Uma mulher é encontrada morta dentro de casa, as portas e janelas estão todas fechadas, a divisão de homicídios terá muito trabalho pela frente, pois a perícia forense não encontra grandes vestígios de quem pode ter cometido o crime. Alguém próximo a vítima? É apenas uma das hipóteses.
Enquanto isso, o tão requisitado detetive Herry Holle acorda em sua casa com as mãos ensanguentadas sem lembrar o que aconteceu na noite anterior. Ele abusou mais uma vez da bebida e nem imagina o que pode ter ocorrido.
Herry já solucionou muitos homicídios para a polícia de Oslo, porém devido há alguns acontecimentos, foi colocado pra trabalhar com a papelada de pequenos casos. Mas quando seu nome é divulgado nos jornais como suspeito do assassinato, ele toma a decisão de investigar. Mesmo sendo impedido de entrar nas investigações, ele tentará a todo custo provar suas suspeitas. Ele desconfia que o assassino é Svein Finne, “O Noivo“, como é conhecido um maníaco que estupra e engravida suas vítimas e as obriga a levar a gravidez a diante. O dito cujo é mestre em usar facas e suas vítimas sofrem horrores em suas mãos.
No início do livro, somos apresentados à brilhante mente do detetive Herry Holle resolvendo um caso. Eu ainda não tinha lido nenhum livro da série, logo não conhecia os personagens e posso dizer que o livro é muito bem introduzido. Não senti falta de nada.
FACA é narrado em terceira pessoa, mas vemos na sua grande parte a perspectiva do próprio detetive. Porém, no decorrer desse livro de 531 páginas, terão surgido personagens de onde você menos espera. O autor não tem receio de se estender. Tudo é muito descritivo, cada personagem e seu papel na narrativa. Mas não chega a ser uma escrita desnecessária. Eu prefiro pensar que esse livro é para aquelas pessoas que querem entrar de cabeça em uma investigação criminal e tirar proveito de cada página sem demora, com certeza não é para aqueles querem um thriller que se desenrola facilmente e você vai virando uma página atrás da outra.
Não me senti conectada com nenhum personagem, nem mesmo Herry, chegava uns momentos que ele só respondia os outros com “hum” e isso já me dava nos nervos. Quatro das personagens femininas tiveram envolvimento com o detetive e sempre alguma delas estava enaltecendo o ego do personagem e isso me incomodou, pois elas tinham papéis excelentes no livro, mas ficou por isso mesmo.
Apesar de tudo, achei válida a forma como o autor engana o leitor conduzindo para o equívoco. Você desconfia de todos os personagens até chegar ao desfecho. O final eu já imaginava. Depois de tantas páginas lidas, fui capaz de entender os truques do Jo Nesbo. Ele encaixou todos os personagens e não deixou nada em aberto. Porém indica que ainda não chegou ao final a série do detetive Herry Holle. Recomendo o livro pra quem gosta de histórias de investigação, mas também que eles sejam muito descritivos. Vale ressaltar que não é necessário ler a série em ordem.
AUTOR: Jo NESBO
TRADUÇÃO: Márcia Cláudia Reynaldo ALVES
EDITORA: Record
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 531
COMPRAR: Amazon
Essa série do Nesbo com o detetive Herry Holle é famosa e com boa crítica.
Assim como em outras séries de investigação que acompanham um detetive, este nunca é mentalmente são, com vários problemas que acompanhamos no decorrer da série, daí o ideal é ler a série completa.
Achei muitas páginas…
Sou fã assumida das letras de Nesbo e esse super lançamento está na lista dos mais desejados. Gosto da forma como ele nos deixa com cara de alface murcha no fim da história. Por mais óbvio que seja, eu nunca desvendo quem é.
Gosto da loucura de Holle e da vida dele correr em paralelo com os crimes!
Espero poder conferir!
Beijo
Brena!
Tem alguns livros do autor aqui, mas só quero começar a ler quando tiver a série toda em mãos.
Pelo jeito, apesar das suas observações, o autor entrega um enredo do jeitinho que gosto, levando a nos enganar e trazendo um final condizente e com a intenção de um próximo exemplar.
cheirinhos
Rudy
Esse livro sim chamou muito minha atenção! Acabei de comentar no post passado e disse justamente que o sobrenatural não chama tanta minha atenção, prefiro assim, com esse suspense policial bem presente, bem construído e que deixa a gente doida pelo final.
De cara, eu diria que ele não é mesmo o culpado, e isso é tão legal em um livro, essa dúvida constante, essa desconfiança de todos!!! Fiquei meio chocada com a quantidade de páginas, mas seria uma leitura que eu faria 🙂
Já gostei do livro pela resenha e vou procurar conhecer mais do autor. O enredo do livro é do jeitinho que eu amo, com suspense, trama policial, thriller psicológico, já vai pra lista haha. Se eu um dia ficar rica, um terço vai só pras compras de indicações que pego aqui hahaha. <3
Olá! Aproveitei algumas promoções e comprei meu primeiro livro do autor, sorte minha que não é preciso ler em ordem (risos), se bem que pelo andar da carruagem eu acho que vou acabar querendo ler tudo dele, afinal eu adoro ser enganada pela história.