O amor não ofende, não causa constrangimento ou te deixa para baixo. O amor não causa dor, seja ela física ou mental. E, acima de tudo, não machuca. Se um cara ou uma moça te fizer sentir menos do que a princesa ou o príncipe que você é, não pense duas vezes, vá embora. Violência verbal e/ou física nunca é ou será aceitável. Não tem perdão!
Em SORRISOS QUEBRADOS, Paola é uma mulher marcada por um relacionamento abusivo. Quando eu digo marcada, é literalmente. Para seu ex-marido Roberto, se ela não fosse dele, não seria de mais ninguém. E para que isso acontecesse, ele fez o possível e o impossível para que ela nunca mais acreditasse em nenhum homem e nem em si mesma.
André é um pai solteiro que faz tudo para ajudar sua filha, Sol, a superar os traumas do passado ao mesmo tempo em que luta também com os seus próprios demônios. Em um dia, por acaso, ele vê Paola em uma crise de pânico e decide ajudá-la. A partir daí, tudo muda para sempre.
SORRISOS QUEBRADOS é sobre como o trauma pode marcar para sempre a vida de alguém. E mais do que isso, é um lembrete, fundamental para a época em que vivemos, de romantização de relacionamentos abusivos, de que nem tudo o amor pode curar. Sabe aquele clássico clichê de que “a mulher certa pode endireitar qualquer homem“?
Queridas amigas mulheres, a verdade é que só terapia e remédios controlados (em alguns casos) podem fazer isso. Você não é a cura e a salvação de ninguém, só de si mesma. Sofia Silva, autora do livro, deixa isso claro em cada parte da personalidade da sua protagonista.
Por muito tempo, Paola acreditou que Roberto poderia se curar se ela oferecesse mais amor. Quando percebeu a verdade, de que seu ex era doente, quase foi tarde demais. A história dela, emocionante, mas não menos chocante, é a história de várias outras mulheres. Mas a grande lição que fica, é que mesmo encontrando o amor em André, ela sempre soube que antes de amar alguém, era preciso amar a si mesma. E claro, quando surgisse uma nova chance de se relacionar, seria com o amor que ela sabe que é digna de receber.
SORRISOS QUEBRADOS é um livro de poucas páginas, 230, que nos toca pela proximidade da sua narrativa. Imagino que quase todos nós, ao menos uma vez, já conheceu ou foi uma Paola (mesmo que em menor escala).
E é por isso, mesmo não sendo uma história densa ou repleta de reviravoltas para torná-la um romance inesquecível, que acredito que todos os fãs do estilo, romance/drama, deveriam dar uma chance. Antes de você criar grandes expectativas, gostaria de dizer que o trunfo e diferencial está nas reflexões propostas. Já na primeira página, Sofia apresenta um poema e um conceito do dicionário explicando o que é trauma.
A obra é sim bem escrita, possui um ritmo envolvente e tudo aquilo que pode fazer dela um bom livro. No entanto, o que a torna memorável é justamente a forma com que mostra e trabalha os relacionamentos abusivos. Precisamos falar sobre isso, mais do que isso, sobre como uma relação tóxica pode deixar marcas pelo resto da vida
AUTORA: Sofia SILVA
EDITORA: Valentina
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 230
COMPRAR: Amazon
Ayllan!
Sempre é bom discutir sobre relacionamentos abusivos.
Bem pontuado todos seus questionamentos e ainda acrescento que essa ideia de que está tudo bem com a magreza dela, quando está ao lado dele, me passa a impressão de dependência. E se algo não der certo no relacionamento e ele terminar, como ela ficará? Ainda mais traumatizada, né?
Gostaria mesmo assim de ler para apreciar como todo tema foi desenvolvido.
cheirinhos
Rudy
Oiii Rudy, desculpa a demora para responder!
Siiim, Sorrisos Quebrados é um ótimo lembrete e reflexão sobre relacionamentos abusivos. Faz muito sentido tudo o que você ponderou!
Caso decida ler, depois conta para a gente o que você achou!
Lembro quando esse livro foi lançado e só via resenha dele nos blogs literários. Achei a capa linda e vi muuitos comentários positivos.
Sempre digo que um relacionamento é mais que amor, às vezes não adianta estar completamente apaixonada se não tiver respeito, carinho, honestidade. Concordo e muito com o que você falou no primeiro parágrafo. Esse livro parece ser muito uma leitura de um conhecimento incrível.
Sofia, a escritora que é quase brasileira e eu acho lindo quando leio isso! Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da autora,mas morro de vontade.
Relacionamentos abusivos precisam ser debatidos sempre,mesmo que na forma de livros, filmes, séries. Acredito que só quem passe por isso, saiba como é.
Dois personagens tão quebrados,se apoiando mutuamente!
Preciso muito ler!!!
beijo
Oiii Bruna, desculpa a demora para responder.
É exatamente sobre isso o que senti em Sorrisos Quebrados. Nem sempre o amor é suficiente e nem deve ser. Adorei a reflexão!
E sim, vale a pena só para a gente pensar um pouquinho mais sobre Relacionamentos Abusivos. É tanta romantização em diferentes livros, que chega uma hora q a gente esquece.
Sofia é maravilhosa, não só como autora mas também como pessoa.
Sorrisos Quebrados é uma história linda e tocante e infelizmente bem real.
Adorei a resenha.
Oii Michelle, desculpa a resposta para responder.
Só conheço dois livros dela, inclusive, o que é o livro da Doutora. Mas em ambos os casos, senti que a Sofia soube lidar magistralmente com ambos os temas, bem delicados, diga-se de passagem.
Fico feliz que tenha gostado <3
Acho muito necessário livros e filmes que discutam relacionamentos abusivos de todos os tipos, não só os amorosos, sem romantiza – los, pois muita gente só consegue perceber o que passa, vendo exemplos parecidos e olhando de fora, pois passa a se identificar e vê o que está errado em sua vida. Essa série quebrados está na minha lista há um tempo, mas ainda não tive oportunidade de lê-la, espero que a faça em breve.
Quero fazer uma observação, devemos tratar como mães e pais solos, aqueles que criam seus filhos sozinhos.
Bj
Oiii Mayara, desculpa a demora para responder! Foram dias corridos rs.
Obrigada pela observação! Não sabia mesmo.
Conheço apenas 2 dos 3 livros da série Quebrados, mas todos eles foram um ensinamento e tanto. Sofia nunca passou pano, pelo contrário, expôs feridas e demonstrou como deveria ser com maturidade.
E sim, concordo com tudo o que você disse. Ótima reflexão <3
Olá! A história é realmente linda e essa capa então (suspiros). Mas sei quem nem tudo são flores e sorrisos durante a leitura neh! E o pior é saber que muitas mulheres irão se identificar com a história. Preparem os lencinhos, porque é quase impossível não derramar algumas lágrimas durante a leitura.
Oii Elizete, desculpa a demora para responder!
Siim, todas as capas são maravilhosas e, por mais abstratas que sejam, tem uma relação, mesmo que indireta, com os lviros. Acho sensacional.
E sim… infelizmente, relacionamentos abusivos é algo muito comum, que precisa ser mais discutido…
Oi Ayllana, tudo bem?
Acabei de terminar Sorrisos Quebrados, e estou de ressaca literária, com saudade da Paola e do meu grandalhão Andre =(
Queria te perguntar se vc sabe se “Corações Quebrados” é a continuação da historia deles?
Ou se tem algum que continue?
Desde já, agradeço!
Beijos *-*
Meeeenina, mil desculpas! Era para eu ter te respondido semana passada, mas as coisas andam tão corridas, que acabei esquecendo. Sinto muito </3
Vamos lá! Tudo bem sim e contigo?
É siiiiim, inclusive, temos uma resenha aqui no blog sobre Corações Quebrados.
A história da Paola e André é incrível. E neste livro em específico, os dois são protagonistas. Acho que você vai gostar hiihh.
Caso leia, depois me conta o que você achou.
Beijinhos <3
hahahah sem problemas, a correria faz parte! Então menina, terminei corações quebrados e já estou em destinos quebrados!! É muita quebradeira kkkkkk
Estou amando, mas meu favorito ainda 3 sorrisos quebrados ❤️ beijos e obrigada!
Oiii, me perdi em mais um comentário! Eu totalmente!
Cada livro uma lágrima, mas sorrisos quebrados permanece sendo o meu favorito. Tenho de uma frase do livro kkk