A escritora e desenhista Janaina Tokitaka tem mais de 30 títulos lançados, de sua autoria ou com alguma participação, entre eles o famoso TEM UM MONSTRO NO MEU JARDIM. Paulista, mãe de uma menina de 2 anos de idade, ela faz uma bem-vinda militância sobre o poder feminino, diversidade e inclusão social. Seu novo lançamento, ABCDELAS, desta vez pela Companhia das Letrinhas, apresenta um abecedário ricamente ilustrado, onde cada letra apresenta uma profissão e uma mulher que a exerceu de maneira singular, espetacular, com uma enorme relevância.
Cada uma das letras, e profissões, e mulheres, vem acompanhada de um conto ficcional, ou não, bem humorado, que demonstra de forma clara, precisamente porque é endereçado a crianças, sobre como todas essas mulheres foram importantes, como eram discriminadas, e como isso era absurdo, injusto e sem sentido.
A edição abre com a letra “A”, óbvio, de Aviadora, com Anésia Pinheiro Machado (1904, Brasil – 1999, Brasil), uma das primeiras mulheres brasileiras a receber um brevê, o diploma de aviação. Ela foi a primeira aviadora a realizar um voo entre dois estados, a atravessar as Américas e também a cordilheira dos Andes. O conto é uma narrativa sobre o que ela poderia ter pensado e sentido em seu voo entre a cidade de São Paulo e a cidade de Rio de Janeiro, com sua alegria ao sobrevoar o Cristo Redentor.
A letra “E”, de Escritora, traz Maria Firmina dos Reis (1825, Brasil – 1917, Brasil), a primeira romancista afrodescendente do Brasil. Nascida no Maranhão, ela também foi professora de língua portuguesa. Escreveu ÚRSULA (e tem resenha no blog, só clicar aqui), um dos primeiros relatos abolicionistas. Fundou a primeira escola mista, com meninos e meninas, causando muita polêmica na época. O conto que acompanha a ilustração, narra sua indignação por escrever livros que meninos e meninas não poderia ler, e assim ela começa sua jornada para formar uma sala de aula mista, onde ela poderia ensinar não apenas a ler, mas também sobre igualdade.
O “F”, de Filósofa, apresenta um conto bem humorado sobre Hipárquia de Maroneia (300 a.C., Grécia – 280 a.C., Grécia), que vivia nas ruas de Atenas, a Grécia, com Crates, seu companheiro e também filósofo. Os dois usavam roupas iguais e viviam o mesmo cotidiano, dividindo as tarefas igualmente e dedicando todo o tempo possível à filosofia. E o conto narra quando ela tentou participar de uma reunião e Teodoro não permitiu, dizendo que ela estava no local errado. A resposta de Hipárquia usou de pura filosofia para contradizer Teodoro, além de fazer todos os presentes rirem dele. Vale muito a leitura, dei altas risadas.
Na letra “I”, temos uma Investigadora, Kate Warne (1833, Estados Unidos – 1868, Estados Unidos), a primeira detetive particular e espiã americana. Muito habilidosa e dedicada, ela foi responsável por descobrir um plano para assassinar o presidente Lincoln dos EUA, além de ter realizado muitos outros feitos na área. O conto é sobre uma entrevista de Kate para uma vaga de investigadora, e de como ela convence o delegado de que ela é a pessoa que ele precisa. A conversa entre eles é excelente!
Ng Mui (1662, China – ?) é a dona da letra “K”, de Kung Fu. Sua história é lendária: Mui é considerada um dos grandes cinco anciãos, os principais mestres de kung fu que sobreviveram à destruição do Templo de Shaolin. Pouco se sabe sobre Mui, e a invenção do estilo de kung fu wing chun é associada a ela. Dizem, também, que Mui era filha de um importante general da dinastia Ming. O conto é sobre como Mui ajudou uma jovem que se recusava a casar com um homem que ela não queria, como a levou para o tempo e a treinou de uma forma que ela não precisaria mais se submeter às vontades dos homens. Emocionante!
Sabe seu celular que se conecta via wi-fi? A rede em casa que compartilha a conexão com sua família? Sabia que ela foi criada por uma mulher? Sim, na letra “W”, de wi-fi, temos um conto sobre Hedy Lamarr (1914, Áustria – 2000, Estados Unidos), a criadora da tecnologia que possibilitou o sistema de Internet sem fio wi-fi, além de outras invenções. Hedy também foi uma atriz de grande sucesso em Hollywood. Sua aparência inspirou o desenho da personagem Branca de Neve no filme do estúdio de Walt Disney. O conto é sobre uma conversa que ela teria tido com seu marido, durante a Segunda Guerra Mundial, onde ela criou um sistema de comunicação entre os exércitos aliadas que era indecifrável para os nazistas.
O “Y”, a penúltima letra, é sobre Yalorixá e traz a história de Maria Escolástica da Conceição Nazareth, Mãe Menininha do Gantois (1894, Brasil – 1986, Brasil). Ela foi uma das mais importantes mães de santo, ou yalorixás, do Brasil. Assumiu o terreiro do Gantois, em Salvador, com apenas vinte e oito anos de idade, e o transformou em um dos terreiros de candomblé mais conhecidos do país. Foi responsável por defender o candomblé da perseguição que sofreu no começo do século XX e popularizar a religião entre artistas, advogados, médicos e políticos. O conto é sobre um episódio que a incentivou a abraçar a religião, uma espécie de visão ou de profetização. Muito lindo!
As 26 letras do alfabeto estão representadas em ABCDELAS por 26 mulheres únicas, espetaculares, em 26 profissões de enorme importância e relevância, com 26 contos deliciosos de se ler. A edição não é apenas para crianças, mas, e talvez principalmente, para adultos, para aquelas pessoas que precisam de um pouco de educação sobre o que é igualdade entre os gêneros, sobre o que é respeitar o próximo, como é não subestimar alguém apenas por seu sexo. Uma edição linda, com ilustrações pintadas que ficariam bem em qualquer parede, pura arte. Não se atreva a perder, leia!
E você? Quer descobrir quem são as outras profissões e mulheres incríveis? Se sim, quem sabe você não ganha um exemplar? Para concorrer ao sorteio de um ABCDelas, basta seguir as regras abaixo!
REGRAS
UM: Preencher o formulário de participaçăo, sendo que existem entradas obrigatórias, que valem um ponto cada uma, entradas opcionais, que valem cinco pontos cada uma, e uma entrada diária opcional, que vale cinco pontos a cada dia que voce a fizer. Quantos mais pontos voce somar, mais chances tem de ser sorteado;
DOIS: Deixar um comentário neste post;
TRĘS: O ganhador precisa ter endereço no Brasil para receber o premio;
QUATRO: Após 22/07/2019, será feito o sorteio pelo formulário de participaçao;
CINCO: O premio será enviado em até 30 dias úteis, após divulgado o resultado. O blog nao se responsabiliza por extravios, danos ou roubos do premio enviado;
SEIS: O ganhador(a) terá 48 horas para responder ao e-mail de solicitaçao do endereço. Caso năo responda nesse prazo, será desclassificado(a) e um novo nome será sorteado;
SETE: O blog GRAMATURA ALTA se reserva o direito de dirimir questoes năo previstas nestas regras.
GANHADORA
Heloisa Silva (@helocx)
AVALIAÇAO:
AUTORA: Janaina TOKITAKA é ilustradora freelancer e autora de livros ilustrados. Ela gosta da mídia tradicional, aquarela e tinta principalmente. Nos meus livros, as histórias são contadas com imagens e palavras interligadas, sugerindo várias leituras.
ILUSTRADOR: Janaina TOKITAKA
EDITORA: Companhia das Letrinhas
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 64
COMPRAR: Amazon
Tem gente que acha que é besteira a representatividade, mas mano… É tão importante. Muitas meninas crescem com brinquedos voltados só para a vida de mãe e dona de casa. É tão importante esse tipo de livro, para mostrar que a gente pode ser bem mais do que isso. Acho incrível ♡
Ps. Vocês estão arrasando nas resenhas premiadas ♡ merecem todo o reconhecimento do mundo ^–^
Muito importante esse livro pois mostra as meninas que qualquer que seja a profissão que elas sonhem seguir será possível graças a essas corajosas e desbravadoras mulheres.
Além de ensinar sobre diversidade, representatividade, igualdade e respeito.
É um livro que encanta crianças e adultos.
Com certeza!
Admito que não conhecia este livro e nem fazia ideia de que o tema seria assim, tão maravilhoso!
Mesmo que estejamos vivendo a era das inovações e mudanças neste cenário que antes era quase que totalmente masculino, é super importante que mais e mais livros, filmes, séries, tragam a mulher, suas histórias de lutas que não começaram ontem não.
Há tantas mulheres que começaram suas lutas por igualdade há tanto tempo tempo e a gente não tem noção de quem sejam.
Por isso, livrinhos assim, são valiosos demais!!!
Adorei também as ilustrações e com certeza, quero saber mais e mais.
Beijo
Coloca valioso nisso!!!!
Olá! Que livro incrível! ♡ É tão importante que existam livros, filmes, séries, etc, com essa temática, para mostrar ao leitor/telespectador a força e determinação das mulheres, que acreditaram em si mesmas, que se sobressairam. Isso é muito inspirador, mostra que devemos lutar por aquilo que queremos, lutar por igualdade e contra o machismo, que devemos dar vazão aos nossos sonhos e não ao que a sociedade impõe. De fato, esse livro não tem idade, todo mundo deveria ler e conhecer essas mulheres incríveis! Adorei a resenha! Estou torcendo para ganhar esse livro maravilhoso!
Beijos!
Boa sorte!
Olá Carl!
Todas as obras que enaltecem o empoderamento feminino são leituras obrigatórias na atualidade, e Adcdelas impressiona pelo grande trabalho de pesquisa feito pelo autora para entregar ao leitor figuras imprescindíveis que marcaram a história ao longo dos séculos, mostrando que as mulheres, embora oprimidas por uma sociedade patriarcal, sempre tentaram buscar o seu espaço como iguais. A trajetória de Maria Firmina dos Reis, por exemplo, é um claro exemplo de que o que alcançamos como igualdade hoje é fruto de muita luta e determinação.
Beijos.
E tem resenha do livro dela aqui no blog, já leu?
Nossa que obra incrível! Em todos os aspectos ♥ Estou apaixonada pela sua resenha e esse livro vai direto para a minha lista de desejados, amei!!!
Que bom!!!
Olá! A princípio, estava achando que era uma história mais voltada para as crianças, mas percebi que não é bem assim hein. Simplesmente temos aqui um livro encantador, maravilhoso e inspirador não só para os pequenos e pequenas, mas principalmente para os já grandinhos que ainda não conhecem essas baitas mulheres e o quanto elas foram importantes para o hoje.
E como foram importantes!
Oi, Carl!!
Que livro espetacular!! Adorei a ideia de reunir em um abecedário ilustrado e que cada letra apresenta uma mulher e a profissão ou algo relevante que ela realizou. Fiquei bem interessada com a história e descobrir mais sobre essas mulheres fantásticas portanto vou participar do sorteio.
Bjs
Olá Carl!
Adorei o livro, principalmente porque não conhecia essas ilustres mulheres e como contribuíram para a igualdade de direitos entre os gêneros. As ilustrações são bem delicadas e acredito que os pequenos irão se encantar pela obra também. Acho que poderia ter até um segundo volume pois sem dúvida ainda existem muitas outras profissões com mulheres que se destacaram. Estou participando do sorteio, deseje-me sorte!
Beijos
Amei o livro e sua proposta, deveria ser distribuído em muitos lares por aí, onde as mulheres ainda são tratadas como objeto, desprezadas e esquecidas. Acho que é uma forma linda e lírica de dar voz e valor ao lado feminino que por tanto tempo foi calado. E com certeza irei ler com minha pequena
Faz bem, é uma excelente leitura para os pequenos.
Oi, Carl
Amei o livro com ilustrações belíssimas e claro com muito conteúdo.
Gente não sabia que o wi-fi fi criado por uma mulher. Esse livro não é só para crianças e sim para todos. Principalmente para as meninas e mulheres que podemos estar onde queremos, qualquer profissão.
Quero muito esse livro, beijos!
Olá! Que livro fofoooo, adorei a apresentação dele, essa parte estética sempre chama muita atenção, principalmente por ser toooodo ilustrado. Isso é fantástico para prender a atenção de crianças, além de ser muito enriquecedor para a formação de uma geração não machista. Adorei a proposta!!!! Beijos.
Verdade, bjos!
A proposta do livro é sensacional! Esse é daqueles livros que toda menina/ mulher deve ter na estante e apresentá-lo as suas filhas, sobrinhas, amigas, netas.
É uma leitura incrivel e enriquecedora!
Verdade rssss