A nossa vida é cheia de momentos que se repetem. Independentemente da pessoa, todos nós experimentamos sensações, experiências, pensamentos similares. Pode ser aqui no Brasil, pode ser nos EUA, pode ser na Europa, no Japão, ou em qualquer outra parte do mundo. O ser humano é uma criatura cíclica.

CEM é um livro ilustrado que exemplifica algumas dessas experiências ao longo de 100 anos da vida de uma pessoa, de qualquer pessoa. Claro que você não se identificará com tudo, nem terá feito algumas das situações que o livro aborda, mas tenho certeza de que a maioria terá uma contraparte na sua vida, e as que não tiver, farão você pensar bastante.

Cada página ou cada conjunto de duas páginas ilustram um ano de vida. Começa com um ano, com a dificuldade de falar, de segurar um objeto ou mesmo de conseguir andar. Segue pelo ano dois, três, quatro, e o livro vai abordando a entrada no colégio, a necessidade de se acordar cedo, o ganho de confiança em si mesmo, a capacidade de realizar algumas tarefas melhor que os pais, reconhecimento; passamos pelos 15 anos e aprendemos a beijar, aos 18 aprende a gostar de café, aos 20 quase não lembra de quando tinha 15, aos 21 se espanta em como a dimensão das coisas são pequenas em comparação à sua visão quando criança.

Aos 29 aprende a gostar de ficar sozinho, que a felicidade é relativa, o que é ser pai e mãe; aos 36 compreende que a realização de um sonho pode não ser tão pleno quanto imaginava, e aos 49 aprende a valorizar uma boa noite de sono; aos 61 constata que o nariz e as orelhas cresceram e aos 75 aprende a desaprender as coisas, enquanto aos 80, toma consciência de que o tempo é finito e que agora precisa do dobro de tempo para fazer até as coisas mais simples. Aos 91 se lembra de como é bom ter um velho amigo e perto dos 100 pensa como seria se sua idade não fosse contada em anos, mas em momentos que você aproveitou.

Esses são pequenos exemplos das mensagens deixadas pelo livro. Mensagens que irão tocar você de alguma forma, que irão fazer você repensar seu mundo, o estilo de sua vida, a relação com sua família, com os amigos e mesmo com pessoas aleatórias que encontra pelo caminho. E todas elas acompanhadas por lindos desenhos desses momentos, que muitas vezes, poderão ser uma cópias dos seus momentos.

CEM é um livro para ser lido várias vezes, porque algumas das páginas, das frases, só serão compreendidas quando você atingir a idade que elas representam. Mas se você for sábio, saberá guardar o que é dito nos anos que ainda não chegaram, para, quem sabe, você conseguir aproveitar melhor, colher um fruto mais doce. Uma leitura simples, com desenhos lindos, carregada de significado, que fará você se sentir diferente, melhor, mais completo. Não perca!

Quer descobrir como a passagem dos anos pode ter diferentes perspectivas? Adimirar desenhos fofos e cheios de significado? Ter a chance de levar um exemplar de CEM para casa? Basta seguir as regras abaixo 😉

REGRAS

UM: Preencher o formulário de participação, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional que vale cinco pontos a cada dia que voce fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;

DOIS: Deixar um comentário neste post;

TRÊS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o prêmio;

QUATRO: Após 16/11/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participação;

CINCO: O prêmio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do prêmio enviado;

SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitação do endereço. Caso não responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;

SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questões não previstas nestas regras.

RESULTADO

Rayane Bonai (@rayanebonai)


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Heike FALLER
ILUSTRADOR: Valerio VIDALI
TRADUÇÃO: Julia BUSSIUS
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 208


COMPRAR: Amazon