Repleto de poemas e imagens, CHORAR DE ALEGRIA traz uma mistura de sentimentos e um quentinho no coração tão bom que a minha vontade era ficar abraçada ao livro por algum tempo. Os poemas são muito reais e trazem de volta alguns momentos que imagino que todos nós já passamos. Apesar do título, os poemas nem sempre são alegres; na verdade, existe uma mistura de sentimentos em cada poema. Os temas vão desde a partida de alguém, o fim de um relacionamento, até a superação, entre tantos outros temas maravilhosos. E o que falar das imagens? O livro é maravilhoso e as imagens completam lindamente os poemas.
“Nosso universo se expandiu tanto que nos perdemos no espaço do nosso próprio vácuo.”
Apesar de ser escrito por cinco autoras, a forma de escrever delas é semelhante e é fácil esquecer que são cinco pessoas diferentes contando suas histórias. As poesias são fluidas, muitas delas são bem curtinhas e gostosas de ler. Cada poesia traz um sentimento diferente e quase dá pra sentir na pele o que elas sentiram ao escrever cada poema.
A mensagem do livro é clara: todos passamos por fases boas e ruins, mas precisamos encontrar uma forma de superar e nos curar de toda dor que sentimos. A verdade é que ao ler o livro, eu senti tanta coisa, lembrei de tanta gente que passou e mudou a minha história, e a verdade é exatamente a que o livro traz. Nós sofremos, mas crescemos com a dor, mudamos com ela, e com o tempo, nós nos curamos e as feridas abertas acabam se tornando apenas cicatrizes para nos lembrar que somos fortes e que todos os momentos ruins são apenas uma fase.
“seu amor me libertou quando eu achava que amar era estar presa”
CHORAR DE ALEGRIA me trouxe de volta ao mundo da poesia e quero registrar minha admiração pelas mulheres que escreveram esse livro. Fica claro que cada uma passou por momentos ruins, relacionamentos conturbados e perdas, mas estão transformando esses momentos ruins em algo lindo que pode ajudar e alegrar tanta gente.
“Agora, a minha vontade de viver por mim é maior do que a vontade de viver por você. Deveria ter sido sempre assim”.
AVALIAÇÃO:
AUTORAS: Lorena PIMENTA, Carol STUART, Fernanda GAYO, Jéssica BARROS e Maysa MUNIZ
EDITORA: Globo Alt
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 298
COMPRAR: Amazon
Uau!! Intenso e avassalador! Cada uma das autoras escreveu sobre o que viveu, sobre o que acredita. Ora são textos fortes, que ensinam, ora são textos tristes que fazem o coração ficar pequeninho. Mas todas as poesias fazem refletir e ensinam muito.
Que delícia de resenha!!! Mesmo sem entender ou conhecer a fundo, sou fã demais de poemas, poesias, textos..tudo que envolva e traga a alma de quem se colocou ali e deixou o sentimento comandar.
Sejam frases soltas, poemas extensos, tudo é tão simples e tão sentido.
Ainda não conhecia o livro e olha a parte interessante, um livro de poesias é sempre tão fininho(acho que para dar aquele gosto de quero mais) e este é bem “grandinho” e já amei as frases acima e as ilustrações!
Mulheres são poesia. Fato!
Lerei!
Beijo
Normalmente eu não sou muito ligada em poemas e poesias. Mas tenho procurado ler, até mesmo para sair da minha zona de conforto como leitora. Mas o que mais me incentivou foi ver tantos novos livros nesse gênero. Não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas essa realidade sendo retratada através de poemas me interessou. É bom quando podemos nos ver em alguns momentos que o autor escreveu. Quero muito poder ler.
Natália!
Fico feliz que o livro a trouxe novamente para o mundo da poesia.
Sou uma eterna apaixonada pelos poemas e até me arrisco a escrever alguns quando a inspiração chega.
Amei toda temática, bem como as ilustrações que são condizentes com os poemas.
cheirinhos
Rudy
Caramba eu ameeei! Estou apaixonada pelo livro! Que lindo verso esse ultimo! Engraçado como a maioria dos pesares e sofrimento giram em torno de relacionamentos e como depois simplesmente olhamos para trás e vemos o quanto somos fortes. Concordo plenamente que crescemos com a dor, pode até demorar, mas uma hora levantamos e seguimos, porque o que nos resta afinal é isso, levantar! As imagens são realmente marcantes! Já adicionei como desejado no skoob! Parabéns pela resenha, objetiva e simples!
Parece muito interessante…
Olá! É tão bom encontrar esse tipo de leitura que nos dá essa sensação de quentinho no coração e eu que não sou boba já anotei a dica. Gosto muito de intercalar minhas leituras com esse tipo de livro. E pelo visto vai ser uma leitura bem intensa e emocionante com um poema melhor que o outro hein, acho que o título vai fazer todo sentido.
Olá Natália!
As gravuras presentes na obra, mesmo constituídas de traços grosseiros e simples, conseguem captar a essência do sentimento que deseja-se passar ao leitor. Os poemas, que se complementam harmoniosamente com as imagens, realmente são capazes de penetrar no nosso íntimo, com a mensagem principal de que os momentos difíceis só podem ser superados aos poucos, sendo que o tempo é um fator crucial para a cura das feridas.
Beijos.
Olá!
Gosto bastante de poema, cada frase e versos são uma forma maravilhosa de alguém transmitir algum sentimento e acho isso bastante incrível. Adorei as frases que você colocou, realmente me fez senti algumas emoções. Espero muito poder ler!
Meu blog:
Tempos Literários
Achei um pouco parecido com O que o sol faz com as flores da rupi kaur, e amei isso. Já entrou pra lista de desejados!!
Oi, Natália
Essa é uma leitura que toca e deixa o coração apertadinho em alguns momentos, mas também vertendo alegrias em outros. São textos que falam diretamente com a alma.
Quero poder ler em breve, beijos.