Quem diria que um remake, baseado num livro clássico de 1897, conseguiria conversar tão bem com os dias atuais que estamos vivendo. O HOMEM INVISÍVEL é um dos poucos filmes que conseguiram estrear em 2020 antes do caos do Coronavírus e dos fechamentos dos cinemas. Felizmente deu tempo para ele ser um sucesso de bilheteria e agora ele já está disponível para se assistir online, já adianto que vale muito a pena ser conferido, bora descobrir mais?
O filme acompanha a jornada de uma mulher que vive em um relacionamento abusivo. O cara é rico, charmoso, poderoso e um monstro. Depois de uma fuga pra lá de arriscada, a mulher consegue se livrar desse homem e logo recebe a notícia de que ele aparentemente se suicidou. Os dias se passam e ela tenta recomeçar a sua vida, e tudo parecia ir bem, até que ela começa a sentir uma estranha presença em sua volta, ela se sente vigiada e tudo explode quando ela começa a se sentir tocada. Com a certeza de que de alguma forma seu ex voltou para a atormentá-la, a mulher luta para fazer as pessoas ao seu redor acreditarem nela.
A violência doméstica presente hoje na vida de várias mulheres é algo que o filme trabalha em primeiro plano, fugindo completamente do convencional. A gente sabe que a moça está sofrendo e vivendo um inferno, mas no prelúdio não existem cenas desnecessárias mostrando o início da violência. O roteiro é eficiente o bastante para se iniciar logo numa eletrizante cena de fuga, onde a mulher se prepara para ir embora, enquanto o homem dorme. Só pelo olhar da personagem e o estado emocional que a atriz imprime para a tela, o espectador já entende o perigo e automaticamente se coloca em prontidão para torcer e defender essa personagem que deseja cima de tudo ser livre.
O homem é rico e um gênio da tecnologia e a forma que o mesmo encontra para ficar invisível e atormentar sua antiga companheira é sensacional. Uma solução de roteiro bastante crível, algo que mesmo sendo inacreditável, não foge 100% da nossa realidade. A forma que o homem age é um puro e simples “Gaslighting”, termo em inglês que nomeia uma forma de tortura psicológica em que uma pessoa faz de tudo para a outra parecer louca. Afinal quem vai acreditar na mulher que olha para o nada e diz que tem alguém ali? É uma manipulação que acontece demais na vida real, de outras maneiras, que sempre levam a vítima para o mesmo lugar, o total isolamento onde ninguém está ao seu lado.
No filme, a personagem é mais que apenas seguida e observada, a violência continua, ela sabe, mas não consegue provar para ninguém, levando-a até mesmo para um hospício, onde mais uma vez ela não terá paz. É uma forma muito dolorosa de medo em que a personagem sabe que nunca estará livre, um medo que exemplifica muito bem o dia-a-dia de mulheres que temem seus parceiros violentos. Além de ser um suspense de terror, a trama tem uma mensagem tão forte que logo o filme se torna um dos mais necessários dos últimos tempos. Por ser um grande filme, voltado para o grande público, o projeto acerta em cheio no tom e nunca parece exagerado. Entretém, arrepia, assusta e passa uma mensagem importantíssima.
A estrela do filme é a atriz Elizabeth Moss, a mesma de THE HANDMAID’S TALE, e aqui a atriz prova mais uma vez que é uma das melhores em atividade. O medo está no seu olhar, o trauma a persegue e sua postura mostra muito bem o espírito de uma mulher que só quer ser livre, ser feliz de novo. É muito difícil acompanhar o declínio da personagem através da atriz, que entrega um desempenho exemplar, extremamente acima do nível que geralmente encontramos em filmes desse tipo. O resto do elenco é extremamente competente e completam o filme de maneira magistral, até mesmo o ator que vive o homem invisível, que obviamente aparece pouco ou quase nada, mas acredite, ele consegue ser bom até mesmo invisível.
O único deslize do filme é seu ato final que entrega uma incrível cena de ajuste de contas, uma interessante reviravolta, mas que não encerram a trama. Logo depois do grande clímax, do ápice, o filme esfria, inicia novamente um pequeno arco, esquenta de novo e depois acaba. Essa quebra de energia pesa e mesmo que esse novo arco seja bastante satisfatório, poderia ser inserido melhor dentro do filme.
Mas esse pequeno deslize não atrapalha o longa que, além de tudo isso, consegue ter uma trilha sonora que não cansa de deixar o espectador tenso, cenários belíssimos e efeitos visuais mais que competentes. Um trabalho lindo e completo que quando se inicia, acaba e o espectador nem percebe o tempo passando. Filmaço que merece ser conferido e comentado!
DIREÇÃO: Leigh WHANNELL
DISTRIBUIÇÃO: Universal
DURAÇÃO: 2 horas e 5 minutos
ELENCO: Elizabeth MOSS
Finalmente um remake bom!!!!!
Ia assistir quando essa loucura toda começou! Não sabia que estava disponível online. Onde tem?
Elizabeth sempre ótima! Seja em Hand, no filme e em trabalhos antigos.
Tive a oportunidade de conferir este filmão antes do caos se instalar e realmente foi uma grata surpresa. Já acompanho o trabalho da atriz de Hand, então, claro que já esperava uma atuação incrível.
Mas admito que foi tudo uma real surpresa. Em alguns momentos confesso,que cheguei a duvidar da sanidade dela,tamanha a verdade que ela impõe.
Este é com certeza um filme que irei ver novamente, assim que for possível!!!
Beijo
Nossa, que filme, um suspense de fazer a gente ficar com a ansiedade à mil.
Eu gosto muito dessa atriz, acho que ela transmite muita verdade aos personagens que interpreta.
Vou procurar pra assistir, obrigada pela indicação e resenha.
Nossa Rafael!
Tô até arrepiada… muita tensão.
DEve ser um daqueles filmes imperdíveis.
E eu achando que seria como o anterior.
Vou ver se assisto hoje.
cheirinhos
Rudy
Sem duvidas intenso.
Sempre tive vontade de ler o clássico desde quando o conheci, citado em a menina que roubava livros, no entanto estou aqui, enrolando até hoje kkkkkk
Voltando para o filme, já vou correndo procurar, além de trazer uma temática bastante atual e que deve ser discutida, enredo bastante intenso, o elenco se mostra bastante promissor.
Bela resenha.
Parece que acertaram hein, eu já tinha lido e visto outras resenhas do filme e todos dizem a mesma coisa, que vale muito a pena assistir! Eu amei a resenha! Parabéns
Olá! Ahhh as exceções que me deixam mais feliz e esperançosa (risos). Já estava bem empolgada para conferir o filme, mas depois dessa resenha, agora me sinto na obrigação de assistir o mais rápido possível. Muito bom saber que além de incrível o filme também consegue refletir o dia-a-dia (infelizmente) de outras mulheres.
Oi, Rafael
Nossa , como é bom ler uma crítica tão positiva.
Não tive oportunidade de conferir no cinema, mas como está disponível online claro que vou assistir hoje mesmo.
Que trailer espetacular, todo o elenco parece ter feito um trabalho incrível. Por mais remakes assim.
Beijos
Olá!
vi o trailer do filme e fiquei bem interessada, ia ao cinema para ver mas com essa pandemia é difícil. Espero conseguir assistir em algum momento.
Meu blog:
Tempos Literários
Olá!
Assisti ao trailer e percebi que não só eu, mas grande parte das pessoas que o assistiram percebemos que só o trailer já pareceu ter entregado boa parte da história, será que é isso mesmo? De qualquer forma, mantenho a vontade de assistir ao filme.
Olá!
Esse filme, o que dizer desse filme? EU AMEI DEMAIS! Fiquei completamente surpresa, não era nada do que eu esperava. Tinha as expectativas baixas unicamente por causa do título (sim eu julgo por issokkkkk) mas acabei surpreendida da melhor maneira possível, desde a primeira cena a última. A atuação da atriz principal foi incrível (ainda não vi a série que você comentou com ela mas ta na lista) a direção foi maravilhosa, cinematografia e fotografia espetaculares também e tudo isso foi muito bem trabalhado pra deixar a audiência tensa e em expectativa do que viria a seguir. Ao contrário de você eu não achei que o final pecou, fiquei bem satisfeita com as cenas e na minha opinião fechou muito bem a trama. Depois de todo aquele inferno, ela finalmente teve a vingança perfeita usando a arma do ex contra ele próprio. Sem dúvida o melhor thriller psicológico e um dos melhores filme do ano.
Ooi eu gosto bastante desse tipo de filme e com o caos que estamos vivendo vale a pena ver esse filme um suspense sempre faz a gente ficar com a ansiedade la em cima beijos