A nossa vida é cheia de momentos que se repetem. Independentemente da pessoa, todos nós experimentamos sensações, experiências, pensamentos similares. Pode ser aqui no Brasil, pode ser nos EUA, pode ser na Europa, no Japão, ou em qualquer outra parte do mundo. O ser humano é uma criatura cíclica.
CEM é um livro ilustrado que exemplifica algumas dessas experiências ao longo de 100 anos da vida de uma pessoa, de qualquer pessoa. Claro que você não se identificará com tudo, nem terá feito algumas das situações que o livro aborda, mas tenho certeza de que a maioria terá uma contraparte na sua vida, e as que não tiver, farão você pensar bastante.
Cada página ou cada conjunto de duas páginas ilustram um ano de vida. Começa com um ano, com a dificuldade de falar, de segurar um objeto ou mesmo de conseguir andar. Segue pelo ano dois, três, quatro, e o livro vai abordando a entrada no colégio, a necessidade de se acordar cedo, o ganho de confiança em si mesmo, a capacidade de realizar algumas tarefas melhor que os pais, reconhecimento; passamos pelos 15 anos e aprendemos a beijar, aos 18 aprende a gostar de café, aos 20 quase não lembra de quando tinha 15, aos 21 se espanta em como a dimensão das coisas são pequenas em comparação à sua visão quando criança.
Aos 29 aprende a gostar de ficar sozinho, que a felicidade é relativa, o que é ser pai e mãe; aos 36 compreende que a realização de um sonho pode não ser tão pleno quanto imaginava, e aos 49 aprende a valorizar uma boa noite de sono; aos 61 constata que o nariz e as orelhas cresceram e aos 75 aprende a desaprender as coisas, enquanto aos 80, toma consciência de que o tempo é finito e que agora precisa do dobro de tempo para fazer até as coisas mais simples. Aos 91 se lembra de como é bom ter um velho amigo e perto dos 100 pensa como seria se sua idade não fosse contada em anos, mas em momentos que você aproveitou.
Esses são pequenos exemplos das mensagens deixadas pelo livro. Mensagens que irão tocar você de alguma forma, que irão fazer você repensar seu mundo, o estilo de sua vida, a relação com sua família, com os amigos e mesmo com pessoas aleatórias que encontra pelo caminho. E todas elas acompanhadas por lindos desenhos desses momentos, que muitas vezes, poderão ser uma cópias dos seus momentos.
CEM é um livro para ser lido várias vezes, porque algumas das páginas, das frases, só serão compreendidas quando você atingir a idade que elas representam. Mas se você for sábio, saberá guardar o que é dito nos anos que ainda não chegaram, para, quem sabe, você conseguir aproveitar melhor, colher um fruto mais doce. Uma leitura simples, com desenhos lindos, carregada de significado, que fará você se sentir diferente, melhor, mais completo. Não perca!
Quer descobrir como a passagem dos anos pode ter diferentes perspectivas? Adimirar desenhos fofos e cheios de significado? Ter a chance de levar um exemplar de CEM para casa? Basta seguir as regras abaixo 😉
REGRAS
UM: Preencher o formulário de participação, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional que vale cinco pontos a cada dia que voce fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;
DOIS: Deixar um comentário neste post;
TRÊS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o prêmio;
QUATRO: Após 16/11/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participação;
CINCO: O prêmio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do prêmio enviado;
SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitação do endereço. Caso não responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;
SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questões não previstas nestas regras.
RESULTADO
Rayane Bonai (@rayanebonai)
AVALIAÇÃO:
AUTORA: Heike FALLER
ILUSTRADOR: Valerio VIDALI
TRADUÇÃO: Julia BUSSIUS
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 208
COMPRAR: Amazon
Um livro simples mas repleto de significados e aprendizados, uns que vivemos, outros que ainda iremos e alguns que servem de lição e reflexão.
Com ilustrações singela e cores vibrantes, Cem é uma jornada cheia de poesia.
Também tem poesia, mesmo não tendo kkkk
Dia que vi este livrinho pela primeira vez me encantei com ele. Essa forma simples de mostrar todas as etapas de uma vida inteira é fascinante e as ilustrações e frases acima, mostram que viver nem é tão complicado assim.rs A gente que complica tudo.
Acredito que seja um livro que funcione e muito como livro de cabeceira!rs
Quero!
Beijo
Funciona, com certeza. Pode ir abrindo aleatoriamente, funciona certinho.
Adoro desenhos, tirinhas.. principalmente quando abordam o lado emocional, acertam em cheio e ainda se transformam em lindos quadros 🙂
São lindos quadros mesmo, ficariam lindos emoldurados.
Carl!
Acho fantástico, para não dizer genial, um autor escrever um livro falando sobre o que poderemos encontrar nas diversas épocas de nossas vidas, difícil não se identificar em algum momento e ainda trazer essas ilustrações generosas e criativas. Como já passei de meio século de vida, fiquei curiosa para saber o que virá daqui para frente.
cheirinhos
Rudy
Vai se identificar com muitas passagens 😉
Que ilustrações lindas! o livro me parece transmitir uma sabedoria imensa sobre a passagem do tempo.
Transmite sim, é muito profundo.
Olá! Que livro maravilhoso, lindas ilustrações, é aquele tipo de livro pra fica na cabeceira pra sempre está relendo, já quero um pra mim!
As ilustrações são tão lindas, amei a resenha!!
Oi!
Adoro ilustrações e livros com frases curtas, poesias, pequenas reflexões… eu quero!
Olá Carl!
Essa obra consegue mostrar como a vida é efêmera de uma forma muito delicada, de modo que pelo menos em algum momento podemos olhar para certa passagem e dizer “sim, é realmente desse jeito”. Gosto da mensagem de que devemos aproveitar cada momento, e tentar fazer com que esses momentos sejam marcados de significado, pois a medida que a vida vai se esvaindo o que sobra são memórias.
Beijos.
Que magnífica ideia. É bom poder ver as vivências pelas quais passamos e poder reconhecer isso em um livro, com ilustrações tão delicadas como essas que você apresentou. Fiquei curiosa para saber quais as perspectivas até os 100. Quem sabe tenha sorte de ganhar esse livro tão diferente.
Ah,o tempo…!
Como já passei dos quarenta,me identifiquei com algumas ilustrações. E é exatamente assim que a gente se sente.
As descobertas,os amigos,as responsabilidades… E assim seguimos.
Achei bem original a ideia desse livro. Lendo a resenha,me deu uma saudade boa. 😀
Olá! Aquele tipo de leitura que te deixa chocada de certa forma, afinal temos grandes possibilidades de nos identificar com algumas passagens, daí vem aquele sorriso bobo ou aquele pensamento “eita, comigo não foi bem assim”, ou talvez, “nossa, será que eu vou chegar até esse momento”, em resumo aquela leitura que aquece o coração. Os desenhos são realmente lindos e fazem do livro uma obra de arte ainda mais incrível.
Olá!
Own, é um livro bem fofo.
Vejo que nele traz reflexo da vida, de tudo que aprendemos ao longo dos anos. Adorei muito ele, com certeza quero ler e ter essa experiência como leitora. Adorei!
Este livro me faz pensar muito, no como cada um tem um tempo, e como cada um leva a vida de uma forma, mas no fundo estamos todos na mesma jornada.
Oi, Carl
Eu adorei a ideia do livro de acompanhar a idade, os momentos que cada um tem.
O livro é lindo não só pelas imagens, mas pelo que causa no leitor, te faz ver e lembrar de coisas que você costuma não prestar atenção no seu dia a dia corrido.
Torcendo para ganhar!
Beijos
Achei a ideia bem legal, gosto de livros que nós falam desse lado emocionam que nós relembram coisas que nós fazem pensar.
Quero muito ler. Aos 67 anos espero me ver em muitas das
situações retratadas no livro.
Oiii ❤ Eu adorei essa proposta desse livro de mostrar vários momentos da vida durante cem anos. É legal isso de ver que tem coisas parecidas na vida de todo mundo, como as novas aventuras que surgem quando deixamos de ser criança e tudo mais.
Quero muito ler esse livro ❤