Você já leu ou assistiu, mais de uma vez, a histórias semelhantes à de LAURA DEAN VIVE TERMINANDO COMIGO. É aquele roteiro do personagem A que está apaixonado pelo personagem B, mas esse B é um babaca que vive traindo, enquanto o personagem A não percebe que tem o personagem C que gosta do A. É aquela sequência de amadurecimento, de aprendizado, de aceitação de como se é e da conquista do amor próprio.

Freddy é uma garota insegura, 17 anos de idade, que tem uma paixão enorme por Laura Dean, a garota mais popular e bonita do colégio. As duas namoram há 4 anos, mas Laura vive terminando e reatando com Freddy. E isso acontece, cada vez que Laura se interessa por outra garota. Assim que perde esse interesse, Laura procura Freddy, que sempre se mostra receptiva, uma vez que mantém a vã esperança de que Laura pare de terminar com ela.

Freddy tem três melhores amigos: Buddy e Eric, dois garotos que mantêm um namoro firme, embora rodeado de problemas de preconceito; e Doodle, uma garota que está sempre pronta para ouvir, independentemente das bobagens que Freddy faça. E grande parte da narrativa, inclusive o clímax, se concentra no drama de Doodle e de como isso é fundamental para despertar em Freddy a consciência e a maturidade que ela precisa para compreender que vive um relacionamento doentio, tóxico, com Laura Dean. E é nesse ponto, no drama de Doodle, que LAURA DEAN VIVE TERMINANDO COMIGO foge do clichê e segue uma originalidade autêntica.

Os desenhos, com traços redondos, cores em preto e branco, com partes num vermelho puxado para o rosa, são perfeitos para o conteúdo e para corresponder à doçura das personagens. A composição dos quadros, com algumas páginas duplas cheias, tudo muito bem colocado dentro da narrativa, são belíssimos. Além de conseguirem passar toda a sensibilidade que é construída página a página.

A mensagem também fica clara e é comum a uma gigantesca maioria de adolescentes, que não conseguem compreender o que sentem, que se deixam prender por emoções e sentimentos que podem não ser correspondidos, não por teimosia, mas porque acham que o erro está com eles e não com o objeto da afeição. Existe aquele erro de se pensar que o amor por alguém é para sempre. Não é. O amor é um sentimento que precisa ser renovado a cada dia, a cada experiência, e precisa ter como retorno o mesmo que é dado, com maior ou menor intensidade. O amor precisa de respeito, de lealdade, de cumplicidade, de abnegação, para conseguir perdurar. Quando isso não existe da parte de um dos lados, o amor tende a fenecer. É essa a lição que Freddy aprende quando precisa se envolver no drama de Doodle.

LAURA DEAN VIVE TERMINANDO COMIGO é uma HQ indispensável para todos os jovens que enfrentam a dura tarefa de sair da adolescência e passar para a fase adulta. Para todos que não conseguem deixar de seguir aquela idealização tóxica que não é amor. O fogo que queima por dentro, que aperta o coração, é extinto quando se consegue amar a si próprio e perceber que o amor precisa de retorno para não se transformar em uma doença que corrói, que destrói. Uma leitura linda que fará você se sentir mais leve.


AUTORA: Mariko TAMAKI
ILUSTRADOR: Rosemary VALERO-O’CONNELL
TRADUÇÃO: Rayssa GALVÃO
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 304


COMPRAR: Amazon