O ano de 2019, para o cinema, foi uma grande dominação de franquias, continuações, remakes e reboots, mas dentre tudo isso, tivemos grandes filmes, alguns realmente grandes e outros que fizeram pouco barulho, mas que são a prova viva de que sucesso financeiro não é garantia de qualidade. Aqui temos os dez melhores filmes de 2019, segundo a minha opinião, e no final eu vou querer a sua também, bora falar de filme bom!



DEZ: DOUTOR SONO (2019)
Esse sensacional suspense de terror acompanha um homem que tem um poder estranho que ele tenta a todo custo esconder. Sua rotina é quebrada quando ele recebe um pedido de ajuda, vindo telepaticamente de uma menina que está do outro lado do país. A tão esperada continuação de O ILUMINADO acompanha Danny, agora um homem adulto cheio de dores e traumas, que se une com Abra, uma poderosa menina que está sendo caçada pelo Nó, uma seita de hippies que caçam pessoas “iluminadas” para beber literalmente de seu poder, matando seus antigos portadores. Muitos mistérios serão revelados e o pavoroso Hotel Overlook receberá hospedes mais uma vez, pronto para fazer a sua reserva? Um filme sensacional, eletrizante e divertido. Elenco, direção e roteiro fazendo bonito para entregar uma das melhores aventuras do ano. Merece demais um lugar ao sol!

 



NOVE: HOMEM-ARANHA NO ARANHAVERSO (2018)
E o filme de super-heróis do ano é uma animação, estrelada pelo amigão da vizinhança, o Homem-Aranha, que dessa vez é Miles Morales, um menino negro que ama hip hop e se torna o herói depois de ser mordido por uma aranha. Mas existe um problema, ele não é o único Homem-Aranha que existe, um portal dimensional foi aberto e dele chegaram vários Homens-aranhas de outras realidades. Juntos eles precisam aprender a conviver, trabalhar em equipe, ensinar o novato, o protagonista Miles, a ser um herói ao mesmo tempo em que param o Rei do Crime, que pretende abrir esse portal dimensional novamente, mas dessa vez o mundo todo está em perigo. Um dos filmes mais belos do ano graças a sua animação extremamente criativa, com traços novos e surpreendentes. Personagens incríveis, trilha sonora eletrizante e uma trama que faz os outros grandes filmes de heróis comerem poeira. Não é atoa que é um dos filmes mais aclamados e premiados do ano, levando para casa o Oscar de melhor animação, deixando para trás a Disney e seu grande INCRÍVEIS 2.

 



OITO: A FAVORITA (2018)
Esse drama/comédia de época acompanha uma rainha que em sua volta tem uma lady que é seu braço direito e sua favorita. Em segredo elas são amantes e uma parece dominar a outra, essa disputa de poder se abre com a chegada de outra personagem, que começa pequena e logo coloca suas garrar na rainha, roubando o protagonismo da outra favorita. Essa guerra de interesses bota em jogo a vida de ambas e no meio disso temos uma rainha com ares de louca e doente, quem será que leva a melhor no final? Aquele tipo de filme que subverte todo o convencional, quando se trata de filmes de época. Seu lado visual é extraordinário e todo o elenco é incrível, mas obviamente o destaque fica para o trio de protagonistas vividas pelas atrizes Emma Stone, Rachel Weisz e Olivia Colman, a grande rainha do filme e que levou o Oscar de melhor atriz em 2019 pelo seu desempenho nesse filme. Além desse prêmio a produção conseguiu outras 9 indicações e se destaca por ser um dos dramas mais impressionantes dos últimos tempos.

 



SETE: ERA UMA VEZ…EM HOLLYWOOD (2019)
O novo filme de Quentin Tarantino joga o espectador para a Hollywood dos anos 60/70 e acompanha um ator outrora famoso, agora fracassado, buscando bons papeis para si ao lado de seu motorista, um dublê conhecido por supostamente ter matado sua esposa. A produção é uma daquelas que faz a época e o lugar onde ela se passa num autêntico personagem do filme. Apresentando fatos reais com personagens fictícios, o filme também tem como destaque a figura da atriz Sharon Tate, vivida pela atriz Margot Robbie. Sharon que ficou conhecida por ter sido morta pela seita liderada pelo psicopata Charles Manson, recebe uma bonita homenagem. E não podemos esquecer dos protagonistas que são vividos por Leonardo DiCaprio e Brad Pitt, ambos em desempenhos fenomenais. Uma comédia, com um toque de ação e drama, uma das misturas mais interessantes e agradáveis do ano.

 



SEIS: BACURAU (2019)
Esse poderoso suspense dramático nacional acompanha uma pequena cidade do nordeste que é extremamente negligenciada pelos governantes e que, num belo dia, simplesmente some do mapa ao mesmo tempo em que está sendo atacada por algo ou alguém. Um filme poderoso, com muita garra e identidade do seu povo. Seu roteiro faz incríveis paralelos com a sociedade em que vivemos e o elenco não poderia ser mais diverso, contando com grandes atores e atrizes brasileiros e até mesmo com os próprios moradores da cidade onde o longa foi filmado, estão todos tão bem que é impossível diferenciar quem é ator e quem não é.

 



CINCO: CORINGA (2019)
O melhor e mais polêmico blockbuster do ano acompanha Arthur Fleck, um portador de necessidades especiais que trabalha como palhaço em lojas e hospitais. Seu dia-a-dia consiste em violência, negligência e cuidar de sua mãe idosa. Tudo parecia em ordem, mas depois de ganhar uma arma de um amigo, com o objetivo de se proteger, o homem enlouquece e entra para a história como o quebrador da ordem e do caos, se tornando o grande Coringa. A história de origem do vilão mais icônico do cinema é de longe um dos filmes mais impressionantes do ano e muito disso vem graças a performance hipnotizante de Joaquin Phoenix, vivendo o grande palhaço do crime, num desempenho 100% focado e preciso. Além disso, o filme ainda entrega um excelente roteiro, direção criativa, um tom mais sombrio e um lado estético rústico impressionante. Já é outra figurinha repetida nos prêmios e promete também se destacar bastante no Oscar. A produção conseguiu um bilhão de dólares na bilheteria e tudo isso é ainda mais impressionante vendo seu orçamento de 50 milhões, algo baixo para os padrões americanos.

 



QUATRO: AS GOLPISTAS (2019)
Esse drama acompanha o dia-a-dia das strippers de Nova York e em como elas ganhavam a vida na noite. A trama se foca num grupo de mulheres que depois da crise econômica de 2008 precisaram se reinventar para garantir seu sustento. Um esquema de captação de clientes foi desenvolvido, onde as moças embriagavam e drogavam os homens, os levavam para a boate, onde lá uma porcentagem dos lucros deles iam para as meninas. E muito dinheiro foi levantado assim, já que esses caras eram os mesmo que roubavam um bocado na bolsa de valores, nada poderia dar errado, certo? Dirigido e roteirizado por uma mulher, a produção não sexualiza as moças e todo o elenco tem nome e uma história, não só um corpo para ser visto e desejado. O filme ainda traz um desempenho fenomenal da atriz e cantora Jennifer Lopez, que esbanja beleza e potência dramática num papel perfeito para ela. A atriz já está indicada a vários prêmios grandes, incluindo um Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante e tem chances reais de chegar ao Oscar no ano que vem, bora torcer mais que ta pouco!

 



TRÊS: HISTÓRIA DE UM CASAMENTO (2019)
No terceiro lugar temos um filme original Netflix, que acompanha um casal que está entrando no processo de divórcio. Estrelado por Scarlett Johansson, a Viúva Negra dos Vingadores, e Adam Driver, o Rylo Ren dos novos Star Wars, a produção entrega não um filme, mas sim um grande soco no estômago. Pois ao acompanhar esse triste fim de uma família, fica difícil não se emocionar. O filme se diferencia do convencional ao mostrar de forma neutra todos os lados da história, em vez de pintar um vilão para o espectador odiar. A dupla de protagonistas está num nível altíssimo e prêmios para seus desempenhos seriam uma confirmação mais que justa para seus trabalhos. Emocionante, belo e até mesmo engraçado, esse aqui não tem desculpas para não assistir, hein.

 



DOIS: JOJO RABBIT (2019)
Temos aqui mais uma comédia dramática que se passa na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, e segue Jojo, um menino de dez anos que sonha em ser do exército pessoal de Hitler. É realmente isso que você entendeu, o filme é visto pelo ponto de vista de uma criança que ama o Nazismo e que está sendo extremamente doutrinada pela sociedade. Parece de longe uma catástrofe em forma de filme, mas o roteiro é poderoso o suficiente para fazer sátira dessa doutrinação que o povo tinha com os ideais nazistas, satirizando tudo o que eles ensinavam. E tudo muda para Jojo quando ele encontra uma jovem judia escondida em sua casa, o que será que o menino irá fazer? A joia do filme é o elenco extremamente focado e bem escalado, dando vida a um roteiro que é engraçado, inteligente e emocionante. Dirigido por Taika Waititi, o mesmo de THOR RAGNAROK, se destaca demais dentre tudo lançado em 2019, filmaço!

 



UM: PARASITA (2019)
No primeiro lugar, nós temos um filme sul coreano dirigido por Joon-ho Bong, o mesmo diretor do filme Okja, produção da Netflix. Em Parasita, acompanhamos um jovem pobre que começa a trabalhar como professor de inglês numa casa de pessoas muito ricas e esnobes. Vindo de uma família muito podre, que faz de tudo para ter dignidade, ele tem o objetivo de ajudar a todos e logo ele consegue botar a  mãe, o pai e a irmã para também trabalharem na casa dessas pessoas ricas, cada um com uma função diferente e fingindo não se conhecerem. O filme tem um humor sutil e um drama pesado, que vem acompanhado de um fortíssimo estudo social, mostrando a diferença entre o rico e o podre e os lugares que ambos ocupam. Um filme extraordinário que emociona e entretém. Elenco perfeito, roteiro poderoso e uma direção digna de seiscentos prémios. O filme mais impressionante do ano que merece demais ser assistido por todos.

Menções honrosas: TOY STORY 4, ENTRE FACAS E SEGREDOS e JOHN WICK – PARABELLUM.