
O Brasil é o país do futebol, e fora dele, esse esporte é um dos mais amados do mundo. E existem vários sentimentos quando o assunto é bola no chão, tem gente que ama, tem gente que é fascinado e tem outros que não gostam ou não se importam. Em A HISTÓRIA DO FUTEBOL PARA QUEM TEM PRESSA, toda a trajetória desse épico esporte estará resumida e acessível para os amantes e até mesmo para aqueles que não gostam muito. Não acredita? Vem que eu te mostro!
Trata-se de um livro guia nacional que leva o leitor do nascimento do futebol até os dias de hoje. Passando por tudo de épico que já aconteceu e também pincelando as dificuldades que essa modalidade esportiva precisou ultrapassar para sobreviver e firmar seu lugar como o esporte mais amado do mundo. Começamos, é claro, com a origem do Futebol, que até hoje é tópico de controvérsias, uns dizem que os britânicos são os país do futebol, outros que são os chineses, e tem até quem diga que os Maias inventaram a bola no chão. O livro caminha com muita habilidade por todas essas possíveis verdades e que no final todas são de muito valor para entendermos como começou essa paixão mundial.
Ainda no capítulo das origens, o livro peca na estranha organização de tópicos, já que uma hora estamos falando de um mito sobre o futebol se originar de um “jogo” antigo, onde povos bárbaros chutavam cabeças decepadas de inimigos, para em seguida o autor nos contar que o “árbitro de vídeo” (recurso que permite aos árbitros da partida assistirem por vídeo, lances polêmicos nas partidas, para enfim tomarem a decisão mais justa possível) é uma das melhores invenções modernas do futebol. É de fato um grande avanço, mas não deveria estar no mesmo capítulo das origens, causa uma estranheza enorme no leitor essa passagem da leitura, não por ser ruim, mas por ser mal posicionada, mas felizmente esse tipo de deslize não volta a acontecer.
O livro tem como uma das suas melhores características, o fato de ser realmente uma leitura ágil para quem não tem muito tempo para se dedicar a esse estilo, que destrincha toda a história de um grande esporte. Ele não se estende demais em nenhum assunto e tem a dose certa de história, informações, curiosidades e também de estatísticas. Aliás é o que não falta aqui, ninguém vai terminar a leitura se sentindo confuso em quem ganhou qual campeonato e porque aquele time é mais icônico que o outro. As informações estão numa maneira mais acessível o possível e são interessantes até mesmo para quem já tem um grande conhecimento sobre a história do futebol.
Sem dúvidas a melhor parte do livro é quando as Copas do Mundo são trabalhadas, divididas em copas que o Brasil perdeu e copas que o Brasil ganhou, é impossível não se imaginar assistindo a esses vários jogos épicos narrados entre as páginas. Quem aí não gostaria de poder ter visto o grande Pelé em ação, ou o Maradona ou a icônica seleção da Hungria que nos anos 50 encantou todo o mundo e é lembrada até hoje com muito carinho.
E quando eu digo que o livro é completo, ele é mesmo, praticamente ele aborda todos os grandes campeonatos e competições do mundo e ainda por cima nos apresenta várias listas interessantes, como por exemplo a dos melhores técnicos do mundo e o porquê eles serem tão importantes na história. E não podemos esquecer dos jogadores, grande parte do livro é reservada para honrar e nos apresentar uma bonita seleção dos melhores jogadores do Brasil e do Mundo. Mas durante esses capítulos, o livro insere um jogador extremamente novo e sem muitos feitos e conquistas, logo no meio das lendas europeias. Fica muito estranho, eu no momento ler um capítulo enorme sobre o Pelé e em seguida eu ler sobre um jogador que ainda não conquistou quase nada. Não nego o talento dele, o jogador em questão é o francês Kylian Mbappé, mas ele deveria estar num capítulo de apostas para o futuro, aqueles jogadores que futuramente podem alcançar feitos incríveis. Mas no momento, inserir ele junto de lendas como Zidane, Purkás e Maradona, aí é querer forçar demais a barra.
No final temos uma leitura extremamente informativa e que mostra muita paixão pelo assunto que está nos apresentando. Uma excelente compilação de dados e informações que são perfeitas para os amantes de futebol ou para aqueles que não ligam muito e que acima de tudo, mesmo com pequenos deslizes, nunca fica maçante.
AVALIAÇAO:
AUTOR: Márcio Trevisan
EDITORA: Valentina
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 200
COMPRAR: Amazon
O futebol é uma paixão nacional. Não há como não torcer pela Seleção Canarinho quando está em campo.
Conheço a coleção Para Quem Tem Pressa da Editora Valentina.
Apesar dos deslizes mencionados na resenha, a leitura de A História do Futebol Para Quem Tem Pressa é uma boa opção de leitura para quem quer conhecer mais sobre o futebol: sua origem, criação, grandes nomes, ídolos, futuros ídolos, competições, alegrias e tristezas.
É muito divertido torcer para a seleção quando ela está jogando em algum campeonato internacional, a emoção é bem grande, ao mesmo tempo em que estamos fazendo história né. No livro esse sentimento é muito expressado, uma leitura super válida.
Olá Rafael!
Eu não compartilho desse amor pelo futebol (nenhum esporte, na verdade) mas recentemente comecei a assistir aos jogos da seleção brasileira e decidi que são toleráveis. O livro me interessou mais pelo caráter histórico e os grandes jogadores, pois não conheço sua trajetória. Não nego que a organização da obra poderia ser melhor mas é uma leitura válida.
Beijos
Assistir sempre é mais interessante né, não tem esforço fisico, mas só temos que segurar a emoção. O livro é perfeito para quem está interessada em aprender mais, o esporte pode ser chato para alguns, mas tenho certeza de que a história e suas origens, vão interessar a todos.
Eu acredito que livros assim seja mais importantes a quem não ama o esporte, do que para quem já tem essa paixão em si.
Tudo que é aprendizado e traz história é interessante e isso falando do grande amor dos brasileiros(principalmente) melhor ainda!
Eu não sou lá fã de futebol não(gosto de vôlei e natação),mas mesmo assim tudo teve seu começo, seu meio e esperamos que nunca seu fim.
Com certeza, mesmo com as falhas citadas na organização, quero sim se tiver oportunidade, dar uma conferida.
200 páginas de história!
Beijo
Eu não sou grande fã de assistir aos jogos, só assisto as Copas do Mundo, sou fascinado por elas e no final o livro se encaixou perfeito para mim. Amo saber a história e a origem das coisas, a leitura caiu como uma luva.
Olá Rafael!
Eu me enquadro na categoria “outros que não gostam ou não se importam” em relação ao esporte, mas é notório que a obra apresenta um rico compilado acerca do futebol, de uma maneira dinâmica que torna a leitura simples e prazerosa. Sem dúvidas, o livro deve agradar quem gosta de história, e também pode ser usado para consultas rápidas sobre algum momento específico. Por outro lado, acho que uma parte dedicada ao futebol feminino deveria figurar a obra, para que esta se tornasse completa.
Beijos.
Realmente esse é um dos defeitos do livro que eu acabei esquecendo de mencionar, o futebol feminino não é citado. Pelo menos um capítulo próprio essas guerreiras mereciam.
Eu não gosto de futebol mas amo rápidas leituras, eu estou iniciando a coleção “para quem tem pressa”, hoje comprei o meu primeiro “História do mundo para quem tem pressa”.
Esse tipo de livro servem principalmente para pessoas como eu que quando não gostam de determinado tipo de assunto, mas quer e precisa se informar e não quer perder tempo.
Olá! Já fui mais interessada em futebol, hoje em dia, até me arrisco em assistir algumas partidas, mas mais por conta dos meus sobrinhos. Acho a ideia do livro fantástica, principalmente por trazer um compilado de toda uma história, vai ser bacana conhecer e descobrir mais sobre o futebol junto com meus pequenos.
Ele é muito válido para esse objetivo, ler em grupo e a leitura é tão ágil que funcionaria muito bem para jovens e crianças.
Olá 😉
Li outro livro dessa série da Editora Valentina (sobre astrologia) e achei o livro bem confuso. Foi tão resumido que o autor ensinou o básico usando termos que só quem estuda o tema entende (e olha que gosto dessa temática).
Sou das que não gosta de futebol, então acredito que esse não seria uma boa leitura para mim, infelizmente.
Para quem gosta do assunto e quer entender um pouco mais, acredito que seja um ótimo livro 🙂
Acho essa série de livros bem legal e válida, mas acredito que dependendo do tema, resumir demais pode não ser uma boa ideia. Só conferir esse dessa série até agora, espero poder ler um sobre cinema, parece interessante.
Já sei de um ótimo presente pra quem gosta de futebol, além de ser um incentivo a leitura. Muito bom!!
Não sou fã de futebol, acompanho somente na copa do mundo. Mas como conhecimento nunca é demais, é sempre bom conhecer algumas curiosidades do futebol, onde muitos acham que foi inventado no Brasil, quando na realidade na antiga Grécia ja se jogavam, mas realmente sua origem é controversa. Esse livro é uma òtima opção.
Achei muito interessante esse livro, e já quero!
Gosto muito de futebol, não sou viciada, mas adoro acompanhar, principalmente as copas, que são sempre bem emocionantes!
Tô curiosa pra saber de tudo que ele traz sobre as copas, jogadores, etc.
Assim que der comprarei!
bjs
Oi, Rafael
Estou namorando essas edições da Editora Valentina, quero todas.
Gosto de futebol só que já tem u tempinho que não assisto ao um bom clássico preciso voltar acompanhar os campeonatos e claro meu time do coração.
Tenho certeza que esse é um livro muito informativo que proporciona uma leitura para relembrar momentos gloriosos do futebol, mas senti falta de falar do futebol feminino, a Marta e as outras meninas bate um bolão também.
Beijos
Amo futebol e tudo o que envolve esse esporte tão maravilhoso.
Fiquei muito curiosa para conhecer mais sobre a origem, dados e tudo relacionado ao esporte.
Concordo que o francês deveria está em um capítulo à parte.
Muito bom poder conhecer mais sobre as lendas do futebol também. Um livro que compila tudo de forma rápida, porém muito boa.
Bjos
Oi, Rafael!!
Parece ser um livro bem interessante principalmente para quem curte futebol. Sem dúvida quero conhecer melhor esse livro e descobrir mais sobre as copas que o Brasil ganhou e perdeu.
Bjs