Laura e Patrícia são duas melhores amigas que se conhecem desde sempre. Matthew e Diego são dois melhores amigos que se conhecem desde sempre. Em uma noite de diversão, as duas garotas conhecem Matthew e Diego em um pub. A conexão é quase imediata. Laura se interessa por Diego, Patrícia se interessa por Matthew, e ambas têm seus sentimentos correspondidos pelos rapazes. Assim, eles se tornam melhores amigos; e depois, melhores amantes.

Com o tempo, e algumas situações do acaso, Patrícia e Diego iniciam uma aproximação cada vez maior, até que despertam os ciúmes de Laura e Matthew. Discussões, desconfianças, perseguições, a rachadura na amizade, e após um ato impensado, Matthew sofre um acidente de carro e fica à beira da morte. O que poderia aproximar novamente os quatro amigos, torna-se um ponto ainda maior de ruptura, quando o advogado da segurada, informa que o veículo foi sabotado. E os principais suspeitos, são Patrícia, Laura e Diego.

NÓS QUATRO E O AMOR é um romance descompromissado, numa edição econômica (e você só irá encontrar o livro dessa forma), sem orelha e com páginas em branco, um pouco maior do que o tamanho de uma edição de bolso. Ele navega por vários sentimentos fortes e conflituosos, como amizade, confiança, fidelidade, ciúmes, vingança, amor, e flerta rapidamente com questões importantes, como adoção, gravidez indesejada, abandono, doenças graves, como a AIDS, e questões sociais. Tudo de forma a colocar a história dos quatro amigos sempre em movimento, sem nunca se aprofundar em quaisquer desses pontos.

Esse pouco conteúdo poderia ser um problema, mas eu penso que NÓS QUATRO E O AMOR não tem o objetivo de discutir essas questões, mas apenas de contar uma história descompromissada sobre paixão, com uma pitada de mistério. E eu me baseio nisso, porque tudo no livro é baseado na premissa de que todos somos bons; que, vez ou outra, cometemos erros, mas, se tomarmos consciência deles rapidamente, teremos a chance de consertar, de pedir perdão, e reconquistar o que perdemos por causa deles.

A autora não me pareceu querer passar lições morais, ou mesmo sociais. Ela apenas usa esses temas para compor, minimamente, o passado dos personagens, para dizer que todos temos segredos, que todos passamos por algum trauma em algum momento da maturidade, e que precisamos aprender a conviver com isso, aprender a compartilhar esses segredos, e aprender a consertar nossos erros pelo caminho.

NÓS QUATRO E O AMOR não é um livro para você pensar. É um livro para você intercalar com alguma leitura mais densa, ou para sair de alguma ressaca literária, sem você precisar ler com muita expectativa, apenas com a noção de que irá acompanhar quatro pessoas tentando se acertar e serem felizes. Ignore os furos, as situações convenientes, a intenção é apenas deixar você entretido enquanto as páginas não terminam.


AUTORA: Fabiane RIBEIRO
EDITORA: Universo dos Livros
PUBLICAÇÃO: 2016
PÁGINAS: 304


COMPRAR: Amazon