É outubro e a neve cai na pacata cidade de Copenhagen. A polícia é surpreendida ao descobrir o corpo de uma mulher brutalmente assassinada, faltando uma das mãos. Acima do corpo, em uma árvore, está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas. O que parece ser apenas mais caso de homicídio para a experiente detetive Naia Tulin e seu novo parceiro, Mark Hess, se tornará um enigma aparentemente insolucionável, quando se descobre uma evidência ligando o “Sr. Castanha” a uma garota desaparecida há mais de um ano.
A garota se trata de Kristine Hartung, filha da política Rosa Hartung. O caso do desaparecimento foi encerrado pelo departamentos de homicídios. Um homem foi preso e confessou ter raptado e assassinado Kristine. A descoberta das digitais da garota no boneco pode comprometer os profissionais que investigaram o caso anteriormente e cabeças irão rolar. Que conexão pode ter esses dois casos?
AS SOMBRAS DE OUTUBRO é narrado em terceira pessoa, com capítulos curtos, onde conhecemos um pouco do passado dos personagens, porém de uma forma rápida, que não deixa o leitor entediado. Ação e sangue é o que não vai faltar neste Thriller.
De início notei a semelhança entre este livro e O HOMEM DE GIZ, da autora C.J Tudor, que foi tão comentado no ano passado. Ambos os livros são excelentes, a narrativa cheia de reviravoltas prende o leitor do início ao fim.
O que me incomodou nos protagonistas foi que a detetive Tulin, embora perspicaz e com uma personalidade forte, no qual me identifiquei, muitas vezes estava cética diante de alguns acontecimentos. Isso tirou, ao meu ver, o brilho da personagem feminina. Já o investigador Hess, recém expulso da Europol, mostrou uma personalidade introspectiva, mas se tornou o meu personagem preferido. Roubou a cena literalmente.
O livro aborda um cenário político, familiar, investigações e descrições cruas, porém tem tudo que um amante do suspense policial gosta. É um thriller frenético, sentimos empatia por alguns personagens, mas não há gatilhos, pois o autor não prolonga muito descrições dos fatos em si.
No final senti que Soren Sveistrup, o autor, iria enveredar um caminho, justificando o comportamento do serial killer, mas uma fala do Detetive Hess demonstrou que o autor conhece e deve ter estudado a fundo a mente de um psicopata e não estragou o livro.
É incrível com Soren não deixa nenhuma ponta solta, todas as dúvidas levantadas no decorrer do livro são explicadas. E eu estava sentindo falta disso em um thriller, um final reconfortante. Exceto por um gancho que, espero, continuará em um próximo livro do autor com os mesmos detetives como protagonistas.
AUTOR: Soren SVEISTRUP
TRADUÇÃO: Natalie GERHARDT
EDITORA: Suma
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 416
COMPRAR: Amazon
The Killing! Não vejo a hora de conferir este livro. A série é maravilhosa e apesar de também achar que a detetive poderia ter sido um pouco melhor trabalhada, o enredo é fascinante!
Aliás, acho que é o lançamento mais resenhado e comentado na semana que termina.
Fica a dica da série na tv, que particularmente eu amei.
E sim, Sr Castanha e O Homem de Giz tem suas semelhanças!!!
Beijo
Tenho vontade de assistir The Killing! Bjos!
Oi!
Eu estou salvando esse livro na minha lista agora!
Adoro histórias com serial killers, ainda mais com peculiaridades de deixar “lembrancinhas” por onde passa.
O Homem de Giz é outro que estou doida para ler.
Beijoss!
Esse é um livro quase obrigatório aos fãs do gênero. Bjss
BRENA!
Adoro livro policiais também e quando o enredo traz todo esse mistério a ser desvendado, torna tudo bem excitante.
Sua análise é válida.
Não li ainda nenhum dos livros do autor, mas gostei muito e já quero.
cheirinhos
Rudy
Super indico. Bjs!
Thriller não é o primeiro gênero que escolho mas vez por outra me aventuro no mundo do suspense.
Não sei o que pensar em relação ao livro, parece que utiliza muitos clichês do gênero mas não sei se dá melhor forma.
Pra quem não está acostumado pode não gostar da leitura pois é muito sangrento. Mas tem suas peculiaridades!
Amei a resenha! Amo Thriller e quando o autor se propõe a não deixar nenhuma ponta solta então, a história me ganha na hora! Confesso que não conhecia o livro mas já estou indo na Amazon adquirir agora mesmo! Estava mesmo precisando de um Thriller para a minha meta de fevereiro!
Um beijo.
Espero que tenha gostado tanto quanto eu.
Olá!
Um Thriller bastante interessante, sou muito apaixonada por livros que trás esse tipo de trama. A premissa me pareceu ótima e parece ser algo similar com O Homem de Giz que ainda não li mas pretendo muito. Espero ler logo!
Meu blog:
Tempos Literários
Super indico!