A Letícia Pusti, da mesma forma que a Cora Ottoni (pode ler a resenha da HQ dela, aqui), possui um Instagram onde publica tirinhas cômicas sobre o cotidiano e/ou situações que vivenciou. Seu humor é suave, ingênuo, o que combina com os traços e as cores, a maioria em tom pastel, que transitem uma beleza e uma graça contagiante.
Eu conheci SINCERIDADE, uma produção própria da autora, através de um canal sobre quadrinhos no Youtube. Fiquei com vontade de ler no mesmo instante, entrei em contato com a Letícia e poucos dias depois, já estava com um exemplar nas mãos.
Na HQ, acompanhamos Sara, a personagem principal, que, após a notícia de que um amigo cometeu suicídio sem motivo aparente, uma vez que ele parecia sempre tão alegre, tem uma espécie de epifania sobre sua vida. Então ela tenta consertar uma relação que estava à beira do término.
Apesar de ter poucas páginas, dezoito no total, SINCERIDADE consegue conversar com o leitor sobre assuntos importantes e pesados, como depressão, suicídio, incompreensão, remorso, perdão, homossexualidade, amor, compaixão. Parece muito para ser possível estar presente em uma obra tão pequena, mas essa é a magia dos quadrinhos, onde várias mensagens são entregues com apenas alguns desenhos. E Letícia conseguiu fazer isso de forma competente, sensível e completa.
SINCERIDADE é daquelas HQs que você precisa ter na cabeceira de sua cama, ao lado de seu notebook, na parte da frente de sua estante ou dentro da sua mochila, para quando se sentir deprimido, cansado, desmotivado, abrir, reler e reverter todas essas emoções negativas.
Uma pequena obra-prima que ocupa um enorme espaço importante de cada pessoa. Para acompanhar a autora e seus desenhos, além de comprar a HQ, só acessar seu Instagram aqui!
AUTOR: Letícia PUSTI
ILUSTRADOR: Letícia PUSTI
EDITORA: Independente
PUBLICAÇÃO: 2017
PÁGINAS: 18
Uma HQ com traços singelos mas com uma profundidade enorme.
Achei os traços simples, mas bem comoventes. E que assuntos importante na atualidade. Acho que um suicídio pega muitos de surpresa justamente pelo pensamento de que a pessoa não transparecia.Mas é justamente isso, a gente nunca vai saber de verdade o que se passa na vida do outro né?! Ou pior, até ignoramos. O título não poderia ser diferente!
Abraços
Carl!
Acho tão importante um pequeno livro que traz mensagens tão importantes sobre assuntos tão delicados e que devem mesmo ser discutidos.
Fiquei encantada e bem gostaria de ler e resenhar lá no blog.
cheirinhos
Rudy
Oii
Nossa, que traço lindo e que cores utilizadas de forma tão sensível desde a capa até os quadrinhos.
Esses temas são muito importantes e cada vez mais que algum livro/HQ/filmes ou o que seja fala mais sobre isso, mais representatividade e discussão temos! Adorei
Beijos!
Um livro tão pequenino em número de páginas, mas com uma riqueza tão grande nos detalhes das ilustrações e posso afirmar sim, das situações enfrentadas.
Os quadrinhos tem esse poder, de nos fazer parte de tudo, com tão pouco e ao mesmo tempo, com tanto!
Já vou lá conferir o trabalho da artista!!!
Beijo
Que ilustrações mais lindinhas! O livro parece ser bem pesado, no quesito assuntos que aborda mesmo. Não costumo ler HQs, mas só 18 páginas? Talvez eu dê uma chance.
Beijos
Olá! Nossa, impressionante saber que em apenas 18 páginas, a autora consegue nos entregar uma história com assuntos tão importantes e nada fáceis, fiquei bem curiosa para conhecer, sem falar nesses traços e cores lindas.
Fiquei tão encantada por essa Hq. Os traços simples e mais ainda por ser brasileira. Vou deixar essa dica mais que anotada.
QUE LINDO!
QUE OBRA DE ARTE!
É um tema tão, mas tão sensível e ao mesmo tempo tão real, quantas pessoas (famosas por exemplo) em que todo mundo dizia que era alto-astral, feliz, rico etc. mas comete suicídio de súbito e surpreende todos? depois investigam afinco e percebem que já haviam alguns sinais: um post satírico, o excesso de remédios, a reclusão, enfim vários socorros silenciosos.
Sabe se foi inspirado em fatos reais? Queria que tivesse disponivel na amazon para comprar 🙁
Oi, Carl
Mesmo com poucas páginas essa HQ consegue passar uma mensagem que é um tapa na cara.
E faz pensar em como mostramos nossos sentimentos aos outros, estou curiosa para ler, vou no instagram da autora dar uma olhadinha.
Beijos
Vai ser difícil comprar, mas pode seguir a autora!
Oi, Carl
Aii que traço lindo, já quero!
Quero mesmo ler mais HQs e essa parece ser fantástica!
Aborda temas importantíssimos mesmo.
Falar sobre depressão, suicídio, amizade, etc. nunca é demais.
Assim que der lerei.
Bjs