O livro UMA CANÇÃO DE NATAL foi a primeira obra natalina escrita por Charles Dickens, tendo sido publicado em 19 de dezembro de 1843 e vendido seis mil cópias até o dia 25. Pode ser encontrado também com o título UM CONTO DE NATAL, pois a tradução varia a partir do original A CHRISTMAS CAROL.
Este livro foi um dentre mais de 20 obras desenvolvidas por Dickens, tendo como foco as festividades natalinas, alguns escritos em parceria com outros autores. E um fato muito interessante é que o autor é conhecido por ter despertado o espírito natalino na sociedade recém-industrializada da época através de seus livros, estimulando a retomada de tradições, como decorações nas casas, corais e ações beneficentes nessa época do ano. Todas essas obras foram encenadas em musicais ou teatros, algumas tendo sido adaptadas para o cinema. UMA CANÇÃO DE NATAL inspirou diversos filmes: UM CONTO DE NATAL (1938), O ADORÁVEL AVARENTO (1970), O NATAL DO MICKEY (1983), OS FANTASMAS DE SCROOGE (2009) e O HOMEM QUE INVENTOU O NATAL (2017).
Neste conto, conhecemos o protagonista Ebenezer Scrooge, um homem extremamente avarento e egoísta que se dedica diariamente a acumular riquezas, sendo muito solitário e detestado por muitos. Scrooge tinha um sócio com quem iniciou o negócio de empréstimo de dinheiro, Jacob Marley, mas este faleceu há sete anos e seu parceiro seguiu trabalhando sozinho e cobrando juros altíssimos de seus clientes. Desde então, Ebenezer foi se tornando cada vez mais ranzinza e mão de vaca, pagando um mísero salário para seu único funcionário do escritório, afastando as pessoas com sua rispidez, negando ajuda à caridade e trabalhando no frio usando apenas uma vela a fim de não gastar com um sistema de aquecimento.
Na véspera de Natal, ele recebe a visita de seu sobrinho desejando-lhe um feliz natal e convidando-o para jantar em companhia de sua família, porém Scrooge afirma que Natal é uma besteira e declina o convite (como faz todos os anos). No dia 24 de dezembro, Scrooge recebe a surpreendente visita do fantasma de seu antigo sócio, Jacob Marley, que tenta alertá-lo sobre seu triste fim, provocado por suas atitudes mesquinhas, e ainda avisa Scrooge que outros três espíritos o visitarão: o Fantasma dos Natais Passados, o Fantasma do Natal Presente e o Fantasma dos Natais Futuros.
Num mesmo dia, Scrooge é visitado pelos três espíritos, cada um o transportando para natais de épocas distintas e mostrando-lhe como suas atitudes afetam a sua vida e a de pessoas próximas e que a generosidade é sempre a melhor escolha… Tudo o que o personagem vivencia nessas viagens através do tempo faz com que ele volte à realidade, sendo uma pessoa renovada, com pensamentos diferentes e mais bondosos, mudando completamente o rumo de sua história.
É adorável ver a mudança do protagonista, como ele passa a enxergar as coisas cotidianas com mais emoção, se doando mais ao próximo, praticando a caridade e levando a felicidade para as outras casas, além de, finalmente, se reaproximar da única família que tem: seu sobrinho! A leitura é muito gostosa e fluída, além de que narrativa me cativou do início ao fim…
Um dos livros mais carismáticos da literatura inglesa, UMA CANÇÃO DE NATAL recebe o crédito por ter concebido a celebração dessa data como a entendemos hoje: uma ocasião para agradecer e ajudar o próximo. Um livro curto e fácil de ler que aquece o coração do leitor, despertando sentimentos bons com as mensagens passadas pelo autor. Ele nos relembra o objetivo das festividades natalinas: agradecer, ajudar o próximo e fazer sempre o bem.
AUTOR: Charles DICKENS
TRADUÇÃO: Rodrigo LACERDA
EDITORA: Companhia das Letras
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 136
COMPRAR: Amazon
Dickens é um dos escritores ingleses que mais li, essa edição da Pinguim eu não conhecia, capa belíssima, realmente Dickens tem o dom da escrita, de uma forma simples e ao mesmo tempo cheio de detalhes seus livros emocionam o leitor.
Esse livro sem dúvidas deveria ser obrigatório principalmente em épocas de falta de amor ao próximo como essa que vivemos.
Oi, Mariângela. Ainda estou progredindo com as obras do Dickens, mas tenho gostado bastante, pretendo ler mais livros deles. Essa edição da Penguin é bem simples fisicamente, mas é muito completa: boa tradução, capa bonita, folhas amarelada, ótima diagramação e ilustrações. Este livro é MARAVILHOSO!!! Curto e cheio de significado, deveria mesmo ser obrigatório. Beijos.
Um clássico!
Scoorge é o retrato do homem da sua época: rico, egoísta, avarento, solitário.
E que após a inusitada visita se transforma em um novo homem.
Emblemático e reflexivo.
Oi, Michelle. Com certeza! Vale a pena. Beijos.
Dickens é um dos grandes monstros da literatura mundial e é tão gostoso poder ver que mesmo hoje em dia, seu nome ainda vive vivo em nossos corações!
Este livro é um dos clássicos mais gostosos de serem lidos e não importa a época que tenha sido escrito, é super atual. O tipo de obra atemporal!!!!
Beijo
Oi, Angela. Nos últimos anos o autor tem ganhado cada vez mais destaque com lançamentos de novas edições de seus livros, o que é fantástico considerando o quando ele escrevia bem. Concordo, este livro é atemporal! Beijos. =D
Oi Sara, tudo bem?
O natal é a minha época preferida do ano, e ler livros sobre essa temática me causa um quentinho no coração. Nunca li esse livro, e vou anotar na minha listinha de leituras de natal. Beijos
Oi, Lara. Estou bem, obrigada! E você? Então, cooom certeza, esse livro vai aquecer muito seu coração, é maravilhoso. Vai adorar! Beijos.
Olá! Definitivamente o livro certo para qualquer época do ano, afinal temos aqui uma baita lição hein, confesso que ainda não me aventurei nas letras do autor e sem dúvida essa é uma boa opção para mudar isso!
Oi, Elizete. Acho uma ótima indicação para iniciar lendo Dickens, curto e rápido de ler, além de ser a coisa mais fofa hahaha Espero que goste. Beijos.
Olá!
Já tinha conhecimento do autor mas nunca li nada dele. Gostei bastante do livro, principalmente ser conto natalino, essa época e a que mais amo principalmente nos livros. Já curiosa para ler!
Meu blog:
Tempos Literários
Oi, Lily. É um ótimo livro para iniciar as leituras do autor, muito bacana. Leia mesmo, é ótimo! Beijos.
Sara!
Um livro de Dickens que traz uma mensagem tão lindo, não apenas para o período natalino, mas para a vida, e ainda traz fantasmas e outros componentes em todo enredo, deve ser um livro sensacional.
Confesso que ainda não tive oportunidade de ler.
cheirinhos
Rudy
Oi, Rudynalva. É um livro maravilhoso, vale a pena conhecer! Beijos.