Você já deve conhecer a atriz Lupita Nyong’o pelos seus trabalhos nos filmes PANTERA NEGRA, NÓS e em DOZE ANOS DE ESCRAVIDÃO. Sendo esse último, o filme que garantiu a ela um Oscar de melhor atriz coadjuvante. Mas agora vamos conhecer uma nova Lupita, a Lupita escritora. E em seu primeiro trabalho, nós temos um livro infantil que aborda um ponto de vista super importante e necessário, venha conhecer mais!
A primeira frase do livro já resume bem tudo o que vamos encontrar nas páginas: “Sulwe tem a pele da cor da meia-noite”. Sulwe é a nossa protagonista e seu dilema está em volta da sua cor. Toda a sua família é de pele negra, mas a pele de Sulwe é mais escura e bem diferente de todos que estão ao seu redor. Ela não se acha bonita como a irmã, que tem uma pele mais clara e tem mais amigos. Sulwe faz de todo o possível para que sua pele seja mais clara, mas nada dá resultados. Até o dia em que ela faz um pedido para uma estrela e a mesma aparece para Sulwe, para lhe oferecer o que tanto faltava em sua vida.
O livrinho é baseado na vida da própria autora, que era uma criança com a pele negra mais escura e se sentia distante de todos. Era constante alvo de bullying e também fazia de tudo para que sua pele tivesse outra tonalidade. Isso é algo que acontece muito com crianças com a pele mais escura, infelizmente elas são mais propensas a serem isoladas.
A trama nos apresenta a sua personagem e seu dilema, em seguida Sulwe faz um desejo e recebe a visita de uma estrela que lhe mostra que o escuro também é belo. Que o claro também é belo, mas ele não pode ser tudo, precisa existir uma dualidade entre o claro e o escuro. Assim como o dia e a noite, não poderíamos viver para sempre de dia, assim como não poderíamos viver para sempre de noite. Tudo isso é contado através de uma espécie de parábola, uma mini-história que é apresentada para a personagem. E todo esse caminho é feito com muita delicadeza e com uma sensibilidade inspiradora, impossível não se emocionar com as pequenas palavras que brotam do papel.
Além da história ser potente, as ilustrações elevam tudo aos céus. O livro inteiro é coberto com ilustrações dos personagens, de suas ações e o mundo ao seu redor. As cores são vibrantes, o traço é poderoso e o resultado final é uma obra de arte para ninguém botar defeito. O tipo de livro que emociona e encanta o leitor em todos os sentidos.
SULWE é uma história importante sobre aceitação e amor próprio, principalmente para a população negra, que depois de anos de exclusão e preconceito, ainda precisam de amparo e um pouco de magia. Tudo isso vindo de uma autora negra que entende o que está falando e constrói seu livro da maneira mais inclusiva de todas. É uma leitura perfeita para qualquer criança, pois todos nós temos algo que precisamos aprender a valorizar e amar. Um daqueles livros fofinhos que deixam o coração quentinho e encantado.
AVALIAÇÃO:
AUTORA: Lupita NYONG’O
ILUSTRADOR: Vashi HARRISON
TRADUÇÃO: Rane SOUZA
EDITORA: Rocco
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 48
COMPRAR: Amazon
Rafael!
Importante ver um livro que fala sobre o bullying sofrido por Sulwe e por ela mesma não aceitar sua cor.
Achei delicada a abordagem da autora ao contar sua própria história e como tudo se passou.
Realmente as ilustrações são belas.
cheirinhos
Rudy
O livro fica mais emocionante depois da gente perceber que tudo isso é uma história real, uma mensagem tão bonita para as crianças e também emocionante para os adultos.
Triste isso né? Digo pelo fato da atriz ser linda de viver e ter um talento nato,mas como li acima que ela sofreu por ter a pele mais escura, sei lá, dá um aperto no peito!
Por isso a importância de livros assim, apesar de pensar que não deveriam existir nunca, se nossa humanidade tivesse sido humana desde o início!
Mas…infelizmente o passado não pode ser mudado e depois de um fim de semana marcado por atos monstruosos de racismo ainda hoje, gostei sim de ler a resenha acima e ver a qualidade do livrinho!
Não é para crianças não, é para todos nós!
E eu quero muito ver,ter e ler!!!
Beijo
É um tipo de realidade que ninguém deveria viver, não gostar do próprio tom de pele, depois de passar por tanto bullying, mas infelizmente isso acontece e as coisas só vão melhorar quando a ignorância acabar e livrinhos como esse são perfeitos para educar crianças e adultos. Opções não faltam né, só falta incentivo das autoridades para o racismo realmente ser erradicado.
Olá! Nossa fiquei impressionada que um livro tão pequeno (só 48 páginas) possa transmitir tanta emoção, ensinamentos e acima de tudo amor. É aquele tipo de livro que a gente lê com os pequenos, lê sozinha de tempos e tempos e sempre tira algo de bom no final.
Sim, são 48 páginas que não poderiam ser melhor aproveitada, uma delicadeza fortíssima nas palavras e um sentimento muito grande que é passado para o leitor, não importa a idade.
Só pelas ilustrações já vale a pena ter esse livro lindo, mas ainda por cima vem com uma história maravilhosa de toca o coração de qualquer pessoa com qualquer idade.. torna esse livro quase obrigatório. Obviamente eu admiro muito a Lupita, mas agora com esse livro ela nos deu algo a mais nesse mundo para amar. Realmente incrível
É um pacote completo mesmo, trama importante e bonita e as ilustrações são uma obra de arte, cada uma melhor que a outra. Um trabalho mais que perfeito da autora com a ilustradora.
Que história fofa! E ao mesmo tempo triste.
Lupita é maravilhosa!!! Incrível como atriz e agora se revelando como uma ótima escritora.
Fiquei curiosa para ler
A lupita é um talento nato e completo né, até se ela quiser começar a cantar, ela vai se sair bem também. Admiro a atriz e fiquei muito surpreso com a delicadeza dela neste livro infantil.
Olá!
Que ilustrações maravilhosas! É uma temática muito importante de se tratar, já começar desde a infância com consciência para se tornar uma boa pessoa.
O que seria do sol se não existisse a lua?
Sim, é importante desde pequena as crianças aprenderem isso, que sem a luz o escuro não existe e sem o escuro, a luz não tem proposito. Isso pode se aplicar em tantos exemplos, por isso esse livro é tão rico e bonito.
Ahhh que resenha e história fofa! Eu amo o trabalho da Lupita e com certeza quero ter essa obra em minhas mãos para poder apreciar esse outro lado dela ♥
Um beijo.
Foi um dos textos que mais amei escrever, a gente termina o livro com um sentimento lindo de felicidade e inspiração. Vale muito muito a pena.
Olá!
Sempre que vi a capa desse livro, ficava com uma curiosidade em saber sobre a trama e a historia. Gostei muito de como a autora abordou sobre a pele negra de uma maneira bem delicada e suave. Gostei muito e com certeza vou desejar ler.!
Meu blog:
Tempos Literários
““Sulwe tem a pele da cor da meia-noite”. Fala sério, tem descrição mais linda?? Realmente não entendo o ser humano. A diversidade é tão maravilhosa, o fato de podermos montar um degradê com tons de pele é tão único (e isso só no Brasil!!). Imagino que esse seja um daqueles livrinhos infantis com um impacto tão grande que o leitorzinho vai carregar a história na mente pro resto da vida.
Oi, Rafael
Estou namorando esse livro desde que vi sobre o seu lançamento, impossível não querer.
Lupita é um exemplo para ser seguido escrever sua própria história de uma maneira simples, criativa e bem fofa apesar de se tratar de bullying, preconceito.
É um livro que todos precisam ler, ter nas escolas.
Não vejo a hora de poder ler, beijos.
Muito fofo e extremamente importante!
Lupita fez um excelente trabalho, espero que outros escritores também o faça, ter obras assim de tamanha importância social voltada para as crianças, putz magnifico.