Algumas HQs não precisam de um enredo criativo ou uma história bem contada ou mesmo personagens incríveis para ser excepcional. É o caso de AQUI, a obra mais famosa de Richard McGuire, que em mais de 300 páginas, com pouquíssimos textos, utiliza apenas imagens, todas em apenas um plano de visão, para contar as histórias de vários personagens, e por um período de milhares de anos.
Vou tentar explicar como ele faz isso, mas fica mais fácil se você prestar atenção nas imagens do post. O leitor enxerga um cômodo específico de uma casa, sempre na mesma posição, e o que muda são os anos e o que acontece nesse cômodo. Em uma página estamos em 1890 e na outra em 1920, no mesmo local, na mesma casa, com personagens diferentes. E muitas vezes, vemos pedaços diferentes de tempos diferentes do mesmo local. Ou seja, um pedaço da sala mostra algo que aconteceu 100 anos atrás, outro pedaço mostra o que aconteceu 50 anos atrás, outro ainda mostra o que irá acontecer 100 anos no futuro.
Por exemplo, uma página mostra a campainha tocando em 1900 e um cachorro latindo. Na mesma página, um quadrado mostra uma família sentada no sofá em 1962. Outro quadrado mostra um garoto perto da lareira em 1933. E um outro quadrado, mostra um homem conversando em 1991. Todos eles no mesmo local da casa, o que muda é o tempo.
Em cada quadrado de tempo, o autor mostra o ano a que ele corresponde. Algumas das histórias possuem início, meio e fim, intercaladas por páginas de outras histórias, e algumas não são histórias, são apenas acontecimentos isolados sem qualquer significado, a não ser mostrar como era esse mesmo local no passado e no futuro. E a gente só percebe como é interessante, quando começamos a folhear a HQ, quando percebemos como um mesmo local pode mudar completamente com o tempo, como tanta coisa pode acontecer, ter sua importância e depois ser esquecida, apagada da memória.
Destaque para as partes em que mostram dinossauros andando no terreno que seria a casa, milhões de ano no passado; e para a sequência de flagra um estupro de uma índia por um igual quando o terreno ainda era uma floresta; ou para quando avança milhares de anos no futuro e tudo é apenas um deserto sem vida.
AQUI é uma das HQs mais criativas que conheço, um trabalho genial, complexo, um resumo da insignificância da vida humana diante do tempo da natureza. Como somos pequenos, temporários, em um mundo que respira milênios ao invés de décadas.
AVALIAÇÃO:
AUTOR: Richard MCGUIRE
ILUSTRADOR: Richard MCGUIRE
TRADUÇÃO: Érico ASSIS
EDITORA: Quadrinhos na Cia
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 310
COMPRAR: Amazon
Carl!
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras e acredito ser o caso dessa HQ.
Já ía perguntar qual o sentido todo das ilustrações de mostrar as diversas fases/anos e suas modificações, porém no final, você concluiu, dizendo: como sommos pequenos e temporários… explicou tudo.
Deve ser uma ótima HQ para filosofar.
cheirinhos
Rudy
Incrível!!!
Não há outra palavra para expressar o sentimento em ver cada “quadradinho” exposto acima. Puxa, somos nada diante do tempo, da vida. Somos limitados e ao mesmo tempo,infinitos. Acredito que nunca tenha visto algo tão bonito, simples e ao mesmo tempo com uma intensidade tão bela.
E fiquei “aqui” imaginando a beleza e a alegria nos olhos de quem pode segurar um trabalho assim em mãos, deve ser algo inexplicável!
Claro que vai para a lista dos mais desejados!
Beijo
Olá!
Uau, que legal!
Adorei muito a ideia do autor representa isso para nos leitores. Acredito que em todos os lugares que já passamos sempre são deixado historias para trás mesmo que nós não notamos, mas por traz de qualquer coisa sempre há uma historia. Gostei de como isso foi representado no livro. Espero muito ver!
blog:
Tempos Literários
Bem criativo mesmo.
É o real significado da expressão uma imagem vale mais do que mil palavras!
Pra mim, cada um pode criar sua própria história seguindo as ilustrações da hq
Olá! Definitivamente é uma HQ bem criativa e meso sem muitas palavras, demonstra uma grandiosidade e passa uma mensagem tão bacana que fica difícil resistir. Mesmo tendo certeza que vou me perder em algumas partes, mas nada que uma espiada nas páginas anteriores não me ajude (risos).
genial!!!
Bati o olho e já foi para minha wishlist.
Sem dúvidas é uma das HQs mais brilhantes que já vi, quanta criatividade, e a forma que a “historia” é contada, putz, sem comentários.
Oi, Carl
Nossa que HQ genial!
Esses dias estava conversando com uma vizinha a respeito da rua onde moramos, que muitas casas foram construídas de uns 10 anos atrás. Depois fiquei pensando em como era antes delas serem construídas. Me senti nostálgica porque brinquei muito nesse terreno quando criança.
Claro que vai para a lista de desejos, beijos.