A pequena cidade de Kiewarra, cujo principal sustento da população é baseado na agricultura, enfrenta uma seca terrível há mais de dois anos. Os donos das fazendas tentam aguentar a pressão financeira, quando um deles, Luke Hadler, aparentemente enlouquece, mata sua esposa, seu filho de seis anos de idade e depois se suicida. Apenas a filha, de poucos meses de idade, sobrevive. O caso abala a comunidade e parece demonstrar a loucura de uma pessoa desesperada.

Aaron Falk é um policial federal que investiga fraudes financeiras. Na infância, ele era amigo de Luke, mas foi embora de Kiewarra devido a uma outra tragédia. Agora, ele está de volta para presenciar o funeral, com a intenção de ficar o menos possível. Mas os pais de Luke o abordam e pedem ajuda, eles acham que Luke não cometeu suicídio, mas que foi assassinado, bem como não foi responsável pela morte da esposa e o filho. Só que não têm qualquer prova disso.

Mesmo contra a vontade, Aaron acaba por ir até a fazenda de Luke e estudar a cena do crime. É quando conhece o sargento Greg Raco, responsável pelo caso, que também estuda o local e que compartilha com Aaron alguns detalhes estranhos sobre as mortes, detalhes que ele não consegue explicar e que são suficientes para convencer Aaron a permanecer na cidade e, de forma não oficial, tentar descobrir o que realmente aconteceu naquela fazenda.

Em paralelo, Aaron precisa lidar com a tal tragédia que o levou a ir embora de Kiewarra. Na adolescência, Luke, Ellie, Gretchen e Aaron eram o grupo inseparável. Ellie e Aaron se sentiam atraídos um pelo outro, enquanto Luke e Gretchen formavam o outro casal. Ellie passava por problemas que eram ignorados pelos amigos, principalmente pela imaturidade de todos, até que um dia, ela é encontrada afogada no rio próximo da cidade. Devido a uma carta que Ellie deixa para Aaron, todos passam a suspeitar dele como o responsável pela morte de Ellie. Mas existem detalhes que também apontam para Luke.

A SECA é o livro de estreia de Jane Harper, e é incrível como ele é maduro, conciso, eficiente em sua trama, a ponto de me obrigar a ler todo sem parar, até chegar à última página. Toda a história e todos os personagens são muito bem construídos, e a dureza daquela terra seca é perfeita pelo contraste da crueldade do que se vai descobrindo no decorrer da investigação. A morte da família de Luke e seu aparente suicídio não é o pior fato que irá encontrar no livro. São duas investigações que correm em paralelo, uma proposital, outra levada pelas consequência do retorno de Aaron a Kiewarra, e ao final, fica difícil decidir qual delas apresenta resultados mais terríveis.

Embora a solução das mortes de Luke e sua família não seja uma surpresa, existem pistas bem claras espalhadas pelo livro, o mesmo não se pode dizer sobre o suicídio de Ellie. É nesse segundo relato que reside a surpresa do livro, e ele também é responsável por um final agridoce, que não parece muito justo, mas que representa a realidade de muitas famílias desajustadas, cujos relacionamentos tóxicos são ignorados por puro egoísmo e indiferença de quem está próximo.

Outro ponto merecedor de elogios é a construção da amizade entre Aaron e Raco. O que começa de forma duvidosa e despretensiosa, aos poucos é consolidado com uma fidelidade que chega ao ponto máximo no clímax da história. Os demais personagens secundários servem perfeitamente como suspeitos, todos eles com seus motivos, suas revoltas, nada é colocado ao acaso. E é nesses detalhes que residem as pistas para ambos os crimes, o que demonstra o cuidado e a competência da autora.

A SECA é um thriller emocionante, forte, sobre a crueldade e a ambição humana que não mede consequências em seus atos. Sem qualquer dúvida, está na lista dos melhores suspenses deste ano, e se tornou uma grande surpresa, principalmente por ser a primeira obra da autora. Seja amante ou não do gênero, não deixe de comprar e ler ou irá perder um suspense brilhante.


AVALIAÇÃO:


AUTORA: Jane HARPER
TRADUÇÃO: Cláudia GUIMARÃES
EDITORA: Morro Branco
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 400


COMPRAR: Amazon