O planeta Niyrata, com uma população acima de 5 bilhões de pessoas, é o centro tecnológico e cultural do Conselho Galáctico Unido. Nele estão as nove cidades embaixadas, uma para cada planeta que faz parte do conselho. O Dr. Quon mora em Niyrata e é a mente brilhante responsável pelo desenvolvimento de inteligências artificiais que possibilitaram a criação de andróides quase humanos, além de outros nem tanto, mas que se tornaram indispensáveis para o dia-a-dia de todos.

Quando gigantescos robôs aparecem na atmosfera de cada um dos nove planetas, ao mesmo tempo, Quon é chamado pelo CGU para tentar se comunicar com essas máquinas, além de descobrir quem as enviou e com qual propósito. Mas assim que o grupo se aproxima de um deles, os robôs deflagram um ataque que extingue 3/4 da vida de todos os nove planetas. Logo em seguida, eles desaparecem da mesma forma misteriosa com que apareceram.

Nos dez anos seguintes ao ataque dos robôs gigantes, agora chamados de Ceifadores, cria-se uma aversão a qualquer tipo de robô, e eles passam a ser caçados e destruídos por toda a galáxia. Isso até a CGU identificar um pequeno androide criança, chamado TIM-21, criado para servir de companhia e proteção a filhos de casais alocados em colônias mineradoras distantes, que possui o mesmo código dos Ceifadores. Então, a agente Telsa, da CGU, junto com o dr. Quon, partem para resgatar TIM-21 e descobrir qual a ligação dele com o ataque de dez anos atrás.

A trama de DESCENCER, uma série criada e finalizada por Jeff Lemire, o novo queridinho das editoras, junto com o desenhista Dustin Nguyen, que tem um traço belíssimo, é extremamente instigante. O primeiro encadernado, ESTRELAS DE LATA, que reúne as seis edições iniciais, de um total de 32 edições, que, inclusive, já tiveram os direitos vendidos para o cinema, serve para apresentar os principais personagens e situar o leitor na trama. Já o segundo volume, LUA MECÂNICA, expande o universo, apresenta um novo grupo de inimigos e um promissor novo membro dos heróis, cuja característica se aproxima bastante de um outro personagem bastante conhecido pelos fãs de STAR WARS.

Após os eventos de ESTRELAS DE LATA, o grupo se divide: Tim, Telsa e Quon são levados pelos Hardwire, uma comunidade formada por robôs fugitivos após o extermínio. Já Bandit e Perfurador, os dois robôs amigos de Tim, e o agente Tullis, ficam para trás, em uma aventura paralela. A narrativa ganha mais uma linha de eventos com o surgimento de um misterioso novo personagem, que lá para o meio do volume, descobrimos quem é e inclui uma carga dramática maior na história.

Quando Tim, Telsa e Quon chegam ao incrível satélite da Hardwire, acompanhamos o início da amizade de Tim com um dos robôs que conheceu. Não posso dar mais detalhes desse robô para não estragar a leitura do primeiro volume. O que descobrimos dele não surpreende, era bastante óbvio desde o princípio, bem como também eram as intenções da Hardwire em levar Tim. Apesar de ser clichê, serve para dar urgência à situação dos heróis.

DESCENDER – LUA MECÂNICA aumenta a promessa de uma série de ficção-científica espetacular. Tim mantém seu carisma, enquanto Telsa e Quon começam a mudar pelas ações de Tim. Os dois personagens começam como pessoas frias e com seus próprios objetivos, mas, convivendo com o pequeno robô criança, aprendem a ter compaixão e empatia. Esse crescimento é muito bom de se acompanhar durante a leitura. Espero que a série mantenha essa qualidade nos próximos volumes, que já estou ansioso para ler. Pena que não existe uma precisão para serem publicados. Esperar que seja breve…


AUTOR: Jeff LEMIRE
ILUSTRADOR: Dustin NGUYEN
TRADUÇÃO: Fernando SCHEIBE
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 128


COMPRAR: Amazon