Aqui no Brasil não é todo mundo que sabe quem foi Alexander Hamilton, mas isso é normal. Essa figurinha histórica foi importante nos Estados Unidos, antes, durante e depois da Guerra da Independência Americana contra o Reino Unido. Mas talvez você já deve ter ouvido falar nessa personalidade graças ao musical da Broadway que nos mostra a sua vida e carreira através do Rap e Hip-hop, estrelado inteiramente por um elenco cheio de diversidade. Bora conhecer mais um pouco sobre o livro e o musical?

Alexander Hamilton nasceu em Nevis, uma pequena ilha do Caribe, que na época era uma colônia britânica. Mas ele ganhou notoriedade quando foi para os Estados Unidos, na época, também uma colônia britânica, as famosas Treze Colônias. Se tornou um estudioso graças a doações e, quando a guerra pela independência estourou, rapidamente ele se juntou ao exército na luta pela liberdade. Ao lado de outras figuras importantes, como George Washington, eles ganharam a guerra e em seguida construíram os moldes do que hoje conhecemos como os Estados Unidos.

Hamilton é um dos pais fundadores da nação. É dele basicamente o mérito de ter desenvolvido a economia americana, essa que, até os dias de hoje, domina o mundo. Ele veio com novas ideias de investimentos públicos, bancos e títulos de pagamento, não dando tanta importância a agricultura, que era lucrativa, mas extremamente instável. Sem dúvida um dos pais do capitalismo, foi o primeiro secretário do tesouro. Já na sua primeira gestão, ele construiu os moldes de uma economia forte, cíclica e extremamente ágil. É dele também o reconhecimento da criação da guarda costeira, uma das instituições americanas mais importantes e antigas desse pais. Além de ter criado e fortalecido toda a alfândega americana, hoje ele está presente na nota de 10 dólares americanos.

O livro caminha por toda a sua vida, além é claro de desenvolver bastante o lugar onde ele nasceu e também seus pais. Órfão e sozinho desde muito pequeno, o jovem precisou superar muitas adversidades na busca pela sua sobrevivência. A narrativa nos mostra com detalhes toda essa jornada que realmente é digna de um filme, sair da pobreza e ascender como um dos pais de um novo país, com um sistema de governo inédito no mundo, é para poucos. Os capítulos são cronológicos e nos explicam os fatos com bastante calma e riqueza em detalhes, a leitura é bastante densa, mas para quem gosta de história e do máximo de detalhes possíveis, chega a ser viciante.

Ele foi guerreiro, político e muito mais, porém em sua jornada, ele acumulou dezenas de inimigos que não concordavam com suas ideias para o novo país. Chega a ser hilário acompanhar essa grande teia de picuinhas, pois foram exatamente os homens que lutaram pela independência, que brigavam entre si. Uns odiavam as ideias de Hamilton sobre investimentos, bancos e moeda, outros queriam que o país apenas investisse em agricultura e outros não queriam nem pensar em um final para a escravidão. Esse último tópico é um dos mais polêmicos do livro, que nos mostra o pensamento da época, o homem branco americano queria se ver livre do homem branco britânico, mas quando o homem branco americano dizia querer a liberdade, ele se referia apenas à sua liberdade, os negros africanos não estavam inclusos nesse pensamento. E um assunto tão gigante como esse é apenas citado no livro, já que durante a vida de Hamilton, ele pode lutar pouco por essa pauta, que dezenas de anos depois, se tornou na famosa Guerra Civil Americana.

A leitura nos entrega um relato completo sobre a ascensão e queda dessa personalidade, que mesmo sendo tão importante para a história americana, foi jogada de lado na mesa dos pais fundadores, graças às forças de seus inimigos. Tudo aqui daria um excelente filme ou uma série, são intrigas atrás de intrigas, confusão, traição, mentira, safadeza, falta de honestidade e morte. Mesmo sendo um livro biográfico de estudo, a leitura pode ser taxada de tudo, menos de monótona. Temos mais de oitocentas páginas que nos trazem mais do que apenas mostrar o que Hamilton fez, mas também o que ele foi e as pessoas que ele tocou enquanto viveu. Sua família também tem grande participação na narrativa, principalmente sua esposa Eliza e seus oito filhos.

Os capítulos se alternam entre grandes e pequenos. A leitura é lenta, mas é desenvolvida com uma linguagem atual e nada complexa, o cuidado que o autor teve em não fazer a obra ser maçante é louvável. Temos uma grande história de vida e, felizmente, tivemos o autor certo para apresentar essa narrativa para o público de hoje. Sem sombra de dúvidas uma leitura nada elitista em sua narrativa, todos são bem-vindos a mergulhar nas palavras. O final até chega a ser doloroso, pois falta tanta coisa importante para acontecer na construção dos Estados Unidos, mas vamos acompanhar apenas Hamilton e quando ele não estiver mais, essa é a nossa deixa para ir.

O final da vida de Hamilton é algo que sozinho merece um filme de tão bizarro que é. Antigamente, nos Estados Unidos, era comum que homens resolvessem as suas diferenças em um duelo, com data e local marcado. Ficavam um na frente do outro e cada um tinha direito a dar um tiro apenas, o resultado eu imagino que você já possa imaginar. Uma coisa tão primitiva que chega a ser patética, mas que era comum na época. Essas passagens são riquíssimas e não economizam nos detalhes, nós temos literalmente todos os ângulos desse conflito e até mesmo as suas consequências, uma das partes mais intrigantes de toda a leitura.

No final nós temos um livro extraordinário sobre ascensão e queda, sobre a origem desse país que mexe com a vida de todos até hoje. Não tem nada melhor do que mergulhar na história e descobrir a origem das inovações, da grandeza, das coisas ruins e também do preconceito. Mesmo que seja uma narrativa sobre a vida de Alexander Hamilton, o livro nos entrega muito mais que isso. E por mim poderia ter ido muito mais além, mas ai eu já devo estar exagerando, né. Se você gosta de história, essa é a pedida.

Já o musical da Broadway inspirado neste livro, estreou em 2015 e rapidamente se tornou um sucesso instantâneo. Seu elenco é majoritariamente latino e negro, todas as músicas são originais e tem o Hip-hop e o Rap como seus gêneros. Praticamente toda a história de vida dessa personalidade está presente no musical, com as canções nos contando tudo o que ele fez, viveu ou pensou. A ideia do musical não era para ser um retrato preciso da história, mas sim uma dramatização de eventos famosos que ocorreram durante o nascimento dos Estados Unidos que conhecemos nos dias de hoje.

Tá, mas um musical da Broadway não é acessível para todo mundo, então como esse musical tão restrito se tornou essa febre mundial? A resposta disso está em sua trilha sonora que é cheia de hits em potencial. É impossível ouvir apenas uma música e chamar a mesma de maçante. A produção lembra muito as músicas que fazem sucesso nos dias de hoje e os gêneros são até mesmo muito dançantes e contagiantes. Mas o que firmou esse musical na mente de todos, foi a gravação oficial do espetáculo que saiu no meio de 2020. Mais do que apenas uma peça filmada, a gravação oficial, que iria sair nos cinemas, foi muito afetada por causa da pandemia do covid-19, logo foi lançada oficialmente nos Disney+, o streaming da Disney, que levou esse musical automaticamente para a casa de qualquer um que queira conhecer mais sobre a vida dessa personalidade. E também para aqueles que querem se entreter, já que os atores são extraordinários, as músicas contagiantes, visualmente belíssimo e as coreografias são riquíssimas.

Alguns atores do musical já são conhecidos por outros grandes filmes famosos, esse musical acabou se tornando uma fábrica de talentos, revelando para o mundo outras personalidades ricas e criativas. O musical está disponível no Disney+ BR, infelizmente ainda sem legendas em português, que foram prometidas para serem entregues, mas ainda sem previsão. Mas antes disso, eu te convido a ir no Youtube ou em qualquer streaming de música e dar play nas canções da trilha sonora: Alexander Hamilton, My Shot e Satisfied. Vai te dar uma ideia bem interessante sobre o musical e sobre o quão interessante possa ser ler mais sobre a vida de Alexandre Hamilton, só não me culpe depois se ficar viciado(a) hein!


AUTOR: Ron CHERNOW
TRADUÇÃO: Donaldson M. GARSCHAGENE
EDITORA: Intrínseca
PUBLICAÇÃO: 2020
PÁGINAS: 805


COMPRAR: Amazon


DIREÇÃO: Thomas KAIL
DISTRIBUIÇÃO: Disney+
DURAÇÃO: 2 horas e 20 minutos