O amor não é óbvio. Ele está presente quando você se senta com a sua vizinha idosa para assistir a um novo capítulo da sua novela favorita. Ele é posto à prova quando você escuta as histórias mirabolantes da sua melhor amiga, ainda que nenhuma delas lhe interesse. E, às vezes, ele aparece quando você menos espera e te leva a fazer experimentos científicos munida de binóculos e uma bicicleta amarela.Íris tem 17 anos e está viciada na novela Amor em atos. Ela e sua vizinha, Dona Símia, de 68 anos, não perdem um episódio. Na escola, parece que todo mundo só pensa em duas coisas: na festa de formatura e em perder a virgindade. Só que a vida de Íris está prestes a mudar: Cadu Sena, sua paixão platônica desde a oitava série, está solteiro. Essa é a chance de Íris.Mas antes ela precisa entender o que levou a namorada de Cadu a deixá-lo por uma garota, Édra Norr. Montada em sua bicicleta, Íris vai cruzar São Patrique para descobrir tudo sobre Édra, e não vai demorar para se enredar também nos encantos da garota.
Quando comecei a ler O AMOR NÃO É ÓBVIO, pela sinopse, já tinha noção do que se tratava e esperava alguma decisão completamente errada da personagem principal. E acertei, Iris Pêssego realmente é péssima em tomar decisões, é contraditória às vezes, e muito muito maluca, mas ela também te cativa muito ao tentar fazer o certo mesmo dando tudo errado, ela te cativa ao mostrar o amor que tem pelas suas amizades, por defender quem ela ama com unhas e dentes, e por ser quem ela é.
A Iris é muito madura pra uma garota que ainda está na escola, para ela, a opinião dos outros não incomoda, e ela vive no mundo dela. A melhor amiga de Iris, Polly, é muito cabecinha de vento e confesso que me irritei muito com ela, porque ela estava com uma ideia fixa na cabeça, e queria que a Iris entrasse na onda com ela, mesmo ela sempre rejeitando, mas no final ela tem o amadurecimento necessário. Mas antes de amadurecer, ela consegue fazer Iris a tomar algumas decisões em relação a Cadu, seu crush supremo que ficou solteiro a pouquíssimo tempo.
Okay, vamos lá, vocês tem um crush enorme no cara mais gato da escola, ele fica solteiro, mas o zumzumzum é por a ex dele estar namorando uma garota. Você: (a) vai atrás do crush (b) da espaço já que ele acabou de ficar solteiro ou (c) persegue a atual da ex dele. Adivinhem qual Iris escolheu? Mas tenho certeza que se Édra estudasse na mesma escola que eu estudei, ela seria o centro de todas as atenções.
Édra tem cabelos curtos, veste roupas largas, seus olhos são muito escuros, que são capazes de engolir pessoas (segundo a Iris), mas eu continuo imaginando ela como Ruby Rose. (loucura né?) Uma personagem que tem vida própria, eu poderia dizer, todas as atitudes que ela toma são inesperadas. É simplesmente impossível não se apaixonar.
O AMOR NÃO É ÓBVIO é um livro de descobertas e responsabilidades, ele te ensinar a olhar para dentro para procurar respostas em vez de olhar ao redor e ser mais uma cópia das pessoas. A gente sabe que ser adolescente é muito difícil, é pressão de todos os lados para tomar decisões, e nem sempre você tem uma única opção, esse livro mostra muito disso.
É um livro que eu indicaria como leitura para todas as pessoas, pois é muito adolescente mesmo, você não consegue não se apaixonar nos personagens e se identificar com eles. Aqui também te ensina a abrir mão de coisas que você gosta pelo bem das pessoas que você ama, e não tem lição mais bonita que essa né? Esse livro foi favoritado por mim, porque de verdade, como não amar? E aliás, a Édra faz uma música no livro e ela tem no YouTube, eu quase morri do coração. Muito obrigada Elayne por esse presente que você nos deu.
AUTORA: Elayne BAETA
EDITORA: Record
PUBLICAÇÃO: 2019
PÁGINAS: 392
COMPRAR: Amazon