A Letícia Pusti, da mesma forma que a Cora Ottoni (pode ler a resenha da HQ dela, aqui), possui um Instagram onde publica tirinhas cômicas sobre o cotidiano e/ou situações que vivenciou. Seu humor é suave, ingênuo, o que combina com os traços e as cores, a maioria em tom pastel, que transitem uma beleza e uma graça contagiante.

Eu conheci SINCERIDADE, uma produção própria da autora, através de um canal sobre quadrinhos no Youtube. Fiquei com vontade de ler no mesmo instante, entrei em contato com a Letícia e poucos dias depois, já estava com um exemplar nas mãos.

Na HQ, acompanhamos Sara, a personagem principal, que, após a notícia de que um amigo cometeu suicídio sem motivo aparente, uma vez que ele parecia sempre tão alegre, tem uma espécie de epifania sobre sua vida. Então ela tenta consertar uma relação que estava à beira do término.

Apesar de ter poucas páginas, dezoito no total, SINCERIDADE consegue conversar com o leitor sobre assuntos importantes e pesados, como depressão, suicídio, incompreensão, remorso, perdão, homossexualidade, amor, compaixão. Parece muito para ser possível estar presente em uma obra tão pequena, mas essa é a magia dos quadrinhos, onde várias mensagens são entregues com apenas alguns desenhos. E Letícia conseguiu fazer isso de forma competente, sensível e completa.

SINCERIDADE é daquelas HQs que você precisa ter na cabeceira de sua cama, ao lado de seu notebook, na parte da frente de sua estante ou dentro da sua mochila, para quando se sentir deprimido, cansado, desmotivado, abrir, reler e reverter todas essas emoções negativas.

Uma pequena obra-prima que ocupa um enorme espaço importante de cada pessoa. Para acompanhar a autora e seus desenhos, além de comprar a HQ, só acessar seu Instagram aqui!


AUTOR: Letícia PUSTI
ILUSTRADOR: Letícia PUSTI
EDITORA: Independente
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 18