Às vezes, amigos imaginários podem ser a nossa melhor companhia. Ou não. Vanessa e Thiago são dois jovens que ainda não abandonaram seus amigos imaginários. Depois de perderem o grupo de terapia que frequentam, eles decidem criar o clube dos amigos imaginários com Ricardo e Júlia, para continuar se reunindo e encontrar apoio para seus medos e traumas. Com muitos sonhos e amigos em comum, os quatro se jogam em uma série de aventuras que só o destino sabe onde vai dar.

O amigo imaginário de Thiago é uma voz sem rosto ou corpo. Thiago é introvertido, tem poucos amigos, não consegue se relacionar com a mãe, o pai ou os irmãos. Ele tenta muito, mas não consegue. O único que compreende o que Thiago passa, é a Voz. Ela é a sua parte da consciência que o ajuda nos momentos difíceis, que o alerta antes que entre em encrencas, que lhe oferece alternativas e o incentiva a tomar atitudes.

Vanessa ganhou do pai, um urso de pelúcia, em um de seus primeiros aniversários. Depois de um evento traumático, o urso ganhou voz e nome: Bobo. O urso é o amigo de Vanessa. Não, Bobo é bem mais que um amigo, é um protetor. Ele está sempre presente, sempre ao lado de Vanessa, e é sua voz que ajuda Vanessa a enfrentar seus medos e seguir em frente. Onde Vanessa vai, leva Bobo, no seu colo ou dentro da mochila. Sem o urso, Vanessa desmorona.

Ricardo e Júlia enfrentam problemas diferentes, mas igualmente profundos. Ricardo acha que é perseguido por um monstro que o quer matar. Júlia conversa com bichos e pessoas mortas. Os quatro se conhecem em um grupo de terapia e, aos poucos, conseguem formar uma amizade. Principalmente quando a terapeuta sofre um acidente e o grupo é desfeito. Eles persistem e continuam se encontrando, dividindo medos, traumas e planejando o futuro. Algo que pode ser bem diferente do que eles desejam.

O CLUBE DOS AMIGOS IMAGINÁRIOS é um drama adolescente comovente, com quatro personagens apaixonantes, mas, principalmente, com dois outros personagens imaginários que possuem uma força avassaladora. A Voz é arrogante, vive adjetivando Thiago, na maioria das vezes com xingamentos pelas bobagens que Thiago faz, mas mantendo sempre uma forte influência protetora. Do seu jeito, a Voz quer o melhor para o garoto, deseja que ele seja mais forte, seja mais corajoso, seja mais feliz.

Bobo, o urso, é mais do que uma voz, é a única força que consegue manter Vanessa presa a este mundo. A história revela logo no início parte do trauma de Vanessa, mas os detalhes vão sendo revelados aos poucos, e o leitor compreende, na mesma velocidade, qual a importância de Bobo na vida de Vanessa. A relação dela com o urso é uma das coisas mais bonitas do livro, e muitos trechos obrigam o leitor a segurar as lágrimas.

Vanessa e Thiago conseguem se conectar e criam um sentimento forte, algo que os incentiva a melhorar, a procurar por uma vida melhor. É muito gostoso acompanhar como ambos vão, aos poucos, quebrando as barreiras que impedem que eles consigam seguir em frente. E também é gostoso acompanhar o que a Voz e Bobo pensam sobre esse relacionamento.

Aliás, a narração é feita pelos dois amigos imaginários, a Voz e Bobo, em capítulos alternados. Os dois possuem formas completamente distintas de descrever os acontecimentos e os comportamentos das pessoas reais. Embora imaginários, os dois conseguem transmitir uma presença que faz com que acreditemos no quanto eles podem ser reais. Tanto que ao final do livro, quando acompanhamos o desfecho, fica um enorme aperto no coração, uma sensação profunda de despedida, mas também de ter lido duas grandes narrativas.

O CLUBE DOS AMIGOS IMAGINÁRIOS é uma história profunda sobre a fragilidade da mente humana diante de atrocidades. Ao mesmo tempo, demonstra como a mente consegue criar subterfúgios para manter a sanidade, o equilíbrio emocional. A Voz e Bobo não são apenas amigos imaginários, eles são a sustentação da sanidade de Vanessa e Thiago. E embora o final deixe um sabor muito amargo no leitor, ele também consegue deixar a esperança de que é possível encontrar a felicidade, mesmo que não de forma plena. Livro lindo e emocionante!


AUTORA: Glau KEMP
EDITORA: Verus
PUBLICAÇÃO: 2021
PÁGINAS: 280


COMPRAR: Amazon