massa e até assistido, lamentável),. Não conheço muito a fundo o trabalho de Joaquin Phoenix (alem de Gladiador), mas não duvido de que seja um grande ator! Amoo o trabalho de Heath Ledger ( O MEU CORINGA PREFERIDO!),.
Enfim gostei bastante da sua analise, e confesso que estou curiosa para me entreter de forma diferente (antes não estava muito a fim de me aventura não!).
Acho que é uma abordagem diferente pro personagem, não acho justo a comparação entre o coringa do Laeder e o do Phoenix, lá era o coringa pronto em ação, aqui é a construção, abordagens diferentes e que no final, meio que se completam.
Achei interessante, mas ainda estou pensando se quero ver. Realmente a maioria das críticas está dizendo que é muito bom, porém, muito pesado.
Realmente é muito pesado, mas nada que ofensivo. Para quem gosta de filmes diferentes, acho que é uma ótima pedida.
Olá! Confesso que ao mesmo tempo em que estou empolgada para conferir o filme e essa belíssima atuação do Joaquin, também estou com aquele medinho (mesmo que 1%) de me decepcionar, mas daí a única alternativa é assistir e tirar minhas próprias conclusões, não tem muito como fugir (risos). Mas estou lendo só coisas boas em relação a adaptação, por isso, a esperança está grande, em que vou ser surpreendida positivamente, o vilão é um dos meus queridinhos e vai ser incrível poder acompanhar um pouco mais de sua história.
Se você for assistir com a ideia de que é um filme totalmente diferente do que estamos acostumados, com certeza você não vai se decepcionar.
Desde as primeiras fotos de cenas que estavam sendo gravadas, o primeiro teaser, eu já tinha certeza que seria um ótimo filme! Estou mega ansiosa para poder assistir
Era um daqueles filmes que já prometiam bastante logo no inicio da produção, felizmente agora só temos flores para colher, o filme ta incrivel. Com certeza você vai gostar.
Seeeempre gostei muito do Coringa. Digo até que gosto mais do Coringa do que do Batman. Com certeza esse é um dos filmes mais aguardados esse ano e, pelo o que vi no trailer e em algumas fotos ele está sensacional. Joaquin Phoenix é um ator e tanto, merece que venha o Oscar.
Bom saber que a ligação com o Batman é mostrada mas deixando o herói mais em segundo plano. Precisamos conhecer o Coringa, mesmo ele tendo se tornado esse psicopata.
O coringa é tão complexo e intrigante que fazer um filme só dele foi uma ótima ideia, mas estamos falando de um vilão né, se não tivesse polemica, nem era pra ter lançado né rsrs
Olá Rafael!
Provavelmente o filme mais comentado entre as estreias de 2019, Coringa inovou completamente ao se distanciar totalmente das fórmulas pré-fabricadas que são comuns aos filmes tanto da Marvel como da DC. Dispensando o tão saturado humor, o longa se sustenta pelos temas pertinentes com o qual trabalha, sem contar que a performance impecável de Phoenix compensa a quase total ausência de personagens secundários. A paleta de cores utilizada na fotografia não poderia ser mais condizente com o cenário decadente da Gotham de 80, sem contar que os tons combinam muito bem com o desespero do personagem por salvação.
Beijos.
O grande lançamento mais comentado do ano com certeza, não tivemos antes tantos comentários divergentes sobre um mesmo filme, tem gente que ama e uns que odeia. Mas isso é normal, filme diferente causa isso no grande publico.
Olá!
Então, já vi muitos falando bastante bem do filme, não tive a oportunidade de assistir. Apesar de que não sou muito desse tipo de filme, mas gosto muito da DC sempre fui de ver filme heroico mas por outro lado vejo que o filme tem um ótimo enrendo e que me chamou bastante atenção, estava esperando alguém fala sobre o filme.. haha
Agora, eu possa assistir!
Meu blog:
Tempos Literários
Acho que esse filme vale a pena pq se você substituir o nome do personagem por qualquer outro, o filme ainda continua intenso e relevante. Ele se distancia demais de tudo o que tem sido feito nos moldes de adaptações de HQs,
Oi, Rafael
Ainda não tive a oportunidade de ir ver o filme , meu irmão assistiu e gostou muito.
Imagino como está sendo a crítica não só no EUA no mundo todo que pode ver Coringa. Precisamos de filmes, livros e séries que aborde como a pessoa é tratada pelos governos em questão de emprego, oportunidade, saúde no caso de Arthur a falta de um acompanhamento médico e remédios.
Espero que Joaquin ganhe oscar de melhor ator pelo trailer ele está perfeito parece intenso e louco como Coringa é.
Assim que tiver chance vou assistir, beijos.