Depois de perder duas das pessoas mais importantes de sua vida, Helena se vê sem rumo em meio ao caos que se tornou sua existência. Distante de sua fé, passando por um momento complicado no relacionamento com a mãe e enfrentando a rotina intensa da residência em medicina, ela tenta encontrar forças para lidar com seus anseios e medos.

Até conhecer Abigail, uma garota com um jeito leve de encarar a vida que a faz lembrar muito de seu irmão ― Daniel, o garoto do cachecol vermelho. Juntas, Helena e Abigail encontram apoio uma na outra e se entregam a um amor que precisará derrubar as barreiras do preconceito.

A GAROTA DOS OLHOS ESMERALDA se passa no mesmo universo de O GAROTO DO CACHECOL VERMELHO, por isso, o leitor irá rever, ou conhecer, personagens desse livro. Mas não é necessário se preocupar caso não tenha lido, é tudo totalmente compreensível, você não ficará perdido.

Helena é uma personagem que atravessa uma longa fase de luto. Como todos, ela precisa aceitar, aprender a lidar com sentimentos fortes de perda, ainda mais que ela trabalha em um hospital, lugar que, inevitavelmente, está rodeado de curas e perdas. É no hospital que Helena conhece Abigail, alguém que lida com a vida de maneira diferente de Helena, ela é amorosa, consegue enxergar as coisas positivas que encontramos no caminho, é alguém que consegue criar empatia nos outros, ou demonstrar como podemos ser felizes, mesmo quando atravessamos fases difíceis.

A GAROTA DOS OLHOS ESMERALDA também discute a orientação sexual, o direito e a liberdade de amarmos quem quisermos, sem preocupação com uma sociedade preconceituosa e intolerante. Além do luto, Helena precisa lutar por esse direito e tentar ficar junto da pessoa que ama, independentemente de quem a apoia ou de quem cria obstáculos para sua felicidade.

No fim, o leitor encontra uma história simples, mas forte, com temas importantes, aprendizados e uma mistura de sentimentos que deixará qualquer pessoa pensativa por bastante tempo. É aquele livro que agrega muito, que ensina muito, que inevitavelmente conseguirá fazer você enxergar coisas que talvez deixe passar. Aproveite, são poucos os livros que conseguem essa proeza.


AUTORA: Ana Beatriz BRANDÃO
EDITORA: Verus
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 224


COMPRAR: Amazon