Por décadas, as histórias em quadrinhos foram estigmatizadas. Frases como “é coisa de criança”, “não é arte” e “é leitura de menino”, foram tão repetidas que alcançaram, para alguns, o falso status de verdade para alguns. Mas, essas frases, não retratam a realidade. Os quadrinhos são uma das mais complexas formas de arte e podem ser apreciados por crianças e adultos, meninos e meninas, homens e mulheres.
Mulheres. Assim como os quadrinhos, elas também foram estigmatizadas. Porém, existe um processo de mudança acontecendo. Esta obra busca celebrar a nova realidade. Afinal, como já disse Elisa Lucinda: “Sei que não dá para mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dá para mudar o final!”.
Neste espírito, a SKRIPT EDITORA busca seu apoio para o lançamento de um projeto inédito no Brasil: o livro MULHERES & QUADRINHOS.
Como uma orquestra que reúne diversos instrumentistas para, em uníssono, tornar essa reunião algo ainda mais belo, a obra MULHERES & QUADRINHOS reunirá textos de pesquisas, entrevistas, contos e quadrinhos, escritos e desenhados por mulheres. Porém, este não será um material exclusivo para elas. É uma publicação para todas pessoas que amam a nona arte.
O livro contará com artigos científicos, relatos, contos e ilustrações sobre a relação da mulher com a nona arte. Não somente a relação profissional, mas também a presença dela como personagem das histórias em quadrinhos.
Pela primeira vez, uma editora busca abranger, da forma mais ampla possível, o maior número de mulheres envolvidas com a produção e pesquisa de histórias em quadrinhos no país. Assim, responderemos ao famoso questionamento: “onde estão as mulheres nos quadrinhos?”.
A resposta você encontrará em um projeto inédito no Brasil, que servirá de referência para leitores, editores, produtores, jornalistas e pesquisadores da nona arte.
Como regentes dessa orquestra teremos duas estudiosas de quadrinhos: Dani Marino e Laluña Machado.
DANI MARINO é pesquisadora de quadrinhos, mestra em Comunicação pela ECA/USP e integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP. Membro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS, possui formação em Letras – com habilitação Português/Inglês. Também é editora, revisora e produtora de conteúdo no site Minas Nerds.
LALUÑA MACHADO é graduada em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Foi uma das fundadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas “HQuê?” – UESB no qual também foi coordenadora entre os anos de 2014 e 2018. Exerceu a função de colaboradora no Lehc (Laboratório de Estudos em História Cultural – UESB) e Labtece (Laboratório Transdisciplinar de Estudos em Complexidade – UESB). Atualmente, é membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP e a ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial), coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sonia Maria Bibe Luyten, colaboradora na Gibiteca de Santos e editora do site Minas Nerds.
Quem participar da campanha, poderá ganhar brindes além da obra, como camisetas e sacolas temáticas, por exemplo. Para saber todos os detalhes, bem como quem são as autoras, basta acessar o site no catarse: https://www.catarse.me/mulheresequadrinhos.
Hoje mesmo estava em um ig literário comentando sobre o preconceito literário. E a HQ é uma das vítimas desse preconceito, não só pelo estigma que sofreu e sofre de ser taxado de coisa infantil mas por não ser considerado como literatura.
Assim também as mulheres que sofrem inúmeros preconceitos nas suas respectivas profissões, imagino que quando ela se arrisca pelo mundo das HQs sofre mais preconceitos.
Não conhecia o projeto. Vou dar uma olhada no site
Chega a ser assustador em como o gênero pode ser tão levado em conta, como se mudasse de fato alguma coisa. É um bom projeto, espero que seja um sucesso.
Também estou torcendo!
Pois é, as HQs, e quem as lê, sofre realmente preconceito de algumas pessoas ignorantes. Muitas HQs possuem uma produção maior que um livro, além de histórias melhores que muitos livros, e todas têm uma produção mais trabalhosa que um livro. Que julga, são pessoas que não sabem o que dizem e soltam besteiras.
Já passou da hora dessa separação tola ter acabado. Livro de menina, livro de menino. Puxa, cada um lê o que quer, como quer e quando quer(todos os dias de preferência)
Tá, a gente sabe que o caminho não é bem esse e realmente, Hq’ sempre tiveram esse “é de menino”, não é arte, é coisa de criança.
Felizmente, projetos como este tem ganhado espaço no meio de todos nós e principalmente no meio de leitoras tão já engajadas na luta por igualdade.
Que mulheres lindas, não só por serem mulheres, mas por serem iguais!!!
Não podemos de fato mudar o que já aconteceu. Mas graças a Deus o futuro está aberto!!!!
Beijo
Livro é para todos, independentemente do gênero sexual, orientação, etc. Mas realmente o mundo dos quadrinhos é extremamente machista e esse projeto vem trazer uma lufada de novidade!
Que projeto incrível que a Skript Editora está fazendo, adorei a iniciativa!
Realmente está ultrapassado esse pensamento de que quadrinhos é leitura apenas para homem. Faço parte de um clube do livro na minha cidade e esse ano lemos uma HQ muito legal, e que todas as meninas gostaram. Adoramos adentrar nesse mundo “novo”, e pretendemos ler muitas mais.
Que o projeto seja um sucesso 😉
Olá Carl!
Esse projeto da editora vai contribuir muito para desconstruir todo esse estigma envolvendo o tema, sem contar que vai abrir espaço para que as mulheres possam mostrar seu trabalho ao público. Além disso, todo esse material que irá compor o projeto dará uma nova cara para o que se caracteriza o HQ, renovando esse tipo de entretenimento.
Beijos.
Que iniciativa maravilhosa, com certeza vou conferir esse projeto!
Olá! Uma olhadinha no site, deu para perceber que o projeto já é um sucesso! E merecido afinal, temos aqui uma bela iniciativa, atualmente vejo cada vez mais autores utilizando esse método para lançar seus livros, tornando assim mais um sonho real.
Oi, Carl!
Adorei a iniciativa do projeto pois acho que devemos ler o que quiser independentemente de ser menino ou menina.
Bjs
Oi, Carl
Foi olhar no site e já conseguiram os apoios, vai dar certo. Tenho certeza que será uma HQ maravilhosa idealizada e construída apenas por mulheres da p…a!
As pessoas sempre vão ter esse preconceito e determinando que isso é pra homem e o outro é para mulher. Cada um tem sua vida, seus gostos e eu leio o que quero.
Beijos