O Brasil é o país do futebol, e fora dele, esse esporte é um dos mais amados do mundo. E existem vários sentimentos quando o assunto é bola no chão, tem gente que ama, tem gente que é fascinado e tem outros que não gostam ou não se importam. Em A HISTÓRIA DO FUTEBOL PARA QUEM TEM PRESSA, toda a trajetória desse épico esporte estará resumida e acessível para os amantes e até mesmo para aqueles que não gostam muito. Não acredita? Vem que eu te mostro!

Trata-se de um livro guia nacional que leva o leitor do nascimento do futebol até os dias de hoje. Passando por tudo de épico que já aconteceu e também pincelando as dificuldades que essa modalidade esportiva precisou ultrapassar para sobreviver e firmar seu lugar como o esporte mais amado do mundo. Começamos, é claro, com a origem do Futebol, que até hoje é tópico de controvérsias, uns dizem que os britânicos são os país do futebol, outros que são os chineses, e tem até quem diga que os Maias inventaram a bola no chão. O livro caminha com muita habilidade por todas essas possíveis verdades e que no final todas são de muito valor para entendermos como começou essa paixão mundial.

Ainda no capítulo das origens, o livro peca na estranha organização de tópicos, já que uma hora estamos falando de um mito sobre o futebol se originar de um “jogo” antigo, onde povos bárbaros chutavam cabeças decepadas de inimigos, para em seguida o autor nos contar que o “árbitro de vídeo” (recurso que permite aos árbitros da partida assistirem por vídeo, lances polêmicos nas partidas, para enfim tomarem a decisão mais justa possível) é uma das melhores invenções modernas do futebol. É de fato um grande avanço, mas não deveria estar no mesmo capítulo das origens, causa uma estranheza enorme no leitor essa passagem da leitura, não por ser ruim, mas por ser mal posicionada, mas felizmente esse tipo de deslize não volta a acontecer.

O livro tem como uma das suas melhores características, o fato de ser realmente uma leitura ágil para quem não tem muito tempo para se dedicar a esse estilo, que destrincha toda a história de um grande esporte. Ele não se estende demais em nenhum assunto e tem a dose certa de história, informações, curiosidades e também de estatísticas. Aliás é o que não falta aqui, ninguém vai terminar a leitura se sentindo confuso em quem ganhou qual campeonato e porque aquele time é mais icônico que o outro. As informações estão numa maneira mais acessível o possível e são interessantes até mesmo para quem já tem um grande conhecimento sobre a história do futebol.

Sem dúvidas a melhor parte do livro é quando as Copas do Mundo são trabalhadas, divididas em copas que o Brasil perdeu e copas que o Brasil ganhou, é impossível não se imaginar assistindo a esses vários jogos épicos narrados entre as páginas. Quem aí não gostaria de poder ter visto o grande Pelé em ação, ou o Maradona ou a icônica seleção da Hungria que nos anos 50 encantou todo o mundo e é lembrada até hoje com muito carinho.

E quando eu digo que o livro é completo, ele é mesmo, praticamente ele aborda todos os grandes campeonatos e competições do mundo e ainda por cima nos apresenta várias listas interessantes, como por exemplo a dos melhores técnicos do mundo e o porquê eles serem tão importantes na história. E não podemos esquecer dos jogadores, grande parte do livro é reservada para honrar e nos apresentar uma bonita seleção dos melhores jogadores do Brasil e do Mundo. Mas durante esses capítulos, o livro insere um jogador extremamente novo e sem muitos feitos e conquistas, logo no meio das lendas europeias. Fica muito estranho, eu no momento ler um capítulo enorme sobre o Pelé e em seguida eu ler sobre um jogador que ainda não conquistou quase nada. Não nego o talento dele, o jogador em questão é o francês Kylian Mbappé, mas ele deveria estar num capítulo de apostas para o futuro, aqueles jogadores que futuramente podem alcançar feitos incríveis. Mas no momento, inserir ele junto de lendas como Zidane, Purkás e Maradona, aí é querer forçar demais a barra.

No final temos uma leitura extremamente informativa e que mostra muita paixão pelo assunto que está nos apresentando. Uma excelente compilação de dados e informações que são perfeitas para os amantes de futebol ou para aqueles que não ligam muito e que acima de tudo, mesmo com pequenos deslizes, nunca fica maçante.


AVALIAÇAO:


AUTOR: Márcio Trevisan
EDITORA: Valentina
PUBLICAÇAO: 2019
PÁGINAS: 200


COMPRAR: Amazon


Visited 4 times, 1 visit(s) today