Hoje, dia 01 de maio, não é apenas o Dia do Trabalhador, mas também o Dia da Literatura Nacional, uma homenagem ao aniversário de um dos mais importantes autores brasileiro, o cearense José de Alencar, que nasceu em 1829, e é considerado o primeiro escritor a retratar o Brasil com toda a sua diversidade cultural e regional. Então, para comemorar essa data, escolhemos o livro TEXTOS CRUÉIS DEMAIS PARA SEREM LIDOS RAPIDAMENTE ONDE DORME O AMOR.
Ele foi escrito por um grupo dinâmico formado no Facebook, onde existem postagens de jovens de diversas áreas, sempre comprometidos com trabalhos autorais que abordam desde temas cotidianos, passando por experiências pessoais, a relatos extremamente íntimos e complexos.
são as rachaduras na terra
que fazem os rios
se tornarem grandes
Este segundo volume (o primeiro já foi resenhado em 2017, no blog antigo, e será republicado em breve), é mais otimista que seu antecessor, e é dividido em três partes. “do perdão” reúne poemas, relatos, textos, considerações sobre o caminho para se perdoar alguém, ou para se perdoar. O rancor de uma traição convertido em força para se conseguir levantar todos os dias e retomar a vida. Mas não apenas de superação, e também de revanche ou de vingança. Notadamente esse tipo de sentimento não é positivo, mas é impossível não sentir um certo conforto, ou uma força extra, quando a pessoa que nos machucou se arrepende e volta para tentar novamente, e você, agora maior do que era, responde com uma negativa.
gosto mais ainda de lembrar de quando você tentou voltar
e eu disse não
porque não queria ser mais um corpo na sua lista
Outros textos falam exatamente sobre esse padrão do outro errar e se dizer diferente, tentar justificar o erro com qualidades que ele na verdade não tem. Que perdoar não é para ajudar quem errou, mas para libertar quem sofreu pelo erro do outro, o fim de um ciclo e o início de outro. Que ninguém é o ponto final de outro.
que susto será pra você
compreender que a vida
não só andou depois de
nós: ela saiu dançando.
e eu fui junto.
“da cura” é a segunda parte do livro, mais extensa, com textos que demonstram o processo de cura após o perdão. O reconhecimento de que muitas vezes não somos nós os culpados de alguém errar, ou de alguém deixar de amar, que nós podemos não ser a causa, mas que, simplesmente, a outra pessoa errou, ou deixou de amar, ou mudou seu amor, e, por covardia, por falta de caráter, faz parecer que fomos nós. Essa parte é a superação após o fim do ciclo, são os testemunhos de pessoas que passaram por cima do sofrimento e cicatrizaram suas feridas.
Nessa parte encontramos textos que são direcionados a amores diferentes, não apenas sobre paixão, mas amor de escritor com seus livros e leitores, amor próprio sobre a aparência, amor de filha e mãe, por exemplo. Porque qualquer tipo de amor pode fazer sofrer. E um texto em especial, onde uma filha reconhece a mãe como mulher, reconhece a necessidade de avaliar o relacionamento maternal de uma perspectiva distante e madura, que consegue encontrar o equilíbrio de uma relação saudável.
foi quando notamos que éramos diferentes
e que, por isso mesmo, ainda tínhamos tanto pra
aprender uma com a outra
que nos descobrimos mais próximas do que nunca
e nos colocamos no nosso lugar
único
simples
e honesto
de mãe e filha
Essa multiplicidade de situações, de pessoas, de sentimentos cria no leitor uma renovação da respiração, solta o peito preso pela insegurança de achar que nunca irá parar de sofrer. E isso é lindo!
todos os caminhos foram apenas atalhos
pro dia em que você me
recebeu e me fez entender
que nem todo mundo é ferida
alguns são cicatriz
“do amor” é a última parte e entrega aquela esperança de que nem tudo é ruim, de que existem boas pessoas no mundo, que farão você se sentir bem, que darão o devido valor a quem você é, que irão amar você como você merece, sem fazer você sofrer, sem trair você. Pessoas que deixarão você falar o que quiser, vestir o que quiser, pensar o que quiser, sem julgamentos, sem críticas, sem cobranças.
você não precisa fazer silêncio
falar baixo
ser bem-comportada
se vestir de um jeito inocente
não precisa mudar por ninguém
além de si
quando ele chegar
te amará por quem você é
e não por uma versão inventada
feita pra tapar espaços
Muitos dos textos expressam a sensação de alívio, de euforia, de felicidade, que a pessoa sente quando encontra um verdadeiro amor. São frases de alegria, que comprovam o fim do caminho da superação e da cicatrização das feridas que foram feitas por outra pessoa. Falam sobre caminhos e sensações que a pessoa ainda não conhecia, porque estava coberta pela sombra de quem lhe fazia mal. Alguns textos parecem ser o sol após uma tempestade, elevam o leitor ao patamar do amor verdadeiro, sem medo.
Tem um desses textos, “Karen”, é muito bonito, porque descreve o amor do outro lado, quando a pessoa que é encontrada ajuda quem foi ferido. Ou seja, não é a pessoa que sofre quem narra, mas aquela que a ajuda a superar. É o ponto de vista de quem está de fora, de quem não sofreu, mas ama e é capaz de tudo para fazer essa pessoa se curar e ser feliz novamente.
e eu sempre disse a todos à minha volta que você
era uma das mulheres mais fortes que eu conhecia
você chorava em pé, andando
e eu sempre quis colocar sua coragem nos meus ombros
e desbravar o mundo
Essa última parte tem a peculiaridade de vários textos terem como título o nome de alguém. E isso emociona, porque exemplifica a felicidade da pessoa que conseguiu continuar e encontrar quem a amasse de verdade, a ponto de colocar no título do sentimento transformado em palavras.
ONDE DORME O AMOR é superior ao primeiro volume no objetivo de fazer o leitor superar a dor do amor, de incentivar o leitor a cicatrizar suas feridas e apontar para o leitor um caminho de esperança. Se você tem ou já teve seu coração quebrado, seja por uma paixão, por um amigo, por um parente, por qualquer motivo, tenho certeza de que encontrará no livro, algum texto que se conecte com seus sentimentos e, quem sabe, ajude você a dar um passo maior do que aquele que dá hoje em dia.
Claro que o dia de hoje não poderia ter apenas uma resenha, mas, sim, uma resenha premiada. Então, se você quiser concorrer a um exemplar de TEXTOS CRUÉIS DEMAIS PARA SEREM LIDOS RAPIDAMENTE ONDE DORME O AMOR, basta seguir as regras abaixo!
REGRAS
UM: Preencher o formulário de participaçăo, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional, que vale cinco pontos a cada dia que vocę a fizer. Quantos mais pontos vocę somar, mais chances tem de ser sorteado;
DOIS: Deixar um comentário neste post;
TRĘS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o pręmio;
QUATRO: Após 01/06/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participaçăo;
CINCO: O pręmio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog năo se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do pręmio enviado;
SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitaçăo do endereço. Caso năo responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;
SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questőes năo previstas nestas regras.
GANHADORA
Luana Martins (@luhflordemaracuja)
AVALIAÇAO:
AUTORES: A TCD é plural: formada por um grupo dinâmico, tem contribuições de jovens de diversas áreas, sempre comprometidos com trabalhos autorais que abordam desde temas cotidianos – passando por experiências pessoais – a relatos extremamente íntimos e complexos.
EDITORA: Globo Alt
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 256
COMPRAR: Amazon
Falar sobre o amor em suas mais diversas formas é sempre difícil, ainda mais em formato de textos reais e até mesmos cruéis. Que ajudam o leitor a compreender, entender o amor quando ele está vivo e também quando ele já não existe mais e precisa ser superado.
Onde Dorme o Amor assim como TCD é para ser lido, relido, compreendido, assimilado e compartilhado.
Resumiu bem…
Onde dorme o amor é onde ele é sentido…e vivido! Seja na forma física, seja na forma de sentir, de pensar…o amor é sempre amor! E quem melhor que José de Alencar para retratar tudo isso?
Como fã assumida de poesia, ouso dizer que onde há amor, há dor. Sei lá, não consigo ver um sem o outro ali do lado..senão agindo, ali, na espreita, só aguardando o momento exato de agir.
Sou uma velha “poeta” na arte do amor, que se descobre em cada trecho, em cada citação!!!
E que dia mais propício a?
Sentir!!!
Beijo
Não é? Ainda bem que gostou! Espero que leia…
Oi, Carl!!
Adorei a resenha e que livro maravilhoso!! E a primeira resenha que vejo sobre esse livro e fiquei impactada com os quotes que li. Sem dúvida é um livro para ser lido e apreciado em altas doses!! E vou torcer para ganhar esse livro no sorteio.
Bjs
Boa sorte!
Carl!
Quando um livro consegue através da sua diversidade de histórias e personagens, tocar o coração do leitor através de reflexões que podem de alguma forma mudar a vida e quebrar paradigmas, não tem como não querer apreciar a leitura.
Dia nacional da leitura trouxe uma linda resenha.
Participo e sairá divulgação no blog.
Rudynalva Correia Soares
rudynalva@yahoo.com.br
cheirinhos
Rudy
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Sim, com certeza um dos textos pelo menos irá suprir algo de seus sentimentos!
O que eu mais gosto nesses livros é que eles fornecem uma liberdade para o leitor sentir o que quiser, quantas vezes quiser enquanto lê aqueles textos diversas vezes. Fiquei muito mais encantada por esse do que pelo primeiro, mas não o descarto da minha lista.
Você não tem ideia do quanto eu amei isso:
“que susto será pra você
compreender que a vida
não só andou depois de
nós: ela saiu dançando.
e eu fui junto.”
Demais, não é?
Oi, Carl
Não li o primeiro livro ainda. Quero muito poder ler os dois, torcendo para ganhar.
Falar de amor e todas as formas de amar não é fácil. Tratar de sentimentos bem íntimos seja relação de casal, família e amigos é como ficar nu perto de estranhos.
Lendo o livro podemos ter vários sentimentos ao mesmo tempo, é isso que faz a leitura ser prazerosa e fascinante.
Gostei de todos os quotes, mas esse em questão me faz lembrar da minha mãe (já falecida), tínhamos uma relação de mãe e filha, amigas, parceiras, enfim eramos muito unidas.
“foi quando notamos que éramos diferentes
e que, por isso mesmo, ainda tínhamos tanto pra
aprender uma com a outra
que nos descobrimos mais próximas do que nunca
e nos colocamos no nosso lugar
único
simples
e honesto
de mãe e filha.”
Beijos
Sim, esse quote é muito bonito! E a poesia é assim, afeta de forma diferente cada pessoa.
Todo mundo fala sobre esse livro e às vezes vejo alguns posts do perfil nas redes sociais e por isso tenho muita curiosidade em ler e conhecer melhor os textos/poemas que estão no livro!
Adorei sua resenha 🙂
Obrigado 😉
Olá! Esse tipo de leitura me agrada bastante, é aquele livro que a gente pega para ler, naqueles momentos mais intensos e por muitas vezes, parece que o texto foi feito para você! E essa edição parece estar ainda mais linda que a primeira.
Está melhor que a primeira, sim.
Esse livro parece fantástico!
Eu adorei os quotes ♥
Eu adoro escrever quotes dos livros que leio em um caderno, to sentindo que se eu ler esse livro eu vou escrever ele todo no meu caderno… hahaha