O que poucas pessoas têm em mente é que Cultura, no sentido mais amplo da palavra, não se restringe apenas ao entretenimento. O objetivo maior e primeiro da Cultura é nos transformar em pessoas melhores, agregando novos conhecimentos e percepções sobre nós mesmos, os outros e o entorno em que vivemos – é isso que A Contrapartida faz. A sua leitura nos proporciona uma série de profundas e valiosas reflexões sem, contudo, deixar o entretenimento e o suspense de lado. Com relação ao suspense, gostaria de fazer uma breve analogia com o mundo do cinema para ser mais claro em minha exposição. Um bom thriller é aquele que nos causa ansiedade para ver a próxima cena e nele os acontecimentos não são óbvios e declarados.
Enfim, é o que aconteceu comigo quando li A Contrapartida – eu queria saber o que estava para acontecer na próxima página, de modo a poder ligar
os fatos apresentados no livro e ter as respostas às perguntas que a leitura indiretamente me fazia. Inevitavelmente, a leitura do livro me remeteu à Hollywood. Quando nos referimos a thrillers, logo vem à mente o nome de Alfred Hitchcock, cuja genialidade se encontrava em entender profundamente a psiquê do ser humano e em criar um estado emocional tão intenso no público, que seus filmes se transformavam imediatamente em sucesso. Essa mesma genialidade foi reproduzida aqui neste livro. O autor conseguiu criar caminhos mentais de condução de nós, leitores, em um mundo imaginativo de suspense e mistério dignos de um grande blockbuster.
O autor Uranio Bonoldi não perde uma oportunidade de viajar, adora conhecer lugares novos fazendo tracking ou pedalando, bem como de participar de programas culturais. Leitor eclético, gosta de livros de ficção e não ficção como os livros dos autores Stephen King, filósofos contemporâneos como James Hollis, livros de gestão, dentre outros. Sedento por conhecimento e muito curioso, desde sempre, Uranio acredita que a busca pelo autoconhecimento e viver em sintonia com os próprios valores são fundamentais para a boa existência. Atua como palestrante e consultor em processos de tomada de decisão, estratégia empresarial e governança corporativa. Trabalhou por mais de 30 anos como diretor e presidente em grandes empresas. No colégio, foi educado no método Waldorf. Graduou-se e pós-graduou-se em administração de empresas pela FGV-SP. Mora em São Paulo com sua esposa e é pai de dois filhos. A Contrapartida é seu livro de estreia.
Para mais informações sobre o autor, visite: UranioBonoldi.com.br
O livro ganhou um site todo especial com várias informações extras, inclusive um booktrailer bem diferente. Vocês podem conferir tudo aqui: https://livroacontrapartida.com.br/
Como o autor é brasileiro, a editora Valentina fará eventos de lançamento:
No RJ é dia 12 de março, a partir das 18h na Saraiva do Shopping Rio Sul. (https://www.facebook.com/events/2125808514175926)
Em SP é dia 14 de março, a partir das 18h na Saraiva do Shopping Higienopolis. (https://www.facebook.com/events/329027231153199/)
E o livro já está em pré-venda na Amazon!
Gente, desculpa, mas eu li e fiquei sem entender sobre o que era o livro ^^” na verdade tive que ir atrás e descobri em um vídeo, porque os próprios vídeo trailers do livro são confusos. Enfim, parece ser um livro bem forte, achei muito bacana ter uma índia morando na casa do Tavinho, eu não costumo ver muitos livros que mostram indígenas.
Essa pressão para impressionar e orgulhar quem amamos também é muito real, acho que todos nós já passamos um pouco por isso em níveis diferentes de auto culpa.
A questão do elixir da inteligência inevitavelmente me lembrou o Flores para Algernon.
Eu fiquei sabendo mais sobre o elixir, mas não vou comentar por achar que já é spoiler demais para um comentário kkkk mas é uma questão muito interessante e plausível de inúmeras analogias com questões polêmicas atuais.
Muito bom, eu não sou fã de thriller, mas esse me interessou de verdade. Eu muito iria nos eventos de lançamento, mas sou de Goiás ;-;
Tem muitos lançamentos que eu gostaria de ir, mas também estou fora da rota comercial. Uma pena…
Puxa, não sabia deste super lançamento da Valentina e claro que adorei, além de ser literatura nacional de qualidade, o livro parece abordar muitas questões de decisões que todos nós temos que tomar, talvez até diariamente.
Como sou muito fã do gênero, mesmo que visto por outro ângulo, quero muito ter a oportunidade de conhecer esta obra, que parece no mínimo, intrigante!!!
Beijo