O maior tesouro moderno da Disney e um dos melhores filmes animados da história, O REI LEÃO está de volta aos cinemas. Dessa vez numa roupagem nova conhecida como “live action“, e ele já chega sendo um avanço sem igual tecnicamente e também uma catástrofe dramática. Vamos descobrir o porquê disso!
A trama nada mais é do que uma adaptação da peça HAMLET, de Shakespeare, que basicamente conta a história de um tio que tinha inveja do seu irmão rei e que planeja uma catástrofe que culmine na morte do seu irmão, o afastamento de seu sobrinho, o herdeiro, e o trono todo para si. Em O REI LEÃO, Simba foge depois da morte de seu pai e seu tranquilo exílio é quebrado quando notícias perturbadoras chegam de seu antigo lar. Mas vencer a vergonha e suportar o peso da verdade será um desafio para Simba, já que o pequeno leão acha que ele foi o culpado pela morte do seu pai, o antigo rei. Aqui no clássico da Disney, esse conto é um musical, lançado originalmente em 1994, moldou os pilares de tudo o que veio depois dele. E agora, em 2019, nós temos o “live action”, que basicamente também é uma animação, só que dessa vez em ultra realidade.
Trazer esse filme para as telonas, dessa vez num visual realista, nem parecia uma tarefa difícil. O diretor é o mesmo que fez MOGLI – O MENINO LOBO, que em 2016 encantou a todos com um filme agradável e tecnicamente impecável. Tanto que até Oscar o filme levou. Em O REI LEÃO, o nível técnico é ampliado de uma maneira surreal. O nível de realismo é ridículo de tão deslumbrante, parecem realmente animais de verdade cantando e dançando. Não é exagero dizer que tecnicamente esse filme é tão impactante e inovador, numa comparação direta com AVATAR. Mas ao lado disso, o filme sacrificou toda a emoção em troca de realismo, logo num filme onde o lado dramático familiar moldava o que ele tinha de mais especial.
O lado cartunesco, que nada mais é do que imprimir atos e emoções humanas em coisas que não tem isso por natureza, era o grande diferencial, e nesta nova versão, isso não existe. Os animais não têm expressões, não conseguem passar para o espectador nem uma mísera migalha de emoção. Outro problema sério que esse ultrarrealismo trouxe, foi que a sincronização vocal ficou extremamente desconfortável. Ouvimos na dublagem muita emoção, vários tipos de tons vocais e os animais só mexem a boca da maneira mais mecânica possível. Por isso que o traço cartoon era tão necessário, porque na animação original, ele faz tudo dar certo, tire isso do filme e o que temos é belíssimas imagens de animais maravilhosos, numa trama que amamos sem um pingo da carga dramática que fez esse filme marcar época.
A alma do filme é sua trilha sonora que, felizmente, retorna com todas as maravilhosas canções originais e também algumas novas que apresentam bastante qualidade. Eu assisti ao filme dublado e, infelizmente, a nossa versão brasileira não está boa. Todas as músicas originais estão em tons diferentes, com novos arranjos e cantores extremamente fracos. A potência que a música “Ciclo da Vida” tinha na animação original, arrepiava o público logo na primeira cena do filme, aqui ela é performada num vocal bem inferior. Ainda sobre a dublagem, no original temos a Beyonce num dos papeis principais, aqui no Brasil temos a cantora Iza que é maravilhosa, mas como dubladora, a mesma se prova extremamente mal escalada. Sua voz passa longe da personagem, e o dublador que dá vida ao Simba, tanto criança, como adulto, é muito fraco. Infelizmente não tivemos nenhuma voz da animação original retornando e isso se provou um tiro no pé.
A trama que amamos está aqui, as músicas também, mas o peso dramático passou longe. Vai ser difícil alguém conseguir se conectar com o filme, já que o próprio reconhece que a emoção está só no original. Temos diversas cenas de diálogos onde os animais são filmados de longe ou de costas, tudo para o rosto robótico deles não atrapalharem a trama, mas não dá para esconder isso durante o filme todo. Era uma tragédia anunciada, pelos trailers já dava para perceber a falta de vida, e fica muito difícil compreender porque a Disney deixou o filme assim. Em MOGLI, eles fizeram tudo certo, tinha realismo, tinha emoção, drama, um pouco do lado cartunesco e o resultado era um excelente filme, porque não repetiram essa façanha aqui?
A verdade é que o “live action” de O REI LEÃO é um filme descartável que, com o passar do tempo, vai envelhecer mal, pois quem quiser visitar mais uma vez essa história belíssima, vai escolher a animação original. Ele é inferior a absolutamente tudo em comparação com a animação. Deslumbrante visualmente, porém um desastre total em matéria de emoção.
AVALIAÇAO:
DIREÇAO: Jon FAVREAU
DISTRIBUIÇAO: Disney
DURAÇAO: 1 hora e 58 minutos
ELENCO: Donald GLOVER, Beyoncé, Seth ROGEN e Chiwetel EJIOFOR
Então…. amooo a animação de 94. Lembro da primeira vez que assisti. A emoção, o impacto da história, as músicas, Hakuna Matata.
Pra mim é um clássico contemporâneo. Que, pessoalmente, não precisava de reboot ou live actions mas ultimamente Hollywood tem se dedicado a esse tipo de filmes.
Não tenho desejo de ir ao cinema e assistir
O primeiro é realmente um primor, perfeito em todos os quesitos. O triste é que daria sim para fazer um live que honrasse a animação original, mas acho que isso eles erraram feio.
Este era o meu grande medo e acabei até mencionando tudo isso bem antes deste super lançamento chegar nas telonas.
Medo de estragarem toda a magia que a maioria de nós tem guardados na memória. As canções, a inocência, a pureza de todo o enredo e confesso o quanto estou triste em ler esta crítica.
Tá, foi na versão dublada, pode até ser que na versão real tudo mude um pouco, apesar que não acredito que seja algo a ser salvo 100%.
Estou triste, bem triste.
Sei que vou acabar vendo sim,mas agora? Sem expectativa nenhuma ;/
Beijo
A magia realmente se foi, junto com a emoção. A dublagem nacional não está boa, mas os defeitos do filme vão além de a dublagem ser a original ou a em português. A falta de expressão dos animais mata o filme por completo e isso é algo que não dá pra consertar mais.
Rei Leão foi um filme que ficou na minha infância, mas hoje nem sou tão fã da animação. Infelizmente a última coisa que eu queria era ver essa adaptação, porque assim que anunciaram eu já pressentia que ia dar ruim (o que pude confirmar com essa resenha). Agora o pior: tenho uma prima viciadissima em Rei Leão que quer me levar de qualquer jeito pra ver o filme no cinema (paga minha entrada e tudo (pq é rica)). Me deu blusa de Rei Leão de niver e tudo. Agora me fala cadê minha vontade e como que eu dispenso isso?? (Ela é insistente num nível fora do comum)
Sem tempo, irmão… Ainda mais que tenho fobia de ficar no cinema que é escuro/fechado/cheio de gente.
Mas se não achar um modo de sumir até esse filme sair dos cartazes, eu serei obrigada a ver isso kkkkkk infelizmente.
A sua situação é realmente difícil, eu diria para você ir aproveitar, já que é de graça, um passeio pelo menos ajuda a gente a desestressar, mas você não gosta de cinema e quando o assunto é fobia, realmente é algo tenso, ainda por cima de sujeitar a fazer tudo isso por causa de um filme ruim, ai é osso mesmo kkk olha pelo lado bom, pelo menos uma blusa você ganhou kkkk
Olá!
Por coincidência amanhã estarei indo assistir ao filme, e muito triste porque só consegui sessão para ver dublado. Acho que a grande sacada foi a voz da Beyoncé no papel principal, e mesmo gostando da Iza é uma pena que ela tenha desapontado.
Estou com bastante medo dessas reações de robô que você contou, e como elas podem influir no meu desapontamento com o filme… logo eu, que estava super animada!
Mas é ver para saber né, só que vou sem altas expectativas :/
A falta de expressão dos animais é muito grande, isso é fato e até está nos trailers para qualquer um ver, já no filme, ela está muito intensa e a questão é se isso vai te incomodar ou não, pra mim isso matou o filme, mas quem sabe você não consiga curtir mais do que eu, né. Boa sorte!
Olá Rafael!
Esse live action do Rei Leão foi sem duvidas um dos filmes mais esperados do ano, e apesar dos trailers anteciparem algo desapontante, eu ainda tinha esperanças de que se poderia tirar algo proveitosos do longa. Fico triste de que foi o contrário, pois a animação é de uma exímia qualidade, e poder presenciar toda a graça da história em uma outra perspectiva seria algo incrível. Mas é uma pena que o filme não consiga entregar a emoção que o expectador espera, ainda que visualmente seja surpreendente.
Beijos.
O trailer mal saiu e matou o filme né, mostrou para todo mundo o grande defeito do filme. Não vou dizer que é uma perda de tempo assistir esse novo rei leão, o visual encanta e faz o ingresso valer a pena, mas chega uma hora que isso cansa, filmes precisam de emoção, aqui temos nada disso.
Não tinha vontade de ir e agora que não vou mesmo.. vou esperar passar na televisão rsrs.. e se for assistir antes disso já sei que é melhor legendado!!
Realmente não vale a ida ao cinema não, ainda mais com o ingresso tão caro né, talvez assistindo em casa, a experiencia não seja tão decepcionante.
Olá! Ai que o Rei Leão marcou minha infância, lembro até hoje a primeira vez que assisti ao filme, foi emoção pura, por isso estava bem receosa quanto a esse lançamento e pelo visto, tinha razão. Definitivamente vou manter apenas a versão original nas minhas lembranças.
Para quem é fã, a decepção é ainda maior, eu também amo a animação original e sai do cinema bem incomodado com essa nova versão que não tem vida e nem emoção.
Olá, tudo bem? Eu fiquei muito decepcionada com esse filme, principalmente pelo fato de o cinema da minha cidade não ter sequer UMA sala legendada, imagina a tortura de assistir ao filme dublado 🙁
Enfim, achei que a essência do clássico se perdeu no meio do caminho.
Sei bem como você se sentiu, aqui na minha cidade não tem nenhuma sessão legendada e ainda por cima o filme é ruim. Uma das maiores decepções do ano sem dúvidas.
Oi, Rafael!
Gosto bastante da história do Rei Leão mas não tive muitas expectativas com o live action da história, e pelo visto estava certa não é? Da para perceber que o filme não emocionou tanto assim. Enfim mas um filme desnecessário que não vou assistir.
Bjs
Olá, Rafael
A animação de 94 marcou minha infância e não quero estragar essa doce lembrança.
Caso eu resolva assistir vou sem expectativas, porque eram grandes e foram zeradas depois de ler sua critica.
Beijos