Crimes bizarros acontecem na cidade de Curitiba e tudo indica que as mortes estranhissímas se tratam de rituais macabros de uma seita. A ALCATÉIA. Frente à investigação, está Flávio Patrezzi, da Homicídios, e o seu consultor, Alexandre Matsui, O Caçador.

Jovens desaparecem de suas casas deixando para trás os corpos de seus parentes, totalmente mutilados e marcados com fogo. Resta aos investidores descobrir o significado daquela marca (símbolo) e impedir que a seita faça novas vítimas.

Alexandre Matsui é a mistura de caça-fantasma com exorcista; logo no início do livro, vemos o que o médium é capaz de fazer, dando a uma alma a chance de descansar em paz. Flávio Patrezzi não é o tipo cético, mas é o contrapeso do livro, a parceria de ambos foi muito bem construída.

Em A ALCATÉIA temos um misto de mistério, terror, drama, suspense policial e muitas coisas sobrenaturais. É um livro incômodo. Não é o tipo de leitura que evolui aos poucos, levando o leitor ao ápice do horror. Nem ao menos faz muito mistério. O autor quis chocar. Ele descreve cenas absolutamente nojentas e incômodas logo de cara.

Mas o livro te deixa preso desde o início, a leitura é muito fluída e os personagens são bem construídos. A história foi muito bem escrita, de impecável revisão. Apesar das cenas incômodas, os personagens, muitas vezes, quebravam o gelo fazendo alguma piada e me fazia rolar de rir.

O leitor se depara com zumbis, entidades, demônios, rituais e mais uma ruma de coisas, mas não é confuso. Matsui e Patrezzi chegam a ir num “pedacinho do inferno” pra tentar resolver o mistério e o que se passa lá foi umas das coisas mais interessantes que li em um livro. Um pouco do passado  e das perdas de Patrezzi vêm a tona. Mais um ponto positivo para o autor, que deu profundidade aos personagens sem se estender muito.

Não posso deixar de elogiar também a edição da editora Pendragon, o livro é muito caprichado, com ilustrações e algumas páginas pretas, combinando totalmente com o conteúdo.

Depois de muita ação e sangue, o final do livro foi OK, não teve uma grande revelação ou reviravolta, mas supriu as expectativas. Vale  a pena conhecer a escrita do autor e dar uma chance pra novos nomes da literatura nacional.


AUTOR: Glauco S. J. FREITAS
EDITORA: Pendragon
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 261


COMPRAR: Amazon